Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Janotas de antanho

24 de agosto de 2015 1

6

Iniciando com a publicação da curiosa foto desse grupo de “mauricinhos” do começo do século passado, o Almanaque Gaúcho faz, hoje e amanhã, uma homenagem aos pioneiros da fotografia no Rio Grande do Sul. O dia 19 deste mês foi instituído como o Dia Mundial da Fotografia porque a invenção de Daguerre foi apresentada oficialmente ao mundo nessa data, em 1839.

1

Cerca de 30 anos depois disso, o italiano Luís Terragno já estava estabelecido, aqui na Capital, na esquina entre as atuais ruas Vigário José Inácio e General Vitorino. Em 24 de setembro de 1883, os Irmãos Ferrari fundaram seu atelier. Carlos, Jacinto e Rafael Ferrari abriram até uma filial em Cuiabá, em 1902.

5

Eles teriam sido também os introdutores dos retratos esmaltados, para joias e túmulos. Outro pioneiro foi o alemão Otto Schönwald, que trabalhou, a partir de 1887, primeiro em São Leopoldo e depois em Porto Alegre. Otto sensibilizava com emulsão chapas e papéis que eram fornecidos aos colegas, que, assim, independiam dos produtos importados. Os Irmãos Barbeitos, Álvaro, Augusto e Inocêncio, também marcaram sua presença na fotografia gaúcha por volta de 1900. Outro fotógrafo que ficou conhecido no início do século passado foi Venâncio Schleiniger. Mas, talvez, o fotógrafo mais popular desses primeiros tempos tenha sido o italiano Virgílio Calegari (1868-1937).

7

Em 1893, ele tinha seu atelier na Rua do Arroio (atual Riachuelo). Depois, com o sucesso, estabeleceu-se na Rua da Praia. Esses profissionais, dos primórdios da fotografia, asseguravam em sua propaganda: “garantimos durabilidade, parecença e nitidez”.

Comentários (1)

  • Natália Santucci diz: 19 de maio de 2016

    Olá, pessoal!
    Estou pesquisando fotografias dos ciclistas de Porto Alegre da virada do século e dei um pulo da cadeira com essa imagem do ciclista postada aqui, eu não tinha!
    Vocês podem me dar mais informações? Onde posso conseguir essa foto em alta resolução? É do Calegari ou dos Ferrari?
    Por favor, me ajudem!! =)

Envie seu Comentário