Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Propagandas para atrair o público gaúcho

23 de abril de 2014 0
Foto: Revista do Globo, Reprodução

Anúncio da erva Fontana destaca as qualidades do chimarão, inclusive para as crianças. Foto: Revista do Globo, Reprodução

Os três anúncios que reproduzimos na coluna de hoje foram publicados numa mesma edição, a de número 687, da Revista do Globo de abril de 1957. Eles têm em comum o forte apelo às tradições gaúchas para cativar o público. Naquele em que o produto é a herva mate do Brasil (sic), nada mais adequado. O Chimarrão Fontana é apresentado como “o prazer que é tradição”, ou “o chimarrão da família gaúcha”. A ilustração reforça o texto que afirma que a bebida é “tão saudável às crianças”.

Foto: Revista do Globo, Reprodução

Publicitários compararam a qualidade dos aparelhos à famosa bebida gaúcha. Foto: Revista do Globo, Reprodução

O anúncio da linha Philips Super M de rádios e radiofones diz que os aparelhos são tão bons como “a chimarrita e o chimarrão!”. A Real Aerovias, empresa de linhas aéreas, batizou, então, um dos seus voos de Gaúcho, e recomendava: o Gaúcho sai mais cedo. Apesar do gaudério a cavalo no desenho, a sugestão enfatizava: “você viaja nos moderníssimos Super-Convair com um serviço de hotel de luxo.” Pelo jeito, na época, o pessoal dos departamentos de criação das agências de publicidade trabalhava pilchado.

Foto: Revista do Globo, Reprodução

Empresa de linhas aéreas batizou um dos voos de Gaúcho.       Foto: Revista do Globo, Reprodução

Envie seu Comentário