Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Hospital da Cidade de Passo Fundo completa cem anos

19 de julho de 2014 0
Inauguração do primeiro prédio do hospital, em 1920. Foto: Acervo HCPF

Inauguração do primeiro prédio do hospital, em 1920. Foto: Acervo HCPF

É bacana quando uma ideia que surgiu lá atrás e foi cultivada com pertinácia torna-se realidade. Melhor ainda é, depois de cem anos, comemorar o aniversário muito maior do que seus criadores jamais poderiam imaginar. Estou falando do centenário do Hospital da Cidade de Passo Fundo (HCPF). Fundado em julho de 1914, por Antonino Xavier e Oliveira e um grupo de ilustres passo-fundenses, com o nome de Hospital de Caridade, essa iniciativa evoluiu e agora pode atender, com a mesma dedicação do passado, mais de 16 mil pacientes oriundos daquela cidade do Planalto, de toda a região norte do Rio Grande do Sul e do oeste catarinense.

O prédio do hospital na década de 1940, já ampliado. Foto: Acervo HCPF

O prédio do hospital na década de 1940, já ampliado. Foto: Acervo HCPF

Quem poderia supor que aquele casarão sem reboco externo, que foi orgulhosamente inaugurado no dia 20 de julho de 1920, portanto seis anos após sua criação, seria hoje um complexo hospitalar, que inclui um edifício de 11 pavimentos, tem 316 leitos, 350 médicos e quase 1,2 mil colaboradores, que continuam, como no início, se dedicando a cuidar da saúde das pessoas que ali buscam ajuda.

O novo edifício do hospital. Foto: Acervo HCPF

O novo edifício do hospital. Foto: Acervo HCPF

Em 1915, a Intendência doou o terreno. Em 1960, o nome foi alterado para o atual. Em 1967, foi declarado de Utilidade Pública. Em 1987, o Hospital da Cidade, até então uma entidade particular, foi transformado em filantrópico por meio de assinatura de convênio com o então INSS. Em 1990, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes foi integrado ao HCPF. Amanhã, dia 20 de julho, um século após a fundação, o novo prédio será solenemente inaugurado. O casarão cresceu. Parabéns, HCPF. Parabéns, Passo Fundo.

Envie seu Comentário