Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Moderna mitologia

14 de janeiro de 2012 0

Porque é verão e — oh! tragédia! — apesar das corridas e caminhadas engordei dois quilos, andei meditando sobre deuses.

Os gregos ( cheios de defeitos) sempre foram mais fáceis de entender do que o Deus cristão mas todos são relativamente fáceis de contentar. Chegadinhos a um agrado, tirando o caso de Jó ( exceção que confirma a regra) jamais puniram seus aduladores.

Deuses e deusas modernas, porém, fazem o contrário: atacam os que lhes são mais dedicados.

Em 2003 a americana Kate Finn morreu em razão de uma obsessão por comer de forma saudável. No início, os médicos a diagnosticaram como portadora de anorexia. Ela não se identificou com o diagnóstico: não tinha compulsão por ser magra, apenas queria ser saudável. Evitava alimentos que contivessem agro-tóxicos ou conservantes ou fossem preparados de forma incorreta ou tivessem qualquer elemento que pudesse ser considerado pouco saudável. Porque lhe sobraram pouquíssimas opções, morreu de inanição.

Kate morreu por cultuar a Saúde.

Sua doença é apenas uma das muitas elencadas sob o nome genérico de Transtornos Alimentares

Embora os mais conhecidos sejam a anorexia e a bulimia, hoje se identificam muitos outros Transtornos— vigorexia ( obsessão por exercícios físicos) e ortorexia (a doença de Kate, obsessão por dieta sadia) , alcohorexia ( TA combinado com abuso de álcool).

No culto à Beleza, quantos morreram em cirurgias plásticas desnecessárias. 

Felizmente parece que passamos pela pior fase, a do desconhecimento. Hoje, podemos identificar com mais exatidão esses problemas e tratá-los.

O assunto é sério, mas, afinal de contas é verão, e há que brincar um pouco. Já que a deusa da Magreza pune os que a cultuam demasiado,  sintam-se à vontade para mais um sorvetinho …

Bookmark and Share

Envie seu Comentário