Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Calabreses homenageados

18 de outubro de 2015 0

A expressiva colônia moranesa será alvo de uma justa homenagem a partir das 9h30min de hoje, no Loteamento Jardim Allegra, no bairro Mario Quintana. Por proposição do vereador João Carlos Nedel, seis ruas receberão, simultaneamente, o nome de seis personalidades oriundas da cidade de Morano Calabro, na Província de Cosenza, região da Calábria, na Itália. Todas são pessoas que têm uma história marcante na cidade.

São elas: Sanzi Biagio, fundador do tradicional Restaurante Copacabana; Fedele Feoli, da Cambial (iniciou com casa de câmbio e lotérica, expandindo-se para o mercado fotográfico); Núncia de Constantino, doutora em História, com relevantes trabalhos publicados sobre a imigração italiana no RS; Gaetano Santagada, prefeito de Morano Calabro, cidadão honorário de Porto Alegre e um dos instituidores do “gemmelagio” (cidades irmãs); Biagio Morelli, sapateiro e líder comunitário com obras sociais junto à Paróquia Nossa Senhora da Piedade; Maria Fiore Guaragna, professora e pesquisadora do idioma italiano e da presença calabresa.

biaggio

Sanzi Biagio

fedele

Fedele Feoli

dranuncia

Doutora Núncia de Constantino

Santagada

Gaetano Santagada

Morelli

Biagio Morelli

Guaragna

Maria Feoli Guaragna

Morano tem, hoje, cerca de 5 mil habitantes. Aqui, vivem mais de 20 mil moraneses e descendentes. Em abril último, o síndaco (prefeito) de Morano Calabro, Nicolò De Bartolo, visitou Porto Alegre em comemoração aos 33 anos de “gemellaggio” e aos 25 anos do Centro Calabrese do Rio Grande do Sul.

Colaborou José Antônio Celia

Envie seu Comentário