Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Com Cristiano, o resultado Tá no Filó

28 de dezembro de 2012 9

Cristiano é o dono do tanofilo.com.br. Foto: Betina Humeres

Um acidente de trânsito, em 1999, mudou a vida de Cristiano Pereira Furtado, de 35 anos. O então estudante de contabilidade ficou tetraplégico. Oito anos mais tarde, ele criou um blog para um clube de futebol amador de Garopaba. Desde então, passou a ser referência na organização das tabelas dos jogos e classificação de diversos campeonatos da categoria não-profissional no Estado.

Antes do trágico acidente, Cristiano batia uma bola no Dalagoa E.C., de Garopaba. Após algumas partidas pelo time dos “excluídos”, ele balançou a rede.

– Pra que fazer um monte de gols e não se lembrar da metade? Fiz um e lembro muito bem dele – brincou.

Em 2007, ele criou o blog do Palhocinha. Cristiano começou a informar os resultados e a participação da equipe até a sua desclassificação. Mesmo após a eliminação do time, ele continuou divulgando o campeonato de Garopaba e pegou gosto pelo trabalho.

Homenagem a um narrador

Dois anos mais tarde, ele fez um curso rápido de informática no Senai. Foi a habilitação necessária para a primeira versão do blog: Tá no Filó, que informava as tabelas dos campeonatos profissionais e amadores.

– Dei o nome em homenagem ao narrador Fernando Sasso, de Minas Gerais, que usava o bordão Tá no Filó quando saia um gol – explicou.

O blog fez tanto sucesso que ele acabou criando o site.

Conecte-se!
Site: www.tanofilo.com.br
Twitter: www.twitter.com/tanofilo
Facebook: www.facebook.com/tanofilo

Comments

comments

Comentários (9)

  • Marciano Marcelino diz: 28 de dezembro de 2012

    Apesar de não conhecer o Cristiano já acompanho a algum tempo o Blog do Cristiano e digo mais É O MAIS COMPLETO E ORGANIZADO blog de campeonato amador de nosso estado…

    Tabelas, classificação etc…

    Parabens guerreiro que Deus te dê muita Saúde, Sucesso e Conquistas em 2013.

  • Altair José Schmitt diz: 28 de dezembro de 2012

    A terceira equipa…

    Seis minutos. Está na hora. Último cumprimento de equipa. Sai do balneário rumo ao túnel. Cumprimentos e rotinas habituais. Entra em campo. Ambiente fantástico. Cor, gente, magia. Está tudo lá. Barulho quase ensurdecedor. Flashes e mais flashes. Escolhidos os campos. Luzes, câmara, ação. Cronómetro a contar. Começou. Concentração máxima. Estratégia preparada. Cautelosamente.
    Tudo estudado. Jogo fluído. Sem mácula. Alto. Falta. Avisa. Aconselha calma. Está rápido. Corre muito. Procura colocar-se bem. Muito perto estorva. Mais longe não vê tudo. Bom senso precisa-se. Entrada mais dura. Inevitável. Amarelo. Bem mostrado. Bem aceite. Já seguiu. Agora lance na área. Difícil análise. Dificílima. Não pareceu. Manda seguir. Subconsciente marcado pela dúvida. Acertou? Falhou? Espera que não. O jogo não pára. Os lances dúbios sucedem-se. Todos cinzentos. É? Não é? Foi? Não foi? Hesitar é que não. Descredibiliza. Segurança precisa-se. Usa os sentidos. Todos. Ver não chega. Sentir, ouvir, cheirar. Perceber. Conhecer. Decidir. Ou é ou não é. Apita. Amarelo. Vermelho. Contestação. Empurrões. Adrenalina ao rubro. Sangue frio. Muito. Emoção não. Razão. Gelo. Arrefece os ânimos. Trava. Usa experiência. Sensatez. Serenidade de volta. O jogo mudou. Aplicar a lei não chega. Gerir emoções. Perceber mas não facilitar. Compreender gente. Controlar. Autoridade sem autoritarismo. Teste duro à competência. Foco atencional. Golo. Quem marca tranquiliza. Quem sofre mais ansioso. O tempo não pára. Plano B. Acompanhar a mudança. Estar mais em cima. Assertividade e coerência. Firmeza e segurança. O suor não dá tréguas. Rosto em água. O cansaço tenta afetar o discernimento. Não consegue. Está preparado. Fisicamente muito forte. Mentalmente quase esgotado. Está a terminar. Momentos sensíveis. Tudo de pé. Som do apito inaudível. Tensão tremenda. Pede-se penalty. Não foi. Segundos finais. Tudo na área. Bola no meio-campo. Último sopro. Terminou. Correu bem. Parece. O ritmo cardíaco dá tréguas. Lentamente. Desacelera. Respira fundo. Mais um para a história. Cumprimenta com fair-play. É cumprimentado de igual modo. Deu o máximo. Deu tudo. Fez o melhor. Fez tudo. Em consciência. Agora começa o outro jogo. O da tv. Das imagens. Dos comentários. Das opiniões. Pode ser simpático. Pode ser cruel. Pode ser fiel. Pode ser impiedoso. Tal como o dia seguinte. A comodidade de um sofá e a realidade de um terreno de jogo. Ver de fora. Sentir por dentro. Diferença vertiginosa. Filtra o essencial. Releva o acessório. Só pode. Relatório feito. Duche. Hidrata e descansa momentaneamente. Saída muitos minutos depois. Missão cumprida. Kms e mais kms para o regresso. Racionaliza, revê, analisa. Fecha os olhos. O filme do jogo voa no pensamento. Insistentemente. Depois deste, outro virá. Desafios tremendos à contenção. Escola de vida. Para a vida.
    Definitivamente… I love this game.

    Autor: Duarte Gomes, Árbitro Internacional

  • Valter diz: 28 de dezembro de 2012

    Cristiano é um cara dedicado e competente no que faz, tem sido referência na área do futebol amador ultimamente.

  • Alberto Rocha Filho diz: 28 de dezembro de 2012

    Há muito acompanho os trabalho do Cristiano muito embora não o conheça pessoalmente.
    Procuro visitar o site http://www.tanofilo.com.br algumas vezes por dia.
    Quero aqui registrar os meus cumprimentos desejando ao mesmo Paz, Saúde, Amor e Sucesso no decorrer do ano de 2013 e em todos momentos da sua vida.
    Boas Festas e Saudações Esportivas.
    Rocha

  • carlos alberto diz: 28 de dezembro de 2012

    grande cristiano continue com esse belo trabalho parabens pela matéria voçe mereçe abraços

  • Adalberto Klüser diz: 29 de dezembro de 2012

    Um grande parceiro! Trabalho árduo, gratificante, confiável e inesgotável fonte de consulta.

    Vamos continuar nosso trabalho e 2013!

    Parabéns, Cristiano!

  • Luzia Isidia Furtado diz: 20 de janeiro de 2013

    Parabéns você merece tudo isso e muito mais! Beijão!

  • Osvaldo Valdemar dos Anjos diz: 15 de fevereiro de 2013

    Este eu o conheço desde bebe e é um garoto muito dedicado e competente no que faz. Parabéns Cristiano. Grande abraço.

  • Gilberto dos Anjos diz: 15 de fevereiro de 2013

    Cristiano é isso, cultura e sabedoria afavor do esporte amador e tem mai com organização e dedicação. Belo Site.

Envie seu Comentário