Pesquisadores descobrem proteína de lagarta que tem poder cicatrizante e regenerativo

28 de maio de 2012 0

Os pesquisadores do Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa do mundo, descobriram uma proteína revolucionária nas lagartas. Ela é cicatrizante e regenera os tecidos do corpo humano. Os pesquisadores estudavam a lagarta por causa de acidentes que a espécie estava causando no sul do país. De repente, ela passou de vilã à mocinha. O motivo é uma proteína que eles encontraram nos espinhos dela.

“Os testes têm demonstrado que a proteína tem um poder cicatrizante, parece melhor do que várias coisas que estão sendo utilizadas para esse fim”, diz Ana Marisa Chudzinski Tavassi, diretora do laboratório de bioquímica e biofísica do Instituto Butantan. Com a proteína, a regeneração de uma pele é até 40% mais rápida. Durante as pesquisas, 30% das lesões não tratadas tinham queloides, uma cicatrização imperfeita. As tratadas tinham uma cicatrização perfeita.

Nos seis anos de testes feitos em animais, a proteína recuperou até peles queimadas. Por isso ela pode sim ser útil para os diabéticos, que sofrem demais quando se machucam, porque a cicatrização é mais lenta, mais difícil. Terminados os testes com animais, a pesquisa será com seres humanos. O que deve acontecer em breve. A proteína que acelera e melhora a cicatrização também tem tudo para acabar com aquelas ruguinhas que a gente detesta.

“Quando você fala em regeneração e pensando nas moléculas que esta proteína estimula as células da pele a produzir, você pode sim claro, você pode pensar em rejuvenescimento. Várias rugas a menos”, acredita a pesquisadora.

Fonte: Jornal Hoje.