Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Era gastar o latim?

28 de abril de 2015 1

O leitor Rui Gressler nos envia uma recordação de seus tempos de escola. Diz ele: “quem já passou dos 60, com certeza também já passou pelo latim. E provavelmente estudou nos livros do padre Milton Valente, dos quais eu tenho o Ludus Primus e o Ludus Secundus. Também havia o Ludus Tertius, e o Quartius. O padre Milton Valente publicou ainda a Gramática Latina”. No século passado, mais precisamente na década de 1960, o idioma deixou de ser matéria obrigatória nos currículos escolares, salvo em algumas escolas preparatórias de religiosos, ou então de tradição clássica. De modo geral, o ensino do latim que se manteve ficou restrito aos cursos de Licenciatura em Letras das instituições de Ensino Superior. Ainda assim, até o ano de 1996, quando a Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tornou-o facultativo.
O padre Milton Valente, conhecido pela grande maioria dos alunos no sul do Brasil, nas quatro séries ginasiais em que era adotado o livro, assim introduzia o estudo do latim, em 1952: “dedicai-vos, com afinco, a este venerável idioma. Ele vos tornará homens cultos, ministrando-vos conhecimento mais profundo e amplo da nossa língua, da nossa história, e do caráter da nossa raça latina”.

fotolatim

Fonte: Latim Vulgar Como Disciplina, de Leila Teresinha Maraschin (UFSM)


Encontro da família Consoli

A família Consoli, proveniente da Comune di Quingentole, província de Mantova, Lombardia, na Itália, reunirá seus descendentes para o segundo encontro. A confraternização será no dia 2 de maio (sábado), no município de Dois Lajeados. Os familiares estão convidados para o almoço festivo que ocorrerá no CTG Potro Sem Dono. Contatos e informações com Nadir Consoli, pelo telefone (54) 9144-3918. A foto é de João e Ana Florinda Canal Consoli (já falecidos), com os filhos, no dia do casamento de Dolores com Zelito Casonato, em 1973.

consoli

Comentários (1)

  • Luis Daitx diz: 19 de julho de 2015

    Bom dia,
    Tenho um exemplar do LUDUS PRIMUS – 52ª Edição, Pe. Milton Valente, S.J.
    Conhece algum local onde o exemplar poderia ser exposto e utilizado com maior visibilidade e uso, que meu escritório?
    Tenho o interesse em doar ?
    No aguardo!
    Luís Daitx
    luisdaitx@terra.com.br
    51-9311 1351

Envie seu Comentário