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Pesquisa científica revela os motivos do sucesso do clipe Gangnan Style

08 de fevereiro de 2013 0

Estudo feito com metodologias de Neuromarketing aponta alusão ao sexo e velocidade das imagens como fatores que prendem a atenção e despertam o inconsciente das pessoas

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Quantas vezes você já assistiu, na internet, ao clipe da música Gangnan Style, do coreano Psy? O clipe da música é o maior fenômeno da mídia moderna, com mais de um bilhão de visualizações até agora. O clipe até agora proporcionou aproximadamente 683 bilhões de fixações oculares de seres humanos. Isto é um número sem precedentes em todo história da mídia.

Aliás, a música só passou a tocar nas rádios depois de já ser um sucesso estrondoso na internet. Mas qual é a estratégia de marketing está por trás de tudo isso? Ou será que o sucesso foi um acaso? Certamente não. Elementos visuais e sonoros foram cuidadosamente escolhidos para provocar reações previsíveis nos espectadores.

Para entender a questão, O Ipdois Neurobusines – a primeira empresa da América Latina especialista em validar o grau de atenção de clipes musicais através do neuromarketing – realizou uma pesquisa, sem qualquer vínculo ou interesse comercial, com a finalidade de entender os efeitos neurológicos que o clipe proporciona aos seus espectadores. Participaram da pesquisa 40 voluntários. O levantamento foi realizado em Curitiba, entre os dias 22 e 23 de janeiro de 2013. A pesquisa utilizou tecnologias como Eye traking, Face Reading e condutância de pele. Os resultados são curiosos.

Apelo sexual

“O clipe tem cenas muito rápidas e mesmo os olhos mais atentos não percebem o quanto são fortes as cenas com apelo sexual. Mas a pesquisa, com o auxílio de equipamentos de alta tecnologia, conseguiu mostrar para onde a atenção dos espectadores é atraída”, comenta o professor Marcelo Peruzzo, CEO do Ipdois Neurobusiness. As imagens registradas com o uso do recurso de Mapa Quente mostram as principais áreas de interesse das pessoas. “E nesse ponto cabe até um questionamento ético: até que ponto as crianças também não são estimuladas sexualmente com o clipe, se demonstramos toda esse estímulo nos adultos pesquisados?”, alfineta Peruzzo.

A última cena do clipe é uma das que mais chamam a atenção. A cena promoveu excitação emocional em 56% dos voluntários pesquisados.

Quantidade de cenas

Um dos primeiros pontos que chamaram a atenção nos resultados da pesquisa foi o tempo real de acompanhamento do clipe. A gravação oficial tem 4 minutos e 13 segundos. O tempo médio de cada espectador foi de 3 minutos e 38 segundos. Comumente, as pessoas não ficam mais que 50% do tempo real vendo um clipe.

A música tem ritmo acelerado e a sequência de cenas no clipe é frenética. Ao todo, o clipe tem 109 cenas (considera-se cena toda imagem em movimento até a mudança de cenário). Na pesquisa de Neuromarketing, todas as cenas foram analisadas, uma a uma. As cenas com maior nível de atenção chegaram a alcançar 20 segundos de fixação média por pessoa. A cena que alcançou o maior nível de atenção foi também a que provocou maior excitação nos espectadores – medida pela temperatura da pele.

Fórmula do sucesso?

A pesquisa de Neuromarketing aponta que o apelo sexual e o encadeamento das cenas foram os principais elementos que fizeram de Gangnan Style o vídeo mais visto de toda a história de mídia moderna. Marcelo Peruzzo aponta ainda quesitos como a qualidade e o profissionalismo da edição, o aspecto visual do cantor Psy, que foge dos padrões e por isso chama a atenção, além de detalhes que ajudam a fixar a música e o clipe na cabeça das pessoas: “A criação de memes poderosíssimos verbais, como o refrão “sexy baby”, e não verbais, como a dança do cavalo, foram imprescindíveis para o sucesso do vídeo”, afirma o professor.

Mas isso não significa que, para conseguir semelhante sucesso, bastaria repetir a fórmula. “Cada obra possui sua própria característica e seu ambiente memético único. O ideal é realizar uma nova pesquisa para cada nova ideia, mensurando novamente as reações das pessoas, que sempre podem mudar”, comenta Peruzzo.


Serviço:

  • A pesquisa completa do clipe Gangnan Style estará no livro “Einstein, Princesa e Macaco: As 3 mentes do neuromarketing.” que será lançado dia 07 de março em São Paulo, no 2º Fórum Mundial de Neuromarketing”.
  • Para visualizar o clipe com as análise neurocientificas, reações emocionais dos espectadores e o recurso de heat map, acesse: http://ipdois.com/gangnanstyle

Fonte: www.wnbrc.com.br

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