Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Exercícios ajudam a aumentar expectativa de vida em quem venceu o câncer

29 de janeiro de 2014 0

Nada melhor para a saúde do que se movimentar! E para quem tem dúvidas sobre isso, cada vez mais a ciência tem provado os benefícios dos exercícios para a saúde, desta vez de quem sobreviveu a um câncer. Um estudo, conduzido pela Harvard Medical School e a Loyola University Chicago Stritch School of Medicine, mostrou que homens que sobreviveram ao câncer a gastavam mais energia através de atividades físicas tinham 48% menos chances de morrer por qualquer causa de saúde.

Para chegar a essa conclusão, os estudiosos usaram um banco de dados de Harvard com 1.021 homens. Em 1988, quando os participantes tinham uma média de 71 anos e seis anos após terem sido diagnosticados com algum tipo de câncer (menos o tipo não-melanoma), eles responderam questionários sobre suas atividades físicas, tanto para recreação quanto no dia a dia, quanto caminhadas e subir escadas.

Depois, esses voluntários foram acompanhados por 20 anos, e nesse meio tempo 777 deles faleceram, sendo 335 devido a algum tipo de câncer e 190 por doença cardiovascular. Para analisar esse banco de dados, os pesquisadores dividiram os homens em grupos de acordo com a quantidade de energia gasta por semana em atividade física. E depois ajustaram os dados de acordo com fatores como índice de massa corporal, fumo, dieta e histórico familiar, para ajustar suas conclusões. No geral, aqueles que gastavam 3 mil calorias na semana com atividade física apresentaram menores chances de morte por doenças, fossem decorrentes do câncer ou por outros motivos.

Fonte: www.minhavida.com.br

Bookmark and Share

Envie seu Comentário