Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Dores nas costas: exercícios para prevenir e para quem já tem o problema

09 de junho de 2014 0

Cuidados necessários

Pessoas que tem problemas na coluna precisam consultar um médico ortopedista ou fisiatra antes de iniciar os exercícios. “Eles vão orientar qual tipo de atividade pode ser feita e com qual finalidade. Também é importante a avaliação clínica e cardiológica para prevenir complicações de uma possível doença cardíaca assintomática”, explica o ortopedista Alexandre Podgaeti, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna.

Quando for praticar o exercício é importante fazer um alongamento geral ou específico para grupos musculares que serão exigidos naquele exercício antes de iniciar a atividade e também após terminá-la.

Durante a atividade fique atento a algumas questões. “Evite o levantamento de objetos com peso superior a 10-15% de seu peso corporal e não abaixe, mas sim agache”, diz Podgaeti.

No dia a dia procure manter o peso corporal dentro do ideal, sente-se corretamente, renove o colchão sempre que ele começar a afundar, durma de lado e de preferência com o travesseiro na altura do ombro e, por fim, procure um médico sempre que houver dor intensa ou persistente. Esses cuidados cotidianos são essenciais para não iniciar ou agravar a dor nas costas.

Fonte: minhavida.com.br
Bookmark and Share

Envie seu Comentário