Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Canela 70 anos

26 de dezembro de 2014 0

Em 28 de dezembro de 1944, a Lei Estadual 717 criou o município de Canela, que foi instalado quatro dias depois, em 1º de janeiro de 1945. Portanto, domingo, a cidade comemora mais um aniversário. A vila, que era centro exportador de madeira, fazia parte de Taquara.

O nome da cidade provém de uma árvore, chamada de Canela, e havia, então, um exemplar localizado próximo de onde está atualmente a Praça João Corrêa, a mais central.Esta caneleira servia de ponto de encontro e pousada de tropeiros. O Coronel João Corrêa Ferreira da Silva foi o desbravador do povoado e responsável pela construção da estrada de ferro, ligando Canela a Taquara, obra iniciada por volta de 1913, e concluída em 1924.

Já em 1939, foi instalada na vila uma das primeira fábricas de celulose da América Latina. Os anos do início da década de 1940 foram tempos animados com o funcionamento de um Cassino, que lotava hotéis e pensões, sem falar nos que dormiam em seus próprios automóveis. O movimento emancipacionista tomou maior vulto a partir de 1942. O primeiro prefeito foi Nelson Schneider. Em 02 de janeiro de 1945, era fundada a Associação Comercial e Industrial de Canela. Bons colégios e cinema diariamente eram exemplos do desenvolvimento crescente.

Um dos mais importantes destinos turísticos do Rio Grande do Sul, a cidade de Canela teve seu primeiro núcleo urbano formado em 1903. O clima saudável e as belezas naturais deram sustentação à procura da cidade como centro de veraneio desde os anos 1930 e especialmente a partir dos 1940. A cidade continua sendo um dos lugares mais visitados do país.
O Parque Estadual do Caracol, com a sua famosa queda d’água de 130 metros de altura, é visita obrigatória para quem vem ao nosso estado.

11080850

No dia 6 de janeiro de 1945, o primeiro prefeito de Canela, Nelson T. Schneider, fala durante o churrasco que comemorou a criação do município

Envie seu Comentário