Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2012

Começa pelo Itinga série de inaugurações da Secretaria de Educação de Joinville

29 de fevereiro de 2012 0

Uma série de obras de reforma realizadas nas escolas municipais de Joinville começa a ser entregue a partir desta quinta-feira. A primeira escola a receber a comitiva da Secretaria de Educação e autoridades é a Escola Municipal Professora Lacy Luiza da Cruz Flores, no bairro Itinga. As atividades marcam a primeira de 10 inaugurações de obras em escolas e CEIs de Joinville alusivas aos 161 anos da cidade. Toda a comunidade escolar está convidada para prestigiar o evento, a partir das 9h.

Na atividade desta quinta estão confirmadas duas apresentações culturais dos alunos. Na primeira delas, quem sobe ao palco são os alunos do programa de Dança na Escola, que vão apresentar a coreografia “Viagem à Itália”, da coreógrafa Nanci Rosa. Em seguida, é a vez da música “Sementes do Amanhã”, interpretada pelos alunos das turmas dos primeiros anos.

Próxima inauguração

Dando continuidade às comemorações do aniversário de 161 anos de Joinville e a série de eventos, a próxima atividade será no bairro Fátima, onde, no sábado (3/3), serão inauguradas as obras de melhorias na Escola Municipal João de Oliveira.

Área de lazer no Saguaçu será inaugurada na sexta

29 de fevereiro de 2012 7

A comunidade do bairro Saguaçu recebe uma nova área de lazer nesta sexta-feira, a partir das 19 horas. A inauguração da área faz parte das comemorações dos 161 anos de Joinville. A obra, realizada por meio do Orçamento Participativo (OP), ocupa uma área de 5.460 metros quadrados e representa um investimento de R$ 312.584,96.

A praça conta com uma pista de skate, academia da melhor idade, parquinho e bicicletário. Além do paisagismo e calçada no entorno. Comunidade e autoridades estarão presentes na entrega, que será realizada pelo prefeito Carlito Merss.

A praça recebe o nome de Alídio Pohl, em homenagem ao projetista que dedicou 40 anos de serviços prestados a administração pública municipal. A área vai atender aos moradores dos bairros Saguaçu, Bom Retiro, Santo Antônio, América, Glória e Centro. Mesmo antes da inauguração, a comunidade usa o local para fazer caminhadas, exercícios físicos, o parquinho e, principalmente, a pista de skate.

A obra envolveu a Conurb, o Ippuj, a Secretaria Regional do Iririú, a Secretaria de Infraestrutura Urbana, a Fundema, a Felej e a Unimed – que patrocina os equipamentos para a academia da melhor idade.

Fundamas comemora 45 anos com festa no Parque da Cidade, em Joinville

27 de fevereiro de 2012 0

A Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas) completa 45 anos no dia 8 de março, véspera do feriado. As comemorações de aniversário acontecerão no Parque da Cidade, no setor Sambaqui, e faz parte da programação dos 161 anos de Joinville. Haverá apresentações culturais e artísticas, serão oferecidos serviços sociais à população e, para encerrar, a Prefeitura traz o show nacional com o Grupo Nenhum de Nós.

A festa começa a partir das 14h. As oito unidades Fundamas estarão representadas por estandes, onde cada uma vai expor seus cursos e oficinas e materiais produzidos pelos alunos, como por exemplo: peças de roupas, utilidades de marcenaria e até uma exposição de hardware.

Como a instituição foi fundada em 1966, também está sendo produzida uma exposição fotográfica contando como foi à construção das primeiras unidades, entre elas o Cesita, localizado no bairro Itaum.Durante o dia, serão oferecidos à comunidade alguns serviços sociais como corte de cabelo, aferição de pressão arterial e manicure artística, acompanhados por professores dos respectivos cursos e alunos que vão auxiliar as atividades do dia.

Na parte cultural, terá o musical “Ao Som”, uma mistura de instrumentos convencionais e alternativos; o monólogo “Florisbela”; a banda Smokers; e apresentação de dança de rua com o grupo “Maniacs Crew”; premiado em 1º lugar no 29º Festival de Dança de Joinville.E para encerrar, o público poderá prestigiar no Parque da Cidade o show nacional com a banda Nenhum de Nós, marcado para às 20h30. Toda esta programação será transmitida ao vivo pela equipe da Webrádio Fundamas Casa Brasil, que estará entrevistando pessoas e os artistas que passarem pelo local.

Coronel Bedin declara seu amor a Joinville

27 de fevereiro de 2012 4

Durante quatro anos e meio, ele esteve à frente do 8º Batalhão da Polícia Militar em Joinville e criou uma grande rede de relacionamento na comunidade. O coronel Edivar Antônio Bedin hoje comanda a 4ª Região de Polícia Militar, em Chapecó, no Oeste do Estado. Mas no relato abaixo confessa sentir saudades da cidade que um dia o acolheu. Confira a declaração que ele faz a Joinville às vésperas do 161º aniversário da cidade.

“Cheguei em Joinville no dia 9 de abril de 2007, quando assumi o comando do 8º BPM. Passei o comando em 18 de Agosto de 2011. Morar em Joinville quatro anos e meio foi um privilégio, a melhor parte da minha história, principalmente pelas amizades, relacionamentos e convivência. Tenho dificuldade para descrever sentimentos, em especial, quando se relaciona com a cidade onde vivi os melhores dias da minha vida. Agora, o sentimento que predomina é saudade.

Todos temos uma cidade de nascimento. Eu tenho uma de renascimento: Joinville. Minha nova terra natal, a minha “Pátria”. Por ela tudo fiz, e tudo faria novamente.

Conhecer Joinville foi uma das melhores coisas que me aconteceu. Entendi o significado de “ser bairrista” e, sem constrangimento afirmo, me tornei um.

Joinville não tem imigrantes, nem “estrangeiros”, quem mora nela se torna joinvilense nato em pouco tempo.
É uma honra poder desejar – e ter vocês transmitindo – os votos para que Joinville continue cada vez melhor, acolhedora, que progrida com justiça social e que continue sendo a cidade mais segura do Estado”.

Ponte Charlot será inaugurada no dia 8, em Joinville

27 de fevereiro de 2012 17

Será no dia 8 de março a inauguração da passarela que fará a ligação da Câmara de Vereadores com o Centreventos, na rua Hermann August Lepper com a avenida Beira-rio, sobre o rio Cachoeira. O evento, marcado para 10 horas, faz parte das comemorações dos 161 anos de Joinville. As obras estão na reta final.

Nesta quarta-feira, 29, a base para o piso da passarela será concretada. Os trabalhos seguem após longarinas de aço (que formam a base da passarela) terem sido ajustadas com a inclinação adequada e apoiadas sobre as cabeceiras de concreto. Concluída a secagem do concreto, os apoios laterais serão implantados e a passarela receberá a pintura. Por fim, as cabeceiras, serão urbanizadas e ajardinadas.

A obra será batizada como Ponte do Charlot. O nome é uma homenagem a Charles D´Olenger, pseudônimo do advogado Carlos Adauto Vieira, que por mais de três décadas retratou em livros o cotidiano de Joinville e ainda hoje é articulista de “A Notícia”. O advogado foi um dos primeiros a defender a necessidade de uma ponte para ligar as duas margens do rio Cachoeira. “Já recebi muitas homenagens de entidades, mas do Poder Público é a primeira. E para mim é muito especial, pois essa ponte representa parte da história da minha vida”, revelou o eterno Charlot.

A passarela é uma reivindicação antiga da comunidade e dos servidores da Câmara de Vereadores e do Fórum e da Justiça Federal. O projeto, que foi elaborado pelo IPPUJ (Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville), prevê uma passarela de 35 metros de extensão (um vão de 25 metros sobre o rio Cachoeira e mais cinco metros de cabeceiras de cada lado), um miniboulevard com bancos para os usuários. O guarda-corpo terá desenhos que vão seguir o design da ponte Azul. Apenas pedestres e cliclistas poderão fazer a travessia.

Prefeito aposta na visita da presidente

25 de fevereiro de 2012 2

A presidente Dilma Rousseff deve vir a Joinville nas comemorações de aniversário dos 161 anos da cidade. A aposta é do prefeito Carlito Merss. A viagem ainda não foi confirmada por Brasília.

A expectativa do prefeito é de que Dilma esteja na cidade no dia 22 de março, para a inauguração da maior obra do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Santa Catarina. O Residencial Trentino terá 784 apartamentos e fica na rua Juliano Busarello, no bairro Boehmerwald.

O horário da inauguração do residencial ainda não está definido justamente à espera da confirmação da agenda presidencial

Padre Renato, o amor de um cidadão honorário

25 de fevereiro de 2012 6

Ele é cidadão honorário de Joinville. Por seis anos ficou à frente da Paróquia Santo Antônio e foi diretor do Centro Educacional Dom Bosco. O padre Renato dos Santos, salesiano de Dom Bosco, hoje mora em Porto Alegre e é coordenador geral da Congregação Salesiana no Sul do País. Sente saudades de Joinville. E declara seu amor à cidade do coração.

Quando recebi o pedido para enviar uma mensagem à cidade que me deu a honra de ser um cidadão honorário, logo perguntei quantas páginas poderia escrever. Umas dez páginas? Ao receber a resposta de que seriam umas cinco linhas, alertei que era impossível. O que, de certa forma, já é uma declaração de amor por ti, Joinville, cidade maravilhosa, grande, empreendedora, ousada, dinâmica, que acolheu e acolhe príncipes, agricultores, empresários, professores, trabalhadores das fábricas, do comércio, do setor público, doutores, empreendedores…

Declarar amor por Joinville é reviver sentimentos nobres, entranhados no coração que, mesmo longe, continua batendo de amor. Posso dizer publicamente e sem reservas que em Joinville nunca me senti estrangeiro. O carinho, o respeito, o amor e a ternura com que fui recebido nesta querida cidade já me deram a impressão de estar, literalmente, em casa. De minha parte, posso afirmar que foi amor à primeira vista. Aqui vivi anos maravilhosos. Doei sem reservas minhas melhores energias e talentos. Joinville, cidade que aprendi a amar e na qual me senti muito amado.

Quero crer que a realização dos sonhos das pessoas que por aqui chegaram, lutaram e construíram sua vida e a de seus familiares pode ser considerada a grande ‘marca registrada’ desta cidade.

Joinville continuará sendo a cidade do calor, da chuva, das montanhas, das matas, dos jacatirões, das orquídeas, dos manguezais. Naturalmente, Joinville é um deleite visual incomparável. Joinville, porque te amo, te quero cada vez mais próspera, honesta e com justiça social. Dizer do meu amor por ti, Joinville, envolve afeto, estima, consideração e muita gratidão a cada um dos teus munícipes. Dizer que te amo em dez linhas? Impossível!

Divulgada a programação especial no aniversário de Joinville

24 de fevereiro de 2012 7

Com o tema “Orgulho de ser Joinville”, a Prefeitura preparou um calendário recheado de atrações para o aniversário de 161 anos de Joinville, tendo como enfoque principal o esporte. ” A cidade vive este momento do esporte, com o JEC, o futsal e o basquete, por isso resolvemos apostar na programação esportiva”, declarou o prefeito Carlito Merss.

As atrações começam com a abertura da 7ª edição da Superliga de Futsal, no dia 28 de fevereiro. Mas até o dia 25 de março estão programadas competições de futebol suíço, campeonato de ciclismo, passeio ciclístico, balonismo e meia maratona. Uma das novidades é o campeonato de Street Skate, que será realizado no Parque da Cidade, no dia 9 de março.

A medalha Dona Francisca será entregue também para um esportista. O primeiro presidente do JEC, Waldomiro Schützler, receberá a homenagem em 7 de março. “Ele foi presidente do Joinville Esporte Clube durante 17 anos e neste período conquistou dez títulos estaduais”, afirma Jorge Nascimento, presidente da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej).

O esporte em Joinville também será o tema do desfile comemorativo dos 161 anos. O evento acontecerá no dia 9 de março, a partir das 19 horas, em frente ao Centreventos Cau Hansen. Este é o terceiro ano que o desfile acontece à noite. “As homenagens ficarão por conta das escolas, mas alguns esportistas de destaque na cidade devem participar”, diz o prefeito.

Um dia antes do aniversário da cidade, no dia 8 de março a partir das 20 horas, a Banda Nenhum de Nós fará um show no Parque da Cidade. O evento será gratuito.

Ainda na programação estão agendadas uma exposição da Festa das Flores, homenagem aos imigrantes e ex-prefeitos, um bate-papo com os artistas que fazem parte da 40ª Coletiva de Artistas de Joinville, as comemorações de 40 anos do Arquivo histórico da cidade, um piquenique no Museu de Arte e ainda as inaugurações de obras e praças. “Estaremos inaugurando a 30ª Academia da Melhor Idade, nestes três anos de governo”, conta Nascimento.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

28/2 a 3/3 – terça a sábado
Evento: 7ª Superliga de Futsal
Horário: 16 horas
Local: Centreventos Cau Hansen

2/3 – sexta-feira
Evento: Inauguração Praça do Saguaçu
Horário: 18 horas (início da programação)
19 horas – Cerimonial
Local: Avenida José Vieira

3/3 – sábado
Evento: Inauguração da Praça do Jardim Sofia
10 horas – Cerimonial
Local: Rua do cabo, esquina com a Avenida Roland Hintz

Evento: Torneio de Futebol Suíço “Jornalista Herculano Viccenzi”
Disputa entre representantes dos poderes executivo,
legislativo, judiciário e imprensa
Horário: 17 horas
Local: Pirabeiraba

Evento: Campeonato Catarinense de Ciclismo
Horário: 14h30
Local: Rodovia do Arroz
Premiação: 17 horas

4/3 – domingo
Evento: Passeio Ciclístico
Horário: 9 horas
Saída: Associação Atlética Tupy (Rua Albano Schmidt – Bairro Boa Vista)

Evento: Copa Tupy de Ciclismo para Amadores
Horário: 10 horas
Local: Associação Atlética Tupy (Rua Albano Schmidt – Bairro Boa Vista)

Evento: 45º Circuito do Boa Vista
Horário: 11 horas
Local: Associação Atlética Tupy (Rua Albano Schmidt – Bairro Boa Vista)
Premiação: 12h30

De 5 a 9/3 – Segunda a sexta-feira
Evento: Exposição Festa das Flores
Horário: 10 às 22 horas
Local: Shopping Cidade das Flores

7/3 – quarta – feira
Evento: Homenagem medalha Dona Francisca
Homenageado: Waldomiro Schützler
Horário: 20 horas
Local: Teatro Juarez Machado

8/3 – quinta-feira
Evento: Inauguração Ponte Charlot
Horário: 10 horas
Local: Em frente ao Centreventos Cau Hansen

Evento: Comemoração 45 anos da Fundamas
Horário: 14h às 19h
Local: Parque da Cidade

9/3 – sexta-feira
Evento: Lançamento do Festival de Balonismo em Joinville
Horários: 7h30 às 9 horas e das 16 horas às 17h30
Local: Complexo Expoville

Evento: Street Skate
Horário: 15 horas
Local: Parque da Cidade

Evento: Desfile Festivo em comemoração aos 161 anos da cidade.
Tema “O esporte em Joinville”
Horário: 19 horas
Local: em frente ao Centreventos Cau Hansen

11/3 – domingo
Evento: 19ª Meia Maratona de Joinville
Horário: 08h30 – Largada
Local: Arena de Joinville

Evento: Homenagem aos Imigrantes e ex-prefeitos e Concerto
Matinal com o Grupo Poemas Sonoros
Horário: 10 horasLocal: Em frente ao cemitério dos Imigrantes (Rua XV de Novembro)

18/3 – domingo
Evento: Inauguração do Auditório da Fundação 25 de Julho (Centro de Formação Rural)
Horário: 10 horas
Local: Fundação 25 de Julho (Pirabeiraba)
22/3 – quinta-feira

Evento: Entrega do Residencial Trentino – maior obra do programa
“Minha Casa, Minha Vida” em Santa Catarina.
Horário: a definir
Local: Rua Juliano Busarello esq. Adolfo da Veiga - Bairro: Boehmerwald

Festa terá show com Nenhum de Nós e desfile noturno

23 de fevereiro de 2012 8

No dia 8 de março, véspera do aniversário de Joinville, o grupo Nenhum de Nós fará um show festivo e gratuito no Parque da Cidade, a partir das 20h30.

Este é um dos eventos que estão programados pela Prefeitura de Joinville para as festividades de 161 anos da cidade.
Outra informação já confirmada é de que o desfile de aniversário volta a acontecer à noite. Será às 19 horas do dia 9 de março, na avenida Beira-Rio.

A programação completa do aniversário de Joinville será divulgada nesta sexta-feira, dia 24, às 8h30, na sala do Colegiado da Prefeitura.

Juarez Machado declara amor a Joinville. Mas se diz traído

22 de fevereiro de 2012 25

Ele é um dos joinvilenses mais ilustres e um dos artistas mais importantes do nosso tempo. Juarez Machado nasceu poucos dias depois do aniversário da cidade, em 16 de março de 1941.

É pintor, escultor, desenhista, mímico, caricaturista, cenógrafo, escritor, fotógrafo, ator, designer…

Ele já não mora mais aqui, vive em Paris, mas vem à cidade sempre que pode. Nesta semana, está em Joinville e conversou com o AN.com.br para falar sobre a ligação que tem com a sua cidade natal. Confira abaixo a íntegra do depoimento, em que se diz “traído” ao ver as escolhas que o município fez durante seu crescimento.

Joinville, amada minha!

…Estou triste com você.

A cada retorno à cidade, vejo que estás mudando.

Se deslumbrando com os polidos automóveis

e permitindo os engarrafamentos em seus belos caminhos.

Seduzida pelas palavras de vendedores imobiliários, trocando

seus históricos casarões por paredões cegos de altos edifícios.

Você escutou as cantadas de “gigolôs a quatro rodas”

e deu seus belos jardins em troca de estéreis estacionamentos.

Acreditou em falsas promessas de interesseiros políticos

e deu suas ricas jóias em troca de presentinhos de 1,99.

Estou triste com você… e por você.

O que direi aos meus filhos? Que aqui passaram as férias na infância

na casa da Omama. O que direi aos meus netos? Quando eu contar

a minha vida mágica dentro das belezas de sua geografia?

A cada volta minha a cidade vejo que você está perdendo a identidade,

assim perco também. Sem rostos seremos apenas lembranças.

Traído, apesar de tudo, lhe amo!

FELIZ ANIVERSÁRIO.

Juarez Machado

2012