Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

No caminho para a Azenha

20 de abril de 2015 1

A foto mostra a Avenida João Pessoa na primeira década do século 20. Um dia após a Revolução de 1930, um decreto alterou o nome da Avenida da Redenção para o atual. A decisão foi uma homenagem ao presidente do Estado da Paraíba, assassinado em Recife, em 26 de julho de 1930, e que tinha sido companheiro de Getúlio Vargas na chapa da Aliança Liberal. Essa via é uma das principais radiais que ligava o centro histórico da vila à periferia.

Em direção ao entroncamento com a Estrada do Mato Grosso (hoje Avenida Bento Gonçalves), que levava a Viamão, ela cruzava a Ponte da Azenha, depois de passar pela grande várzea onde foi criado o Parque Farroupilha. A ladeira próxima à antiga Praça do Portão, onde se situava o quartel do 8º Batalhão (posteriormente PE), demolido quando da construção do Viaduto Loureiro da Silva, só foi devidamente calçada por volta de 1857, com o apoio do governo da Província e a urbanização da Praça Independência (hoje Praça Argentina).

Nos primórdios da Capital, esse caminho em declive foi conhecido como Rua Nova do Portão, e posteriormente como Rua da Azenha (que portanto iniciava, com esse nome, muito antes de onde está a atual Avenida Azenha). As principais transversais eram: o Beco do Oitavo (atual Rua Desembargador André da Rocha), o Beco do Firme (Rua Avaí), o Beco da Olaria (atualmente Rua Sarmento Leite), Beco do Totta (hoje Rua da República) e o Beco de Dona Aurélia (Rua Otávio Corrêa).

esssa

Mais adiante, depois de uma longa extensão de área vazia, ficava a Rua da Imperatriz (agora Avenida Venâncio Aires). Pela antiga avenida, também transitaram os bondes com tração animal, que por mais ou menos 30 anos serviram como transporte coletivo, até que, em 1908, se estabeleceram as linhas de bondes elétricos para o Menino Deus (foto), Glória, Teresópolis e Partenon.

Fonte: Porto Alegre, Guia Histórico, de Sérgio da Costa Franco

Comentários (1)

  • Régulo F Ferrari diz: 22 de abril de 2015

    Esta foto é de 1908, mesmo, pois encontrei a venda há algum tempo um postal datado de 11/11/1908.

Envie seu Comentário