Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Gurizada do surfe no litoral gaúcho

25 de fevereiro de 2014 0

009c8e27

Jorge Gerdau Johannpeter é nome relevante da economia brasileira, e também, muitas vezes, associado à modalidade esportiva da equitação. Em um evento que vai ocorrer nos dias 29 e 30 de março e que se propõe a resgatar a história do surfe gaúcho, o empresário e cavaleiro também será lembrado. Afinal, Jorge, aos 77 anos, é considerado, junto com seu irmão Klaus, um anos mais velho, o pioneiro do surfe no Estado.

Eles são da época em que se pegava onda de pulôver, em vez de lycras térmicas. Conta a lenda que em 1956 eles já pegavam onda na Praia da Guarita, em Torres. Jorge e Klaus testaram a primeira prancha que se tem relato de ser produzida no Rio Grande do Sul. Ela foi “shapeada” pelo gaúcho Oscar Martins de Lima, concebida na cor amarela e talhada em cedro e compensado. Essas primeiras experiências abriram caminho para que outros apaixonados por ondas se lançassem ao mar, até que, em 1968, Marco Antônio Silva, tornou-se o primeiro campeão gaúcho de surfe.

A mesma, e histórica, Praia da Guarita recebe no final do mês que vem a terceira edição do Madeirite Trópico. Serão nove categorias, e a categoria Anos 60 é a única para a qual não há limite de vagas. Os pioneiros serão as estrelas, um tributo aos desbravadores dos mares do sul. Mais informações no site madeiritetropico.com.br

Jorge, o último da direita na foto

Jorge, o último da direita na foto

Envie seu Comentário