Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Espaço para a educação

20 de dezembro de 2014 0

11071278

Entre as duas fotos da nossa página de hoje, existe um espaço de tempo de 27 anos. A primeira (acima) foi tirada em 1901. Nela, aparecem os pavilhões da exposição estadual, que foi evento importante para a cidade no início do século passado. Bem à direita, na imagem, se vê o prédio da Faculdade de Engenharia, construído entre 1898 e 1900, com projeto do engenheiro João José Pereira Parobé. É curioso observar que ele foi concebido com dois pavimentos (como na foto), mas, numa reforma, em 1950, ganhou mais um, e hoje são três.

A centenária edificação, localizada diante da Praça Argentina, é conhecida como Engenharia Velha. Projetado seguindo modelos de palacetes renascentistas, com fachadas planas e decoração sóbria, sua construção contou com recursos derivados dos impostos sobre a conservação de passeios públicos. A segunda cena, tomada praticamente do mesmo ângulo (abaixo), é de 1928, parte da área do Campo da Redenção, já se mostra urbanizada e é ocupada por diversos edifícios de instituições de ensino.

A fundação da Escola de Farmácia e Química, em 1895, e, em seguida, da Escola de Engenharia, marca o início daquilo que veio a ser a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o começo da Educação Superior em nosso Estado. Ainda no século XIX, foram fundadas a Faculdade de Medicina de Porto Alegre e a Faculdade de Direito, que, em 1900, marcou o início dos cursos humanísticos no Rio Grande do Sul.

A Universidade de Porto Alegre, integrada inicialmente pela Escola de Engenharia, com os Institutos de Astronomia, Eletrotécnica e Química Industrial; Faculdade de Medicina, com as Escolas de Odontologia e Farmácia; Faculdade de Direito, com sua Escola de Comércio; Faculdade de Agronomia e Veterinária; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e pelo Instituto de Belas Artes, só seria criada em 28 de novembro de 1934.

Em 1947, passou a ser denominada URGS. Em dezembro de 1950, a Universidade foi federalizada, passando à esfera administrativa da União. Desde então, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) passou a ocupar posição de destaque no cenário nacional.

11071277

Colaboraram Rosângela Gomes da Silva e Guilherme Ely

Envie seu Comentário