Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Diário de uma busca

26 de dezembro de 2012 2


 Acabei de assistir ao Diário de uma busca, documentário de Flavia Castro sobre o pai, Celso Castro, militante político falecido em 1984 por razões e de uma forma que nunca ficaram esclarecidas. Estou, como sempre, atrasada. O filme passou há vários meses,  ganhou vários prêmios. Não foi por falta de interesse que não o vi antes, apenas não estava no lugar certo no momento certo.

 Não conheci o Celso. Fui amiga íntima de uma irmã dele, Jussara, também já falecida. Falei sobre ela aqui nesse blog, quando morreu. Conheço todas as irmãs do Celso.  Conheci sua mãe, poeta ganhadora de vários prêmios, mulher corajosa que foi adiante apesar de ver morrer dois filhos. Assisti ao filme com olhos de irmã, mas não de cega. Assisti ao filme com a isenção possível e digo que, talvez por ser o contrário do que poderia ter sido, ele é muito bom, mereceu os prêmios que ganhou. Não se trata de endeusar os sofrimentos de um militante político ou de justificar uma morte jamais justificada, trata-se da dor de uma filha querendo saber do pai que por duas vezes partiu.

Ainda que não solucione mistérios ( não é o objetivo) o filme comove pelo  que revela. Comove por mostrar que o heroísmo muitas vezes está na coragem singela de aceitar quem somos, na difícil tarefa de amar nossa família apesar de e não em razão de. Comove porque fala de nós  lutando, cada um ao seu jeito,  por um pouco de felicidade e compreensão.

Parabéns, Flávia. Não te conheço pessoalmente mas, como tua tia emprestada ainda que desconhecida e como brasileira, estou orgulhosa.

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • Angela Warlet diz: 27 de dezembro de 2012

    Ana, agradeço a dica!
    Vou ver se assisto, este não consegui,bem sabes que sou cinéfila!

  • Bruna diz: 8 de fevereiro de 2013

    Baixar o Documentário – Diário de Uma Busca – http://murl.kz/aUoS9

Envie seu Comentário