Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Encontro da Família Zoppas

20 de julho de 2016 0

O 4º Encontro da Família Zoppas será no próximo sábado, dia 23, no Clube Integração, em Garibaldi, com a motivação especial de comemorar os 88 anos de Rosalina Magdalena Zoppas Accorsi, neta do imigrante Antonio Zoppas.
A história da família Zoppas no Brasil começa em 1881, com a chegada de Antonio Zoppas, oriundo do Distrito de Vittorio Veneto, na Itália. Antonio Zoppas e sua esposa, Caterina Scottá, estabeleceram-se na colônia Conde d’Eu, atual Garibaldi, onde deram início à fábrica de gaitas Zoppas.
Foram localizados registros de recolhimento de impostos referentes a essa fábrica datados de 1897, o que a torna, até o momento, a primeira fábrica de gaitas do Brasil.
O Museu Municipal de Garibaldi registra parte da história da família Zoppas, inclusive com um exemplar da gaita Zoppas fabricado em 1930, além da certidão de recolhimento de impostos emitida pelo Arquivo Histórico de Bento Gonçalves. Na foto, netos de Antonio Zoppas, filhos de Luigi Zoppas e Maria Missiaggia: Antônio, José, Orestes, João, Adelina, Agustinho e Rosalina. Mais informações através de facebook.com/FamiliaZoppas.

00bbd55a

Envie seu Comentário