Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Diabetes e os benefícios do exercício regular

05 de novembro de 2010 1

O Diabetes cresce em todo o mundo, sendo um dos mais importantes problemas de saúde na atualidade, tanto em termos de número de pessoas com Diabetes, como no tratamento de suas complicações. A prevalência do Diabetes é semelhante para homens e mulheres. O Diabetes Tipo 2 é a forma mais comum e responsável por 90% dos casos de Diabetes. O mais importante é que, geralmente, é assintomático, portanto aproximadamente metade dos indivíduos com Diabetes Tipo 2 efetivamente desconhece a doença.

O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome sistêmica, crônica e evolutiva caracterizada pela alteração no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras, decorrentes da falta de insulina ou de sua capacidade de agir adequadamente. Neste estudo verificaremos a influência do exercício físico no tratamento do DM Tipo I insulino-dependente, Tipo II não insulino-dependente, constatando-se que o exercício físico é um importante fator coadjuvante no tratamento do DM.

As complicações agudas ocorrem repentinamente, devido às alterações bruscas dos níveis de glicemia, sendo: hiperglicemia: níveis muito altos de glicemia (> 160 mg/dl); hipoglicemia: níveis muito baixos de glicemia (<  70 mg/dl); e Cetoacidose: níveis de glicemia > 250 mg/dl. Por isso o controle glicemico faz parte do tratamento para mater os níveis de glicemia estáveis do diabético.

xx


Controle glicemico é uma forma de prevenir as complicações agudas ao diabético. Foto divulgação

xx

BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Os benefícios do exercício regular em diabéticos, incluem, a redução da perda da massa óssea (osteoporose), aumenta o fluxo sangüíneo muscular e a circulação de membros inferiores; contribui na redução de peso, bem como na manutenção do peso normal e da massa muscular, se o exercício for associado a uma dieta hipocalórica.

O exercício físico precisa ser bem conduzido para que seus riscos sejam minimizados e seus benefícios aumentados. A nível fisiológico promove adaptações agudas e crônicas nos sistemas metabólico, neuro-endócrino e cardiovascular.

Os exercícios regulares aceleram as adaptações metabólicas e hormonais que aparecem no início do exercício físico e contribuem para reduzir as necessidades da insulina, também aumentam a sensibilidade à insulina de forma semelhante ao indivíduo saudável, por um aumento significativo à responsividade dos receptores de insulina, proporcional à melhora da aptidão física.

Além dos efeitos metabólicos o exercício físico pode trazer outros benefícios relacionados aos fatores de risco das doenças cardiovasculares, em geral, indivíduos diabéticos apresentam doenças associadas tais como hipertensão, dislipidemia, obesidade (diabete tipo II) e doença isquêmica do coração, dessa maneira pode-se dizer que o exercício físico regular em indivíduos diabéticos, além de contribuir para a melhora do estado glicêmico, diminui sobremaneira os fatores de risco das doenças cardiovasculares.

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • sempreomelhor.com treino,dieta e suplementos comentados diz: 7 de novembro de 2010

    Melhores exercícios abdominais…

    Eu achei seu artigo/post interessante então adicionei um Trackback para o meu blog :)…

Envie seu Comentário