Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Escolha os alimentos certos para ingerir a quantidade ideal de cálcio

05 de julho de 2011 1

Raquitismo na infância, osteoporose na velhice. Consequências da falta de cálcio no organismo. Este mineral, fundamental para a formação e manutenção dos ossos, é encontrado em alguns alimentos. Saiba quais são eles e a quantidade de cálcio que você precisa em cada idade

Durante a amamentação o leite materno é o suficiente. Depois desta fase: “Se a criança ingerir um copo de leite de vaca mais a papinha salgada, que pode ser feita por exemplo de frango, ela vai ter em torno de 150 mg. Já supre a necessidade da criança de cálcio”, explica Juliana Lauar Gonçalves, nutricionista e professora de nutrição da UFMG

Os alimentos que mais contém cálcio são leite e derivados, como iogurte e queijo. Para conseguir a quantidade recomendada por dia a dica é incluir esses produtos no café da manhã e nos lanches. Um copo de leite, um copinho de iogurte e uma fatia de queijo têm mais da metade do cálcio que a gente precisa diariamente.

A partir de um ano de idade e durante a fase adulta a necessidade de cálcio é de 1.500 miligramas por dia. “Um almoço que tenha feijão, que tenha arroz , que tenha uma folha verde escura refogada vai fornecer aproximadamente 500 mg”, mostra a nutricionista. Frutas também contém o mineral. “Entre as frutas mais ricas de cálcio estão mamão, a tangerina, o figo e o morango. Trêsporções destas frutas vão oferecer aproximadamente 150 mg de cálcio num dia.”

Na adolescência a dose precisa ser maior: 1.800 mg de cálcio por dia. Nesta fase é bom reforçar as folhas escuras no prato. Meia xícara de brócolis cozido tem 187 mg de cálcio, por exemplo. “Só tomar cuidado com o espinafre, porque ele tem um inibidor de absorção de cálcio.”

Vale também apostar em peixes. A lata de sardinha ou um pedaço grande de bacalhau tem o dobro de cálcio que um filé de frango. É bom também aumentar as porções de leite e derivados para quatro ou cinco por dia. Opção que pode ser seguida durante a gravidez, quando a necessidade de cálcio sobe para 2.000 mg, e na velhice por causa da diminuição da vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio pelo organismo.

xx



Fonte Jornal Hoje

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • mestry badahra diz: 14 de julho de 2011

    Parabenizo o criador desta interessante pagina , onde podemos recolher informações , sobre esta importante ação
    A L I M E N T A Ç Ã O .
    O colega Juliano , dá o show!

    exelente as apresentações .

    Gostaria de receber, este tipo de edição .
    meu E-mail mestrybadahra@hotmail.com

Envie seu Comentário