Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Campeões do 30º Festival de Dança retornaram ao palco do Centreventos para encerramento

29 de julho de 2012 5

Querido pelo público e almejado pelos bailarinos, a Noite dos Campeões do Festival de Dança de Joinville é sempre um espelho do que de melhor passou pela Mostra Competitiva. No sábado, e último dia do evento, os vencedores subiram novamente ao palco sem o peso da disputa, guiados pelo tom da comemoração que norteou toda a programação da 30ª edição.

GALERIA: confira mais imagens da Noite dos Campeões

As honras da casa foram feitas pela Companhia Pavilhão D, de São Paulo, campeã do Grand Prix Brasil Festival de Dança de Joinville em Paulínia. O elenco de homens que brilhou com "Estados de Atenção" em 2011 abriu a sequência de vitoriosos trabalhos com o inédito "Pietrasanta", outra criação de Andrea Pivatto.

A noite levou à Arena do Centreventos Cau Hansen 26 apresentações que arremataram a primeira colocação entre as 58 categorias presentes neste ano.

Como já era de esperar, por mais uma vez o balé clássico de repertório reinou entre os gêneros de melhor desempenho, com nove coreografias campeãs, seguido pelo balé clássico livre, sapateado, danças populares, dança contemporânea e jazz. As danças urbanas ficaram de fora da Noite dos Campeões, pois não obtiveram primeiros colocados na edição deste ano.

Joinville predominou nos trabalhos de danças populares e também foi a única cidade catarinense a subir no topo do pódio do Festival com duas coreografias. Ambas são criações da coreógrafa Elisiane Wiggers - indicada para o prêmio Coreógrafo Revelação -, responsáveis por levar os grupos escola Pedro Ivo Campos e a Posiville para a Noite dos Campeões.

Os trabalhos se destacaram pelo capricho nos figurinos e pela fidelidade na representação cultural.
Os prêmios extras deste ano ficaram para o Grupo Folclórico Polonês de Erechim, de Erechim (RS), como Melhor Grupo; Edson Barbosa, do Grupo Cultural de Dança Ilha, do Rio de Janeiro (RJ), como Melhor Bailarino; Luana Domingues Espíndola, do Instituto de Orientação Artística, de Jundiaí (SP), como Melhor Bailarina; Ivan Sehnem Duarte, do Conservatório Brasileiro de Dança, do Rio de Janeiro (RJ), com Prêmio Revelação; e Matheus Brusa, de Caxias do Sul (RS), como Coreógrafo Revelação.

Nome também apontado para Melhor Bailarino, Adhonay Soares, do Centro Cultural Gustav Ritter, recebeu indicação para a seletiva sul-americana do Grand Prix de Lausanne. A bailarina Bianca Teixeira, que estreou no Festival de Joinville neste ano, levou a indicação para o Youth America Grand Prix (YAGP), de Nova York.

Comentários (5)

  • Lane diz: 29 de julho de 2012

    Muito boa tarde!!!

    Parabéns ao AN pela transparência e profissionalismo com que veicularam o evento, mais precisamente a Noite dos Campeões!!

  • Claudio diz: 30 de julho de 2012

    Mais uma vez o FESTIVAL DE DANÇA foi um show um verdadeiro espetáculo, parabéns a todos envolvidos, principalmente os campeões, porém na minha modesta opinião o premio de "melhor grupo" foi injusta, pois dentre os grupos campeões foi o menos empolgante.

  • Rafaela diz: 30 de julho de 2012

    Boa tarde, gostaria de saber se já existem vídeos de todas as apresentações da Noite dos Campeões!

  • Rafaela Mazzaro diz: 31 de julho de 2012

    Oi, Rafaela. Essa questão vc deverá fazer para a organização do evento, via http://www.festivaldedanca.com.br. Obrigada pelo contato

  • Lane diz: 2 de agosto de 2012

    Bom diaaaaaaaaaaaa!!

    Como já citado acima, deve ter sido muito empolgante mesmo a apresentação do grupo favorito da platéia organizada, ficou ainda mais empolgante com o desempenho do grupo na 5ª Noite Competitiva...hehe!!

Envie seu Comentário