Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Kart em Tarumã

22 de junho de 2016 0

ALMA22

Hoje, a partir das 19h, o kartódromo de Tarumã terá uma noite especial. A pista de kart está completando 50 anos e será aberta para delícia de alguns veteranos. Pilotos como Clóvis de Moraes, os irmãos Neco e Neno Fornari, Biguá e Airton Diehl vão relembrar o tempo em que pisavam fundo naquele circuito. Mais do que uma brincadeira, vai ser um grande encontro de confraternização, articulado pelo professor de pilotagem Bruno Razia, diretor do kartódromo desde 2011.

Na presidência do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul (ACRGS), Antonio Pegoraro (in memoriam), em 1964, autorizou Ibraim Gonçalves e Solon Radin a tentar fazer o traçado de um kartódromo em Tarumã. Eles foram à prefeitura de Viamão, conseguiram uma patrola e tocaram para onde hoje é o autódromo. O local era um capinzal, um mato. Solon, que já era corredor de kart, tinha feito uma planta, e eles começaram a trabalhar. Ibraim era uma espécie de teodolito (instrumento óptico para medição) improvisado, ou seja, pegava na ponta de uma corda. Solon, na outra, e, com estacas de madeira, iam traçando as curvas e estaqueando a rota. No dia seguinte, já com a patrola e ao lado do operador, a dupla começou o trabalho por dentro das balizas colocadas.

Aos poucos, o traçado foi aparecendo no meio do capinzal. Levaram dois dias, tomaram uma sapecada daquelas e ficaram bem moreninhos. Toda a área no entorno foi roçada, e o traçado idealizado ainda em terra bruta. Depois disso, passaram a bola novamente a Pegoraro, que fez contato com o governo do Estado (o governador era Ildo Meneghetti), que autorizou o asfaltamento da pista. Pegoraro assumiu a construção das arquibancadas, fez o alambrado e construiu os boxes.

Para a grande festa de inauguração (foto), foram convidados kartistas do Brasil, Uruguai e Argentina. Eram cerca de 250 inscritos. Numa enorme pedra, diante das arquibancadas, foi colocada uma placa com os nomes do governador Meneghetti (presente na inauguração), do presidente Pegoraro (ACRGS) e de Ibraim Gonçalves, como diretor do Departamento de Kart. A inauguração do kartódromo, em 15 de maio de 1966, foi o marco inicial para a concretização do sonho de se ter um autódromo no RS.
O autódromo foi inaugurado em novembro de 1970.

Envie seu Comentário