Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Concurso de fumadores

27 de dezembro de 2014 0

11084148

Devidamente registrado pela Revista do Globo, número 4, de 16 de fevereiro de 1929, um concurso de fumadores de cigarros movimentou Paris naquela época. Certame impensável hoje, quando fumar é visto como um comportamento absurdo, e os fumantes sofrem cada vez maiores restrições, a competição premiou o consumidor mais rápido de cigarros e contou com delegados de diversos países.

11084149

O vencedor foi um tal de M. Paulini, que foi cumprimentado por Mademoiselle Antonietta Bompas, a Rainha do Fumo. A reportagem assinala que em sua cigarraria, numa movimentada esquina de Montparnasse, Mlle. Antonietta, todos os dias, reparte entre seus fregueses sorrisos e maços de cigarros. O texto afirma que “entre as cigarreiras de Paris, como se pode ver nas fotos, si Mlle. Antonietta não é a mais bella é, sem dúvida, das mais sympathicas” (sic).

 

 

11084150

A efervescência dos chamados Anos Loucos da década de 1920 acabaria, definitivamente, em outubro daquele mesmo ano, com o crash da bolsa de Nova York. Fumar foi perdendo o glamour de quando era um hábito charmoso, para se tornar, cada vez mais, compensação psicológica e estímulo predatório, usado por muitos para enfrentar o rojão dos dias difíceis.

Envie seu Comentário