Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O carro de passeio da família Fernandez Peña

28 de agosto de 2014 0
Foto: Arquivo Pessoal

Membros da família Fernandez Peña a bordo de um Peugeot conversível, em 1918. Foto: Arquivo Pessoal

Se hoje, com todos os inconvenientes do trânsito e inevitáveis congestionamentos, possuir um bom carro e poder desfrutar dele é um conforto e continua proporcionando algum prazer, imagine o que era isso no início do século passado. A família Fernandez Peña guarda uma bela fotografia dos seus antepassados, bastante reveladora desse privilégio que, naquela época, era reservado a pouquíssima gente.

Em 1918, a bordo de um flamante Peugeot conversível, estão comodamente instalados cinco membros do clã – pai e quatro filhos. Na frente, ao lado do cinesíforo, está o patriarca Agustin. O filho Francisco maneja o volante. Atrás, estão os outros três filhos: José, Pilar e Augusto.Agustin nasceu na Espanha, em 1875, e aos 21 anos veio para o Brasil.

Primeiro, morou em Pelotas, onde começou trabalhando num banco. Depois, ingressou como funcionário numa loja de tecidos. Cresceu, destacou-se e foi desafiado a abrir uma filial daquele estabelecimento na Capital. Foi o que fez. Na esquina da Avenida Borges de Medeiros com a Rua José Montaury, ele manteve, até 1934, a loja Lopez & Fernandez. Quando morreu, em 1940, era um empresário de sucesso.

Seu neto, Cláudio Fróes Peña, filho de Francisco, é um engenheiro de 76 anos ­e decidiu compartilhar essa imagem bacana com os leitores do nosso Almanaque. Também ele é pai de quatro filhos. Com Maria Inês, Cláudio, Ana Lúcia e Luciana, e muita vitalidade, continua tocando em frente a sua firma de engenharia mecânica.

Envie seu Comentário