Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Mistério desfeito: saiba onde ficava a casa de comércio de foto enviada por leitora

15 de maio de 2014 0
Casa comercial de de Weinert e Vontobel ficava em São José do Inhacorá. Foto: Arquivo Pessoal

Casa comercial de de Weinert e Vontobel ficava em São José do Inhacorá. Foto: Arquivo Pessoal

O leitor Gastão Henrique Weinert matou a charada. Na última terça-feira, publicamos a foto de uma casa comercial interiorana enviada por Maísa Elena Johann, que queria informações sobre essa imagem pertencente ao acervo de sua família. Ela sabia apenas que seu avô, Nicolau Johann, aparecia na foto e era o primeiro bem na direita, parcialmente encoberto pela aspa do boi. Gastão entrou no blog do Almanaque e comentou que sabia sobre a casa. Por telefone, depois, complementou: Esse comércio ficava estabelecido em São José do Inhacorá, então distrito e situado a quase 100 km de Santo Ângelo.

O açougueiro Nicolau Johann (segundo, da esquerda para a direita) se prepara para matar um porco. Foto: Arquivo Pessoal

O açougueiro Nicolau Johann (segundo, da esquerda para a direita), avô de Maísa, se prepara para matar um porco. Foto: Arquivo Pessoal

Os proprietários eram Henrique Emílio Weinert, seu pai, e o cunhado deste, João Vontobel. Gastão morou nesse lugar até os três anos de idade, quando, em 1949, o seu pai transferiu-se para a sede do município, onde montou outro estabelecimento comercial. A tradição da família no comércio vem até nossos dias, já que Gastão comanda o supermercado Pag-Menos em Santo Ângelo. João Vontobel foi o empresário fundador que deu origem ao Grupo Vonpar (Coca-Cola, Heineken, Neugebauer e Mu-Mu). Nicolau, avô de Maísa, trabalhou com Weinert e Vontobel.

Nicolau com a mulher, Elma Luiíza, e os seis filhos. Foto: Arquivo pessoal

Nicolau com a mulher, Elma Luiza, e os seis filhos. Foto: Arquivo pessoal

A casa comercial tinha de tudo: produtos de armarinho, ferragem e também comercializava fumo. Nicolau foi açougueiro e teve seis filhos, entre eles Harry, pai de Maísa, e Rubin Amândio, um tio que também trabalhou em São José do Inhacorá e possuía um grande caminhão. Henrique Emílio Weinert teve oito filhos, quatro mulheres e quatro homens, entre os quais Gastão Henrique, que “desatou o nó”, para alegria de Maísa.

Envie seu Comentário