Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A foto da capa

28 de maio de 2016 0

3

Na edição número 731 da Revista do Globo, de dezembro de 1958, o repórter Flavio Carneiro e o fotógrafo Thales Farias desvendaram para os leitores da publicação quem era o autor e como eram feitas as fotos da Moça da Capa. “Muitas das atuais capas têm sido fotos de Schleiniger Jr., hoje (ele) é a pessoa mais procurada pelas garotas bonitas da cidade”, escreveu o jornalista.

2

Luiz Gonzaga Schleiniger nasceu em Santa Maria, em 1922, e morreu, aos 81 anos, em Encinitas, Califórnia, EUA, em agosto de 2003. Tornou-se um dos mais conceituados fotógrafos do Estado entre as décadas de 1940 e 1960. Formou-se em música, iniciou uma carreira de pianista, mas logo passou para a fotografia, no ateliê do seu pai, na sua cidade natal, onde fundou o Clube de Cinema e o Grupo de Teatro Leopoldo Fróes.

Nos anos 1950, o fotógrafo foi para Leverkusen (Alemanha) para se especializar em processos de fotos coloridas. Mudou-se para Porto Alegre em 1955, montou estúdio na Rua João Telles e trabalhou para as principais agências de propaganda gaúchas, destacando-se como fotógrafo de moda com Rui e outros costureiros. Nos anos 1960, transferiu-se para Nova York, onde montou seu primeiro estúdio, no Brooklin Heights.

1

De seu primeiro casamento, com Lacy Schirmer (irmã do jornalista Lauro Schirmer), deixou dois filhos, o advogado Léo Schleiniger e a artista plástica Joyce Schleiniger, que residem nos EUA. Do casamento com Dalila Pereira da Silva, deixou o filho Nelson Schleiniger, aeronauta, radicado na Flórida. Depois de uma passagem pela Índia, onde participou da sociedade teosófica Blavatzky, radicou-se, na década de 1990, na Califórnia, onde morreu. No making of, feito pela lente da Rolleiflex de Thales Farias, Schleiniger aparece fotografando as senhoritas Lucy Soares Nascimento, Heloisa Pacheco Prates, Maria de Lourdes Magalhães e as irmãs Silvia e Magali Schuch. Schleiniger Jr. foi craque da objetiva.

4

Envie seu Comentário