Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Circuito Zona Sul: 1950

29 de abril de 2015 0

img

Num fim de semana de 1950, nos dias 13 e 14 de maio, foi realizada, em duas etapas, a maior prova automobilística, até então, em solo gaúcho: o Circuito da Zona Sul, com 992 quilômetros. Ainda sem a ponte sobre o rio, a largada foi dada em Guaíba, com destino a Cachoeira do Sul e a Bagé. No dia seguinte, o trecho foi: Bagé, Pelotas e chegada em Guaíba.

img3

Dos 31 pilotos que participaram, 19 completaram a prova. Um destaque foi a presença do “ás do volante, esportista de cartaz internacional”, o paulista Chico Landi (1907-1989), que cumpriu com brilho a primeira etapa, chegando a Bagé em segundo lugar, atrás de Julio Andreata. Apesar de a barra de direção do seu carro ter quebrado durante a segunda etapa, o famoso piloto ainda ficou com o 10º lugar na classificação final e, segundo se afirma, por momentos, chegou a desenvolver 160 km/h. Catarino Andreata, irmão de Julio, fundiu o motor do seu Galgo Branco.

img5

Simão Chedid Sobrinho capotou quatro vezes, e, ainda assim, chegou a Pelotas em quarto lugar. José Madrid também capotou, e obteve o 16º lugar. Aldo Finardi, de Passo Fundo, foi o vice-campeão, com a carreteira número 4. Julio Andreata confirmou sua posição de campeão absoluto, vencendo também a segunda etapa da corrida, com média de 91 km/h. Com direito aos cumprimentos do governador Walter Jobim. (foto abaixo)

img2
img4

Envie seu Comentário