Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Colégio dos Padres e... dos Pais

14 de outubro de 2015 0

Quando foi fundada, em 1890, a escola era conhecida como Colégio dos Padres. Depois, trocou o nome para São José. Posteriormente, foi chamada de Ginásio Anchieta e, finalmente, tornou-se o Colégio Anchieta. Do velho casarão, na Rua da Igreja, hoje Rua Duque de Caxias, para as atuais instalações, na Avenida Nilo Peçanha, 125 anos se passaram. A década de 1960 foi um tempo de grandes transformações. Após 13 anos de obras, os prédios no bairro Três Figueiras puderam ser inaugurados, oficialmente, em novembro de 1967.

2

Dois anos antes, no dia 14 de outubro de 1965, um fato, também importante, marcou a vida do Anchieta. Naquela data, foi criada a Associação de Pais e Mestres do Colégio Anchieta, ou seja, há exatos 50 anos. Já naquele tempo, ficava cada vez mais clara a necessidade de integrar pais e professores para fortalecer o ambiente pedagógico e educacional e valorizar as oportunidades e os espaços de crescimento que envolvem as crianças, os jovens e as suas famílias.

3

O professor Luiz Osvaldo Leite, que, na época, trabalhava no setor de orientação educacional e na educação religiosa da escola, tratou de alertar e convencer os jesuítas da importância da iniciativa e, ajudado por outros, articulou a criação da APM. O primeiro casal que presidiu a entidade, na gestão 1965/1967, foi Maria Martha e Marcelo Bidart da Silva.

1

A partir daí, a APM passou a desenvolver diversas atividades formativas, através de conferências, reuniões e debates sobre temas educacionais da maior relevância. Atividades sociais e esportivas também ajudaram a unir famílias e escola.  Portanto, todas as pessoas que contribuíram  (e contribuem) para essa história estão de parabéns. Deixam um legado de fé, dedicação e amor, exemplo para as próximas gerações.

Envie seu Comentário