Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Museu de Arte de Santa Catarina recebe exposição de Lair Bernardoni

09 de abril de 2013 0

Fotógrafa e escritora reconhecida internacionalmente, a catarinense que cruzou todas as fronteiras a bordo de seu talento, e ganhou o mundo na carona de uma Nikon analógica, fará a mais completa retrospectiva de sua carreira, de 12 de abril a 12 de maio, nos salões do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Florianópolis. A exposição Pinceladas de Luz 30 Anos de Fotografia reúne as melhores imagens, objetos e memórias de Lair Leoni Bernardoni ao longo de uma trajetória que já rendeu mostras individuais da Grécia ao Canadá, do Chile aos Estados Unidos; campanhas publicitárias; capas de livros, três livros de arte publicados; e um número sem fim de prêmios e homenagens. A curadoria da exposição é da escritora Christina Baumgarten, que assina o prefácio do livro homônimo, Pinceladas de Luz.

Enquanto o mundo se rendia à cultura pop, nos idos dos anos 80, Lair descobria sem prelúdios, na mais despretensiosa cena caseira, sua real vocação. Aos 44 anos, ao ajudar a sobrinha a provar o vestido de debutante, a tia-coruja não resistiu. “Ela estava sentadinha na minha cama, só com as anáguas fartas de tule, e com uma luz sobre o cabelo loiro. Paralisei. Era linda a imagem. Tomei a câmera e disse: não te move, eu vou te fotografar”, lembra Lair, que ao criar o vestido nunca imaginou o quanto ele alinhavava sua consagração. “Naquele momento eu estava mudando o ponteiro da minha vida. Foi tão mágico, tão fantástico, que eu não consegui terminar a prova da roupa. E pensava: é isso que eu sei fazer, é isso. Mandei o filme para revelar e quando abri o envelope vi que eram 36 fotografias absolutamente lindas. Joguei tudo para cima e saí correndo como criança, gritando: eu sou fotógrafa, é isso que eu sou”…

Desde então, tudo mudou para a “amarelinha” de São Francisco do Sul. Sua primeira imagem premiada, “Os mansos herdarão a terra”, foi um retrato espontâneo da filha, Geneviève, que não sem motivo abraçaria mais tarde a carreira da mãe. Com uma simbiose singular, Lair & Gene fazem par perfeito nos três livros de arte lançados até então por Lair Bernardoni: Girassol Giralua (que traz na capa a primogênita de Geneviève, Nicole); Pinceladas de Luz (que reproduz na capa sua primeira imagem premiada) e Asas Azuis, Poema Alado, coletânea de fotos e prosa poética em que uma Geneviève helênica parece moldada pelo pincel.

Serviço:

::: O quê:
Exposição Pinceladas de Luz – 30 Anos de Fotografia (Lair Bernardoni)

::: Onde:
Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) – Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis/SC

::: Abertura:
12 de abril de 2013, às 20h

::: Visitação:
de 13 de abril a 12 de maio de 2013. De terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.

::: Informações:
(48) 3953-2319/3953-2324
(Visitas mediadas devem ser agendadas com antecedência)

Entrada gratuita

Bookmark and Share

Envie seu Comentário