Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Exposição relembra cenas e personagens da Porto Alegre de antigamente

30 de outubro de 2014 0
Foto: Leonardo Kerkhoeven, Reprodução

Obra retrata um bonde lotado. Foto: Leonardo Kerkhoeven, Reprodução

Aqueles que têm a Porto Alegre antiga entre suas mais caras e afetuosas memórias terão hoje, às 19h, a oportunidade bacana de levar para casa um fragmento que, como arte, lhe assegure esse vínculo expresso graficamente. Estou falando das obras do artista Carlos Henrique Bins, que poderão ser conferidas na Agência de Leilões (Rua Câncio Gomes, 661, Porto Alegre).

Foto: Leonardo Kerkhoeven, Reprodução

A ex-escrava Sinforosa é uma das personangens da exposição. Foto: Leonardo Kerkhoeven, Reprodução

Os 50 trabalhos, em variadas dimensões, são desenhos sobre papel ou pinturas sobre tela, em tinta acrílica ou a óleo. Eles reproduzem fotografias antigas, que retratam personagens, locais e situações do passado da capital gaúcha, sendo a mais remota do final dos anos 1800. Carlos Henrique, 55 anos, é filho da escritora Patrícia Bins e do arquiteto Roberto Bins (ambos já falecidos), de quem herdou parte das fotos que originaram a exposição Álbum de Porto Alegre. Outras tantas vieram da doação de amigos e de cuidadoso garimpo em sebos e briques.

Foto: Leonardo Kerkhoeven, Reprodução

O garçom Antoninho, figura legendária da Confeitaria Central. Foto: Leonardo Kerkhoeven, Reprodução

Entre os personagens e as cenas retratadas, estão o legendário garçom Antoninho, da Confeitaria Central (que funcionava na esquina da Rua dos Andradas com a General Câmara), a ex-escrava Sinforosa, um bonde lotado e muitos outros. Os trabalhos, todos à venda, estão expostos até 6 de novembro, com visitação de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h. Informações: (51) 3026-4183, (51) 3061-5017 ou agenciadeleiloes.com.br.

Envie seu Comentário