Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Galeria de fotos: Cerâmica Silveira 0 x 1 Catarinense

29 de julho de 2013 1

Fotos de Michael Gonçalves


Comments

comments

Comentários (1)

  • Altair José Schmitt diz: 30 de julho de 2013

    Goleiro + mão fora da área = vermelho?

    ter, 03/07/12
    por Gaciba |
    categoria Teses e Conceitos
    Pela sua popularidade o futebol, de tempos em tempos, aparece com alguns “mitos” que, após ser repetidos inúmeras vezes, viram verdades na sabedoria popular.

    Nestes posts conversamos sobre algumas “lendas” que o futebol criou e hoje muitos acreditam. Já falamos a respeito do popular: “O juiz deve dar 30 segundos de acréscimo por substituição” no post;

    http://sportv.globo.com/platb/blog-do-gaciba/2011/09/01/30-segundos-por-substituicao/

    Hoje, após receber um comentário neste espaço criticando um árbitro por não ter expulsado um goleiro e perceber que não era a primeira vez que recebi este tipo de crítica falaremos sobre a máxima: “Goleiro com a mão fora da área tem que ser expulso!”

    Não é verdade! O goleiro, fora de sua área de pênalti (grande área) passa a ter os mesmos direitos e deveres de qualquer outro atleta de sua equipe.

    Portanto, para ser expulso do campo de jogo por utilizar a mão para interceptar a bola, o goleiro deve estar impedindo uma clara e manifesta oportunidade de gol do adversário. O árbitro, no momento da infração, deve fazer uma pergunta instantânea em sua cabeça: Este goleiro ao botar a mão na bola trocou a falta por um gol? Caso a resposta seja 100% positiva, este goleiro receberá o cartão vermelho.

    O detalhe que conspira contra o goleiro, talvez seja o fato que, na grande maioria das vezes, ele é o verdadeiro “último homem” da defesa. Mas nem sempre este jogador está numa situação tão desvantajosa.

    Vejam o exemplo abaixo do goleiro desatento que sai da área com a bola na mão. Por que expulsá-lo?

    Diferente desta jogada, vejamos um exemplo onde o goleiro deveria ter sido expulso por interceptar a bola com a mão fora da área e impedir uma chance clara e manifesta de gol (Neste caso específico, daria para escolher o motivo da expulsão).

    Portanto, ao ver um goleiro colocar a mão fora da área, antes de pedir o vermelho, vejamos se ele está impedindo um gol do adversário.

    2 comentários »

Envie seu Comentário