Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Exposição apresenta história do cinema em Santa Catarina no Museu de Imagem e Som, nesta quinta-feira (12) em Florianópolis

12 de julho de 2012 0

O Cinema no Estado como produção local e a história desde a chegada da primeira projeção, feita em 1897 na Praça XV de Novembro, em Florianópolis, são os temas da exposição Luz e Sombra: o cinema em Santa Catarina.

A mostra será aberta nesta quinta-feira (12/07), às 19h30min, na sala de exposições do Museu de Imagem e Som (MIS/SC), administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) dentro do Centro Integrado de Cultura (CIC). A entrada é gratuita e a exposição segue no local até 14 de outubro.

A exposição vai resgatar as primeiras salas de projeção do Estado, surgidas entre 1900 e 1910 em Florianópolis e no Vale do Itajaí. Dentre os primeiros filmes exibidos, destaca-se A Falsária, produção norte-americana do começo do século XX, que estará presente na mostra por meio de fotografias. Imagens de jornais de produções francesas, cujas cópias foram doada diretamente pelo pais do cinema, os irmãos Lumière, ao catarinense Frederico Guilherme Busch também estarão à disposição dos visitantes.

Ainda dentro do aspecto histórico da exposição, o público poderá conhecer os filmes documentários do pioneiro Armando Carreirão, que mostram Santa Catarina nas décadas de 1950 e 1960.

Entre objetos que fazem parte do acervo, documentação e patrimônio do MIS/SC, estarão na mostra pôsteres de alguns filmes premiados pelo Edital Catarinense de Cinema, dois projetores de 35 mm e um de 8 mm, videocassete, filmadoras, uma ilha de edição macintosh de 2001 (adquirida com recursos do edital de cinema), fotografias antigas, entre elas das gravações de O Preço da Ilusão e da primeira projeção em 3D de Santa Catarina, feita nos anos 1950, em Blumenau.

O público poderá conferir também algumas raridades e objetos de colecionador, como toca-discos, vinis, discos de cera, um aparelho de televisão telefunken, capas de LPs com trilhas sonoras de filmes que marcaram a histórica do Cinema mundial.

Além disso, uma pequena sala será montada dentro da exposição, com projeção de filmes para grupos mediante agendamento prévio. O público poderá conferir ainda a simulação de um set de filmagens com objetos originais.

::: O quê
Exposição Luz e Sombra: o cinema em Santa Catarina

::: Quando
- Abertura:
Dia 12 de julho de 2012, a partir das 19h30min

- Visitação:
De 13 de julho a 14 de outubro de 2012. De terça a sexta-feira, das 10h as 21h15min.
Sábados, domingos e feriados das 11h as 17h.

::: Onde
Sala de exposições do Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC) – Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis – SC.

::: Quanto
Gratuito

::: Informações
(48) 3953-2329

Bookmark and Share

Envie seu Comentário