Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Tate modern

04 de dezembro de 2010 0

Gaugin. 2

Já comentei que sou viciada em beleza. Meu conceito de beleza é, graças a Deus, amplo. Não gosto apenas de coisas “comportadas” que se encaixam com facilidade no difícil conceito de “belo” . Em pintura, por exemplo, assim como me encanta a delicadeza de Renoir, sou fascinada pela loucura desvairada de Van Gogh e a outra, um pouco mais comportada, de Gauguin.
Quando estive em Londres havia uma exposição de Gauguin numa galeria chamada Tate Modern.
O título da exposição – Fazedor de mitos – lembra -  não sei se de propósito – um verso de Safo: Eros, tecelão de mitos.

Fazendo um parênteses: na mesma galeria estava exposta a obra de um chinês Ai Weiwei, patrocinada pela Unilever. Na antiga sala das turbinas ( a Tate modern era antes uma usina)espalharam 100 milhões de sementes de girassóis feitas de porcelana e pintadas à mão. Essa obra ganha em expressão quando se assiste ao filme que mostra como ela serviu para dar trabalho ( e dinheiro) a milhares de chineses do interior do país. Um belo exemplo a ser seguido.

Voltando a Gauguin, ele me fascina, não só pela arte mas pela vida revolucionária, rompedora de padrões, jamais acomodada.
Eu a conhecia contada por Vargas Llosa num livro muito gostoso – O paraíso na outra esquina – onde o autor alterna a narrativa da vida de Gauguin com a da avó do artista, Flora Tristán, uma revolucionária que lutava pelos direitos da mulher e dos trabalhadores.

Avó e neto, em momentos (claro) diferentes, ele mais decidido, ela mais sofrida, lutam com a mesma paixão pela liberdade. Como diria minha mãe: sangue não é água, ou, quem sai aos seus não degenera.

Falando em minha mãe, fiquei sabendo que um livro bem mais antigo que herdei dela- Um gosto e seis vinténs, de Somerset Maugham – também narra a vida desse artista. Comecei a ler. Depois comento com vocês. O do Vargas Llosa, eu recomendo muito.

Podia descrever e comentar os quadros que vi mas não sou especialista, estaria apenas repetindo o que pode se encontrado na Internet. Entrem no site e vejam a exposição.


Bookmark and Share

Envie seu Comentário