Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Medicina chinesa usa massagem, acupuntura e calor para alívio de fortes dores

02 de dezembro de 2010 0

Para os chineses, a energia que move o universo também está dentro de cada um de nós. Somos um reflexo de tudo o que nos cerca, somos aquilo que comemos e que pensamos. E quando nosso frágil mundo entra em desequilíbrio, adoecemos. Os chineses conhecem o segredo para uma vida melhor e mais saudável. Na receita, estão as ervas medicinais.

A seção onde são manipuladas as ervas da medicina tradicional chinesa parece tudo menos uma farmácia. No local, tem quase duas mil gavetas com 600 tipos diferentes de ervas. É erva para todo o tipo de mal que a pessoa possa ter. O processo é muito simples: a pessoa chega com uma receita, entrega para as mulheres, e elas misturam as ervas e minerais. Depois do tratamento feito, elas vão até o balcão e entregam os produtos.

Parece uma linha de montagem industrial. As fórmulas medicinais vão saindo sem parar. As farmácias tradicionais têm pequenos consultórios com médicos especializados. Primeiro, eles examinam a língua do paciente. Depois, o pulso. E é fundamental conhecer a história de cada um.

Uma senhora de 55 anos sofre de insônia há 10 anos. Desde que começou o tratamento com a medicina tradicional chinesa, ela se sente melhor. Agora, ela tem conseguido dormir bem. Foi uma mistura de ervas que devolveu o sono perdido. Ela conta que o marido e os filhos estão bem mais felizes, porque as dores de cabeça diminuíram. Com isso, até o humor melhorou em casa.

xx

Foto divulgação

xx

Massagem, acupuntura e calor aliviam as fortes dores. O médico garante que com esses tratamentos tem conseguido evitar muitas cirurgias. Ele apresenta uma paciente que o procurou com terríveis dores na coluna. Para a medicina ocidental, seria um caso de cirurgia. Mas, com muita massagem e acupuntura, hoje ela anda normalmente.

Quem faz um tratamento nessa farmácia, também pode se alimentar de uma maneira para melhorar a saúde. Eles preparam uma comida em que cada um dos pratos tem uma propriedade diferente para a saúde. Um deles, por exemplo, tem uma erva para quem tem inflamação. Outra é para quem precisa de energia. Em um prato, tem flor de sanchi que é para melhorar a circulação. A comida mistura ingredientes conhecidos no Brasil: ginseng, inhame e cogumelos.

Na sala onde se misturam jovens com estilos tão diferentes, uma espécie de braço eletrônico ajuda a comprovar diagnósticos que tradicionalmente são feitos pelo toque. A professora explica que a máquina é usada apenas na sala de aula como uma demonstração concreta daquilo que os médicos sentem quando estão fazendo um exame.

Assista o vídeo com a reportagem completa, de Glória Maria ao Globo Reporter, no link http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/11/medicina-tradicional-chinesa-cura-com-ervas-massagem-e-agulhas.html

Bookmark and Share

Envie seu Comentário