Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Viroses estão presentes tanto no inverno quanto no verão

04 de dezembro de 2012 0

Não há estação determinada, os vírus atacam tanto no inverno quanto no verão. A diferença está no tipo e no sintoma que eles causam. No inverno, eles afetam mais comumente as vias respiratórias, por causa das baixas temperaturas. Já no verão, o alvo são as pessoas que consomem alimentos e bebidas contaminadas.

O famoso influenza e os menos populares adenovírus e conavírus, por sua vez, preferem o inverno. São eles as causas das conhecidas gastroenterites virais ou enteroviroses, pois atacam primordialmente o estômago e o intestino. Os sintomas mais comuns são diarreia, vômitos e cólicas abdominais. Eles podem também causar a desidratação, que deve ser tratada com soro aplicado na veia.

Já o rotavírus, o norovírus e o enterovírus são mais comuns durante o verão e causam problemas no sistema respiratório, como coriza, mal estar, dor de garganta, tosse e febre. Mas os sintomas variam de acordo com cada infecção.

Foto: Getty Images


Veja abaixo algumas dicas para se prevenir das viroses:

• Beba líquidos mesmo sem estar com sede. Dê preferência à água, à água de coco e ao suco de frutas. Caso tenha dúvidas sobre a procedência da água, ferva por 30 minutos antes de consumir. Não esqueça de também lavar todos os alimentos logo que chegarem do mercado e só depois acondicioná-los, para evitar infecções.

• Mantenha os alimentos sempre bem acondicionados, refrigerados e em recipientes próprios. Tenha um cuidado especial com os alimentos que estragam fácil, como carnes vermelhas e brancas, ovos, queijos e verduras.

• As viroses não se pegam por espirros, e sim por contato. Tenha os devidos cuidados ao cumprimentar pessoas resfriadas e ao manusear objetos infectados (maçanetas, corrimões, teclados, mouses, entre outros). Lave sempre as mãos com água e sabão e use álcool em gel, se necessário.

• Na praia, evite consumir alimentos vendidos avulsamente, principalmente os sanduíches naturais. Também não deixe que o garçom ou vendedor abra sua latinha de refrigerante, especialmente se ele usa a mesma mão para receber e trocar dinheiro.

• Caso apresente sintomas, evite a automedicação. Somente por eles não é possível diferenciar as viroses das infecções bacterianas. Portanto, consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicação e lembre-se de que antibióticos só podem ser adquiridos com prescrição médica.

Fonte: http://blog.solunni.com.br

Bookmark and Share

Envie seu Comentário