Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Manuela tira licença para disputar eleição

28 de junho de 2012 27

Mais votada entre os deputados federais do Rio Grande do Sul, a candidata Manuela D´Ávila (PCdoB) irá licenciar-se do mandato para enfrentar a disputa eleitoral em Porto Alegre. Deve retornar apenas após o pleito. Em seu lugar assume Vicente Selistre (PSB). A deputada foi a primeira a registrar sua candidatura na Justiça Eleitoral. Ela compareceu ao cartório no início da tarde.

Manuela tira licença para concorrer

Foto: Dani Barcellos / divulgação

Comentários (27)

  • Chicão diz: 28 de junho de 2012

    Peço perdão pela pergunta, pois sinceramente não sei, mas a licença que a deputada solicitou também ela deixa de receber salários ou não?
    Pergunto, haja vista que, se não me engano, no serviço público o servidor pode pedir uma licença de dois anos, que se intitula "Tratamento de Interesses", no entanto, não recebe provento algum.
    Por acaso seria o mesmo critério?
    Obrigado, André Machado, se tu puderes me esclarecer esta dúvida.

  • Carlos Jacob diz: 28 de junho de 2012

    Essa aí é outra que tem sede de poder. Não tenho dúvidas que se aliaria com Maluf, Collor e cia pra chegar a QUALQUER cargo!!
    Os jovens não esquecem que Manuela quebrou o DCE da UFRGS com pagamentos altamente suspeitos. Quem roba pila roba mil pila, já dizia o ditado. Ana Amélia infelizmente entrou no mesmo saco.

  • Ari Nunes diz: 28 de junho de 2012

    PARABENS MANUELA!!!

  • Flavio BR diz: 28 de junho de 2012

    Prezado André! Na próxima entrevista com a candidata, gentileza perguntar sobre seus planos ou projetos COMUNISTAS para implementar em POA (caso eleita).

  • wolney diz: 28 de junho de 2012

    Já fiz a mesma pergunta para várias pessoas e até hoje nao tive resposta, talvez contigo eu consiga - Onde e quando esta guria trabalhou,que condicoes ela tem para administrar uma cidade. Que eu saiba ela se formou em jornalismo, nunca exerceu e foi logo para esta mamata da política.

  • ney motta diz: 28 de junho de 2012

    Deve retornar apenas após o pleito...
    Não necessariamente, comentarista da RBS, se ela vencer não retorna. Oh, torcida...

  • Cesar Zen diz: 28 de junho de 2012

    Sim, evidentemente que sim. E para confirmar isto a própria Manuela disse que pediu licença porque precisa se dedicar de maneira integral à campanha e não seria justo receber salário neste interim.

  • Chicão diz: 29 de junho de 2012

    Prezado André Machado, grato pela informação.
    Interessante a tua observação ao sr. Wolney, comparando o currículo de Manuela com o do ex-governador Collares.
    Nesse aspecto tu tens razão, mas há um porém, na minha opinião:
    Quando o Collares foi eleito, o PDT era um partido muito forte no Estado. Havia um quadro político à disposição para compor as secretarias, pessoas de renome, alguma qualificadas, enfim, o PDT também detinha consigo inúmeras prefeituras no Rio Grande do Sul.
    Havia uma experiência administrativa do partido que Collares poderia utilizar, além de ter as orientações do Brizola quando necessário.
    O que o PCdoB oferece à Manuela em termos de pessoas conhecidas para ajudá-la na administração do Estado?
    Qual a experiência do PARTIDO em prefeituras?
    Certamente haverá uma salada de siglas na prefeitura e com diversas tendências ideológicas, desde as mais radicais até às moderadas, afora a questão comunista em si.
    Manuela não dispõe de referências dentro do PCdoB e não possui gente qualificada em número suficiente para elaborar um secretariado à altura de uma capital como Porto Alegre.
    Claro que atualmente as alianças entre os partidos, ao meu ver, imorais, espúrias, uma vez que aquela união venceu as eleições haverá uma distribuição de secretarias entre os "aliados", diretorias, segundo e terceiro escalões, o que estamos acostumados a ver, mas um pessoal com a mesma tendência política e uma oferta maior de gente com capacidade administrativa para compor a prefeitura.
    Manuela não tem este contingente, e traz consigo uma sigla arcaica, retrógrada, ultrapassada, um pensamento que o tempo esboroou e quer revivê-la a todo custo.
    Tenho sérias dúvidas sobre a Manuela sendo eleita como conseguirá administrar a nossa cidade pela carência de recursos humanos, pela inexperiência partidária nesta área e, lógico, por ser comunista, mesmo que seja uma pseuda comunista, não importa, mas poderá querer implementar um que outro detalhe deste regime na prefeitura, certamente de encontro ao pensamento da maioria dos gaúchos!

  • Fernanda diz: 29 de junho de 2012

    Sobre ser comunista e o que isso significa, é publico e, aos que realmente buscam informação, esta no canal do YouTube da deputada.

    Sobre a licença, é nao remunerada. Quanto a Maluf, collor... Melhor pergunte ao PT. E o PDT pode Tb falar sobre suas ideologias e sobre Maluf, afinal, levou o PP.

    Se buscam sobre o trabalho da parlamentar, melhor buscarem informação antes ou correm o risco de passarem vergonha por sequer saberem onde buscar o que há anos é publico.

    Parabéns pelo blog, Andre.

  • Chicão diz: 29 de junho de 2012

    Não considero "vergonha" perguntar o que não se sabe ou onde não saber procurar as respostas, o que dá na mesma.
    Melhor demonstrar humildade que arrogãncia, prepotência, como em certos comentários de sectários que não gostam de ver seus semideuses pressionados pelas dúvidas dos eleitores.
    Mais a mais, o que um político diz não é de se dar crédito, ao contrário, eles são useiros e vezeiros em mentir, enganar, ludibriar, iludir, prometer, e depois de alcançado seus objetivos que é o poder, simplesmente virarem às costas àquelas pessoas que elegeram o tal candidato.
    Em princípio, eu e milhares de eleitores não queremos saber sobre as idéias comunistas da Manuela porque conhecemos o regime que ela pertence. Não será agora divulgando um neocomunismo "mais brando, democrático, inovador", que vai alterar o passado, ledo engano.
    Mais uma vez o povo vai se decepcionar se eleger postulantes à função de prefeito que tentam alterar o curso da história, modificar os registros que comprovam o comunismo ter ocasionado a morte de mais de CEM MILHÕES de pessoas, miséria, atraso, prisões, perseguições, enfim, um regime que deveria ser eliminado da face da Terra como o nazismo, haja vista não haver diferença entre ambos em crueldade e humilhação ao ser humano!
    Por outro lado, eu havia dito em comentários anteriores que discordo da união entre partidos por considerá-la imoral, espúria, mas é o que hoje a política nacional se caracteriza.
    Quanto ao PP, o PCdoB bem que tentou a junção com este partido, o PP, de Maluf, sim, por intermédio da senadora Ana Amélia que não logrou êxito na sua intenção.
    Quer dizer, se fosse agora aliado do PCdoB, o partido do Maluf seria bem-vindo, como não foi possível é mal visto e criticado!
    Quanta contradição e incoerência!
    Por essas e outras que a Manuela não traz nada de novo, pois segue os mesmos tradicionais passos de uma política interesseira, fisiológica, interessada somente no poder, palavrório inócuo e recheado de promessas falsas que não cumprirá, tornando-se mais uma frustração para os eleitores.
    Enfim, é público que de fato a deputada Manuela nada fez para o povo gaúcho, uma atuação pífia como parlamentar, razão pela qual não há o que buscar e onde se achar quais foram os projetos da deputada e o seu trabalho no Congresso Nacional!
    A vergonha é da deputada que quer ser prefeita sem apresentar qualquer resultado positivo como representante dos gaúchos na capital federal, e não dos cidadãos que residem na capital Riograndense.

  • Gustavo diz: 29 de junho de 2012

    Atitude correta, mostra que esta guria leva o dinheiro público a sério. Sobra ainda o prefeito, que vai receber salário pago do nosso bolso para ser candidato, baita falcatrua.

  • Sergio diz: 29 de junho de 2012

    Todos os candidatos deveriam agir assim. A Manuela dá um passo à frente dos outros, inclusive do prefeito, que deveria se afastar para evitar o uso da prefeitura na sua campanha.

  • Aline diz: 29 de junho de 2012

    Atitude honrada e honesta da Manuela. Está de parabéns a deputada. Pedir licença não remunerada = sem receber salário é consequência do seu compromisso com a coisa pública. Wolney os projetos da deputada Manuela estão no plano de governo que foi apresentado essa semana. Chicão acho que estás exagerando: Manuela é do Partido que faz parte da base do governo Lula/Dilma, do parttido que trouxe a COPA do Mundo e as Olímpiadas para o Brasil - garantindo, inclusive, meia-entrada para estudantes e idosos - do partido que tem o Senador Inácio Arruda e a Senadora Vanessa, do partido da Abgail Pereira que não tem medido esforços para colocar o nosso Estado na rota do turismo nacional e internacional, do partido faz o maravilhoso carnaval de Olinda (PE) sob a administração da Luciana Santos, do partido que foi protagonista na aprovação de matérias importantes para o povo brasileiro como a da PEC da Juventude que teve relatoria da Dep. Alice Portugal e dos 10% do PIB para a educação...passaria a manhã citando grandes e bons exemplos da intervenção dos comunistas na administração pública, mas não o farei. Ressalto ainda que em nosso sistema de governo, estes são construídos por diversas correntes que se unem em torno do memso projeto.Por tanto além de contar com a competência de quadros preparados do próprio partido, a Manuela contará com a contribuição dos quadros dos partidos aliados que embora tenho ideologias próprias, compõem uma unidade em torno de um projeto que peza pela criatividade, participação e qualidade de vida.Acho que exagera também quando fala do partido da Manuela. O PCdoB tem orientação ideológica marxista-leninista,e é público o seu compromisso com o fortalecimento da nação. Seus documentos também são públicos e estão disponíveis no site.É um partido que completou 90 anos de luta pela nação e pelo povo brasileiro. O partido que mais perdeu vidas em nome da democracia desse país! Penso que devemos ser mais justos com as pessoas que sacrificaram sua vida para construir o ambiente democrático que vivemos hoje. Manuela faz parte dessa história.

  • Leonardo diz: 29 de junho de 2012

    Tá aí uma política que eu adimiro. Muita honestidade da parte dela, pedir licença remunerada pra fazer campanha. Coisa rara nos dias de hoje. O Fortunati, por exemplo, disse que não vai se licenciar da prefeitura, sabemos que não vai conseguir conciliar as duas atividades, logo uma será prejudica e com certeza não será a campanha eleitoral, sobrará para a gestão da cidade.

  • Leonardo diz: 29 de junho de 2012

    Onde escrevi licença remunerada, leia-se LICENÇA NÃO REMUNERADA.

  • Chicão diz: 29 de junho de 2012

    Aline, obrigado pelo texto e informações prestadas.
    Mas também exageraste, vamos e venhamos, ao teres escrito que a Manuela faz parte desta história do PCdoB de 90 anos!
    Quanto às vidas de pessoas ligadas a este partido que foram dadas em nome da democracia, esta é a tua versão, Aline, pois a história verdadeira era a implantação de uma ditadura nos moldes daquela que o Lenin e seus companheiros impuseram à Rússia, advinda do Proletariado, da luta de classes que Marx havia mencionado em seus escritos.
    Mais a mais, o comunismo não admite o Estado, mas uma organização que comanda o povo e determina como o País age interna e externamente.
    Manuela comunga deste pensamento?
    E, tenho para comigo, que este pessoal que escolhe siglas partidárias que dão a entender ser populares, e conquistarem os votos dos mais necessitados berrando palavras que querem ouvir, por que optam pelo comunismo, socialismo, que não deu certo em lugar algum deste Planeta?!
    Por que a Manuela não criou o seu próprio partido, se ela se julga tão moderna?
    O seu slogan de campanha dizendo, "soluções novas para velhos problemas" , eu inverteria para, "ultrapassadas soluções para novos problemas, você acredita nisso"?
    Mesmo assim, agradeço esta consideração que fui alvo sobre as obras do PCdoB, que tem lá seus problemas com o PCB sobre esta trajetória que alega de 90 anos, além de ter sucumbido à doença da atualidade que foi ter um ministro demitido por corrupção, portanto, o PCdoB não traz as soluções para os problemas atuais, haja vista não ter encontrado meios de se ver livre das tentações do poder, exatamente como seus líderes no passado, há cerca de 95 anos, quando subjugaram o povo soviético e impuseram um regime de terror, de genocídio, fome, miséria, medo, perseguições, prisões (Gulags), delações, e direitos individuais e civis ignorados!
    Não acredito que o PCdoB tenha rasgado seu estatuto e passou a adotar o capitalismo, que a Manuela tão bem o representa, a democracia, haja vista ter neste regime somente ditadores, e consideração pelo povo, se a história registra milhões de mortos e outros milhões de fome!
    Assim foi e é em Cuba, Coréia do Norte, China, Vietnã, Camboja, a Rússia, que mascara ao mundo uma democracia falsa.
    lamento que a Manuela tenha escolhido ser comunista. Acredito que alguém deva tê-la mal informado sobre o que era este regime, e ela acreditou na mentira torpe e sórdida que lhe contaram.

  • Paulo Bento Bandarra diz: 30 de junho de 2012

    Pois é, se eu pedisse para não receber o meu salário no mês seguinte não teria dinheiro para comer. Quanto mais para fazer alguma campanha ou viajem. Como dinheiro não cai do céu, sai de algum lugar.

  • Paulo Bento Bandarra diz: 30 de junho de 2012

    Aline deveria nos segredar porque o partido comunista cubano que Manuela tanto admira, ou o partido comunista da Coréia do Norte, tantas vidas perdeu para impedir a democracia naqueles países escravizados até hoje pelo partido único. E podia nos mencionar apenas um comunista do PCdoB que morreu por democracia no Brasil. Seria capaz de encontrar este nome? As vozes que aqui gorjeiam nunca gorjearam pelos de lá! É dura a gente não poder falar a verdade, não é Aline?

  • Aline diz: 2 de julho de 2012

    Chicão quem perdeu a vida foram os comunistas e querem retirou foi a ditadura implantada em 1964! Aliás, falando em ditadura, porque não nos diz se o prefeito Fortunati defende a implantada durante o Estado Novo. Perguntas ideológicas são direcionadas apenas para Manuela por quê? A história é contada por quem domina. E a história verdadeira é que militantes comunistas estiveram na linha de frente e tiveram suas vidas ceifadas e sua juventude tolhida, para garantir o retorno de uma liberdade democrática que foi interrompida por militares, a serviço de interesses de minorias e do imperialismo norte americano. Naquele momento queriam impedir reformas estruturais, propostas pelo Jânio, porque assim como hoje, essa mesma elite não quer dividir a riqueza. Da forma que você coloca parece que foram os comunistas que se suicidaram, ou que estavam por trás da chacina da Lapa por exemplo. Acho que cada país deve ter a liberdade de construir sistemas que melhorem a vida do seu povo. E todos certamente terão equívocos, construídos por seres humanos, passíveis de falhas que são. A cada escolha uma renúncia. Ademais qualquer experiência de governo necessita de investimento. O que o PCdoB propõe é o socialismo com a cara do Brasil. Respeitando a diversidade de nossa cultura e do nosso povo e do nosso território. Mas tem gente desconhecem o verdadeiro significado das coisas e há aqueles que distorcem mesmo, por que possuem interesses próprios. A história não é estática, quando digo que a Deputada Manuela D’Ávila faz parte da história de 90 anos do PCdoB é óbvio que me refiro à construção do presente e do que isso significará para as pessoas com um legado que prioriza as pessoas e não correntes partidárias. Abç

  • Ana Júlia diz: 2 de julho de 2012

    O PTB que apóia Fortunati não foi o mesmo que implantou a ditadura com o Vargas? Tá na hora da gente parar de se preocupar com o país dos outros e olhar mais pra nossa cidade. Será que eles vão implantar uma ditadura na gestão da cidade? Ou será que já não implantaram? Porto Alegre é de fato uma cidade democrática? O acesso a cultura, ao lazer, e aos serviços/direitos básicos como saúde e educação são democratizados? Acho que é com a efetivação de nossa democracia que temos que nos preocupar. Somente a existência de eleições diretas não significa que há um ademocracia plena. Tá na hora de democratizar a cidade. Abraço

  • Aline diz: 2 de julho de 2012

    Paulo, me diga quanto a deputada defendeu a Coreia do Norte. Reforço com vocês que o debate aqui é Porto Alegre, eleições municipais. Ou, então, podemos falar sobre o capitalismo, esse sistema que cada vez que entra em crise gera uma guerra mundial. PDT e PT têm ideologias muito próximas ao PCdoB. Portanto, um pouco menos de demagogia nos comentários. Desviar o foco dos problemas e das propostas da cidade dá a impressão de que desconhecem a realidade ou, pior, que querem mesmo é ignorá-las pela incapacidade de gestão demonstrada nos últimos anos.

    Sobre a ditadura, Paulo, precisas conhecer um pouco mais da história do teu país. Mas, para poupar teu tempo, seguem alguns:
    Ângelo Arroyo. Armando Frutuoso, Áurea Elisa Pereira Valadão, Carlos Danielli, Dinaelza Coqueiro, Dinalva Oliveira Teixeira, Fernando Santa Cruz, Helenira Rezende de Souza Nazareth, Padre Henrique, Jana Moroni Barroso, Jarbas Pereira Marques,
    João Batista Drummond, João Leonardo da Silva Rocha, Lincoln Bicalho Roque, Lincoln Oest, Lúcia Maria de Souza, Luis Guilhardini, Luiza Augusta Garlipp, Maria Célia Corrêa, Maria Lucia Petit, Maurício Grabois, Miguel dos Santos, Osvaldo Orlando da Costa (Osvaldão), Pedro Pomar, Rui Frazão, Sueli Yomiko Kanayama, Telma Regina Corrêa, Valquíria Afonso Costa, Sônia Maria de Moraes Angel Jones, Soledad Barret Viedma, Ana Maria Nacinovic Corrêa,IARA IAVELBERG,LÍGIA MARIA SALGADO NÓBREGA, Mario Alves de Souza Vieira, JOSÉ RAIMUNDO DA COSTA. ABÇ

  • Elizabeth diz: 3 de julho de 2012

    Muito bem Manuela! Parabéns mesmo viu, adoro você. Voto de olho fechado Um abraço e boa sorte.

  • Chicão diz: 5 de julho de 2012

    Prezada Aline,
    Obrigado mais uma vez pela tua resposta.
    Tu tens sido gentil e atenciosa para comigo, comprovando que podemos pensar diferente, mas temos que ser educados e respeitosos.
    Desta forma, tu está me dando a tua versão sobre os militares no poder e a reação que houve por parte dos comunistas quanto ao regime que foi implantado no Brasil, em 1.964.
    Em princípio, parabéns, Aline, pela verdade dita sobre quem foram os que lutaram contra os militares, os comunistas, que, complemento ao declarar ter sido esta revolta em face da intenção deles de quererem instalar no País uma ditadura estilo cubana, razão pela qual citaste uma série de nomes que tombaram nesta guerra impetrada por este pessoal.
    Lamento profundamente que, às vezes, os meios adotados para se conseguir a confissão ou informações sobre os guerrilheiros, as torturas, eu jamais vou concordar com esta humilhação incomparável ao ser humano, no entanto, o mesmo não digo a respeito dos que tombaram em luta contra as Forças Armadas à base de arma em punho e atirando para matar!
    Foi uma escolha desse pessoal rebelar-se não só contra o regime imposto, mas contra a sociedade que não aceitou a proposta da esquerda para aderir à revolução que os comunistas queriam implantar no Brasil, continuando a trabalhar, estudar, viajar, mantendo suas ocupações e assim por diante.
    Quanto à liberdade que tu mencionas, Aline, certamente não reside no comunismo o exemplo a ser seguido, vamos e venhamos, haja vista não haver esta condição nos países que aderiram este regime de exceção do século passado até hoje!
    Portanto, questionar a Manuela é, ao meu ver, uma obrigação, pois queremos saber quais são as suas idéias com relação ao que o comunismo empregava contra o cidadão e à coletividade, a ponto que faliu, produziu milhões de mortos, fome, miséria, cerceamento de liberdades, atraso... enfim, o que já sabemos e que há anos a história registra e que não pode ser desmentido através de versões que tentam minimizar os males causados.
    Ao final, escreveste que a Manuela propõe um socialismo "com a cara do Brasil"(!?).
    Bom, acho difícil, pelo simples fato do quanto o povo brasileiro é heterogêneo, o quanto somos diferentes de um Estado para outro, o quanto carecemos de cultura para saber o que é um socialismo ou comunismo.
    Se a Manuela agora fala de socialismo, esta corrente de pensamento é diferente do comunismo, pois anula as individualidades, tornando-nos cidadãos amorfos, sem identificação, algo que espanta se instaurado no País e, sobre o comunismo, é a ausência do Estado, que será comandado por quem?
    E nossas instituições? Judiciário? Representatividade no Exterior?
    Olha, Aline, a verdade é que a Manuela escolheu mal a sigla para disputar um cargo administrativo.
    Até que para deputada federal, tudo bem, mas dirigir uma prefeitura com esses pensamentos voltados ao passado e à utopia, dificilmente vamos ter algo concreto em benefício da população, da cidade, do município.
    Umm fraterno abraço.

  • Paulo Bento Bandarra diz: 5 de julho de 2012

    Aline levou uma lavagem cerebral daquelas. Estes que você mente descaradamente de que lutaram contra a ditadura o fizeram para tentar colocar uma FARCs no Brasil, pelo menos, objetivando colocar o regime cubano aqui, de onde eram treinados militarmente e ideologicamente. Até hoje apóiam as FARC colombianas, a ditadura cubana e a ditadura norte-coreana. Mas compreendo que não é possível um comunista falar a verdade de ontem e de hoje, pois desmascara na hora a mentira repetida exaustivamente. Um valor que nunca tiveram desde o manifesto comunista que "assombrava a Europa"! Ou a derrubada de Batista em Cuba pela forças populares traídas pelos comunistas ao assumirem o poder e fuzilarem as demais lideranças. Os vozes que aqui gorjeiam jamais gorjearam pelos de lá! Onde a tortura e a eliminação sumária corria solta. Podia mandar você estudar, mas o problema não é este, é de honestidade e valores. Eram os terroristas do bem querendo impor a ditadura do bem.

Envie seu Comentário