Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 3 maio 2011

Jaraguá passa a contar com equipe permanente para abrigo

03 de maio de 2011 0

A cidade de Jaraguá do Sul deu mais um passo para melhorar o Plano de Emergência, em caso de catástrofes naturais. Dez servidores públicos municipais, a partir de agora, passam a integrar a equipe coordenadora permanente do abrigo para famílias atingidas por desastres. Com esta equipe, é possível atender prontamente famílias desabrigadas e instalá-las no abrigo provisório. A portaria que criou a equipe foi assinada ontem pela prefeita Cecília Konell (DEM).

A diretora da Defesa Civil, Waltraut Nunes, uma das dez servidoras participantes da iniciativa, explica que o abrigo está montado provisoriamente no Pavilhão C, do Parque de Eventos de Jaraguá, e que o material necessário para abrigamentos já foi separado.

- “Colchões, cobertores, travesseiros, produtos de limpeza, roupas, toalhas de banho, entre outros itens, estão guardados para os casos de catástrofes. Com essa equipe, teremos dez pessoas sempre prontas para atender as famílias e montar o abrigo”, diz Waltraut.

A diretora adianta que o objetivo da administração é construir um local próprio para abrigo, mas que, por enquanto, não há previsão para compra de um imóvel ou construção de um prédio.

Ciclista morre em Jaraguá do Sul

03 de maio de 2011 0

Um homem de 45 anos morreu na manhã de ontem, no hospital São José de Jaraguá do Sul, após passar dois dias internado em estado grave. Reni Conceição Macedo caiu de bicicleta no último sábado pela manhã, na rua José Narloch, no bairro Tifa Martins, e bateu a cabeça com força no chão.   Por volta das 9 horas de ontem, ele não resistiu ao grave ferimento e morreu. O enterro da vítima ocorreu hoje às 9 horas, no Cemitério Municipal da Vila Lenzi.

Juventus de aniversário e com perspectivas para o futuro

03 de maio de 2011 0

O Moleque Travesso está de aniversário e como presente pode ganhar um novo patrocinador. Crédito: Divulgação/ Henrique Porto

O Grêmio Esportivo Juventus já tem um novo parceiro para as disputas do Campeonato Catarinense de Futebol da Divisão Especial. A AGS Esportes, com sede em Curitiba, vai patrocinar o time. O anúncio foi feito ontem pelo presidente do Juventus, Ildo Vargas. Segundo ele, a parceria foi firmada durante a festa de aniversário de 45 anos do clube, no feriado do Dia do Trabalhador, mas ainda não-oficializada. “A gente já acertou todas as bases para fazer o melhor para o nosso clube e torcedores. De quebra, propiciar uma participação digna para o Campeonato da 2ª Divisão”, destacou Vargas.

Segundo o dirigente, nas próximas semanas, ele e o presidente da AGS, Antônio Glademir Silveira, deverão assinar o contrato e apresentar o planejamento de cinco anos, nos quais a empresa irá administrar os rumos da equipe. O Juventus estreia no Estadual no dia 7 de agosto diante do Tubarão no João Marcatto. Até lá, Vargas espera já estar com o elenco montado. “Parte deste elenco virá dos juniores, graças ao trabalho feito pelo diretor Edson Morelli na nossa Escolinha”, adianta.

Por telefone, o presidente da AGS deu como concretizada a parceria com o Juventus. “Iremos cumprir apenas uma formalidade ao assinar o contrato. Posso adiantar que o planejamento será de longo prazo, de três a cinco anos, renovável se assim for da vontade das futuras diretorias”, detalhou Antônio Silveira.

Por Emerson Gonçalves

Prefeitura de Jaraguá chama 24 médicos do concurso da Saúde

03 de maio de 2011 0

A Prefeitura de Jaraguá do Sul está chamando os candidatos aprovados no Concurso Público da Secretaria de Saúde. São oito médicos clínicos gerais (40 horas), quatro médicos clínicos gerais (20 horas), quatro pediatras, quatro ginecologistas, três psiquiatras e um geriatra.

De acordo com o secretário da Saúde, Francisco Airton Garcia, a contratação tem de seguir os passos previstos pelo setor de Recursos Humanos da Prefeitura, que prevê o tempo necessário para providência de documentos e para exames de saúde. “Por isso não podemos encaminhar imediatamente os profissionais aos postos. Mas assim que os trâmites de documentação estiverem regularizados, a população será beneficiada”, garante o secretário. Também estão sendo chamados 36 agentes comunitários de saúde. Os outros 26 agentes devem ser chamados em breve.

A prova do concurso da Secretaria da Saúde foi realizada no dia 27 de março de 2011 e abriu vaga para 103 profissionais da saúde. Foram 29 vagas para médicos especialistas, 12 vagas para médicos clínicos gerais e 62 vagas para agentes comunitários de saúde.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Abertas as inscrições para o vestibular de Inverno da Católica de SC

03 de maio de 2011 0

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno 2011 da Católica de Santa Catarina, de Jaraguá do Sul. Os interessados devem efetuar a inscrição pelo site www.catolicasc.org.br até o dia 9 de junho. As provas serão realizadas no dia 19 de junho (domingo) e envolvem redação e questões de múltipla escolha de matemática. A inscrição é gratuita.

Já para o processo seletivo, são ofertadas vagas apenas para o câmpus Jaraguá do Sul. São cinco opções de cursos de graduação: administração (noturno), direito (noturno), engenharia de produção (vespertino e noturno), tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas (noturno) e tecnologia em gestão de recursos de sistemas (noturno).

Mais informações pelo telefone (47) 3275-8200.

Lauro Zimmermann: Feijão com arroz no primeiro dia de aula

03 de maio de 2011 0

Pela primeira vez em 2011, os alunos da escola Estadual Lauro Zimmermann, de Guaramirim, ganharam merenda quente. Depois de 14 dias de interdição da Vigilância Sanitária, os 572 estudantes voltaram às aulas na manhã de ontem, e aproveitam o prato de feijão com arroz. A cozinha foi reformada e as merendeiras puderam preparar o almoço. Ainda faltou a salada, que foi garantida para esta terça.

A hora do recreio na Lauro Zimmermann mudou bastante na manhã de ontem. Antes, o descontentamento dos alunos era visível. Os rostinhos das crianças reprovavam o pequeno pacote de sucrilhos e o iogurte, que muitas vezes ainda estava congelado. Ontem, os pequenos ganharam na merenda uma porção de arroz com feijão e farofa. Na terça, a merenda passa a contar com salada de acelga e tomate, e carne de panela. “Mas no cardápio ainda terão dias com sanduíches naturais e lanches como bolachas”, lembra a gerente regional de Educação, Deni Rateke.

Já o problema nos 12 banheiros da unidade foram solucionados – parcialmente. O caso mais grave estava no banheiro feminino, que de seis, apenas um funcionava. “As boias e as descargas foram arrumadas”, avisa Julio Cezar. Porém, o local não recebeu uma reforma geral. Novos suportes para o papel higiênico e tampas para o vaso sanitário ainda não foram colocados.

A lavanderia também não foi reformada. Dois tanques provisórios foram instalados ao lado dos banheiros. A Vigilância Sanitária aprovou a medida, desde que a lavanderia seja reformada, conforme prevê o acordo realizado com o Ministério Público de Guaramirim, no Termo de Ajuste e Conduta (TAC), em fevereiro.

Alunos sem férias em julho

De acordo com a gerente Deni Rateke, com a primeira paralisação das aulas na Lauro Zimmermann, ainda em fevereiro, os mais de 500 alunos ficaram nove dias sem aula. Este período será reposto em julho. “Foi combinado que os estudantes ficarão sem férias do meio do ano”, alerta a gerente regional de Educação.

Já o período de 14 dias perdidos com a segunda interdição da escola, em abril, a Gerência Regional ainda não definiu a data para a reposição. “Precisamos avaliar com os pais e professores os melhores dias”, diz Deni. Por enquanto, não foram descartadas aulas aos sábados.

Joalheria do Shopping é assaltada pela quarta vez

03 de maio de 2011 0

A Paládio Simara Joalheria e Ótica, no Shopping Breithaupt, foi assaltada ontem pela quarta vez em oito anos. Três homens entraram no comércio, por volta das 12h45, e fingiram ser clientes. Eles levaram cerca de R$ 20 mil em joias e relógios e R$ 1,5 mil em dinheiro. Ao sair do shopping, um dos bandidos disparou três vezes para o alto. Eles conseguiram fugir em duas motocicletas e não foram localizados. “Foi horrível. Eles estavam armados, mas estavam muito calmos”, conta a vendedora Jéssica Müller.

O trio chegou com uma mochila e perguntou o preço de correntes de ouro. “Eles queriam as mais caras. Falamos que estas eram as únicas que tínhamos. Então, um deles disse que era melhor nós procurarmos porque era um assalto”, conta a gerente Letícia Sabel. Eles levaram colares, brincos, anéis e relógios.

Enquanto um dos bandidos estava na sala do cofre, os outros obrigaram os sete clientes e as duas vendedoras a irem para o segundo piso da loja. Porém, uma das clientes conseguiu fugir. “Ela saiu gritando. Neste momento, os bandidos resolveram ir embora. Eles saíram andando, calmos”, conta a gerente.

Na saída lateral do shopping, ao lado do Hipermercado Breithaupt, para intimidar os vigilantes que foram atrás dos suspeitos, um dos assaltantes disparou três vezes para o alto. O tiro não feriu ninguém. O trio se juntou a um quarto homem, que esperava no lado de fora. Os quatro fugiram em duas motocicletas. As duas foram furtadas neste fim de semana na Grande Florianópolis e foram encontradas abandonadas pela PM no Centro.

Segundo o superintendente do shopping, Heine Withoeft, o assalto provocou tumulto entre os clientes. Muitos saíram correndo, assustados com os tiros. Uma mulher caiu e torceu o pé. Ela já foi liberada do hospital. “Nosso sistema de segurança está adequado. Por enquanto, não pensamos em modificações”, explica.

Detector de metais

A porta da joalheria possui um detector de metais, que apita quando um cliente passa com objetos metálicos. “Mas nós optamos em sempre deixar a porta aberta. Quando um cliente passava com a bolsa e apitava, a porta fechada acabava intimidando. Eles iam embora”, lamenta a gerente administrativa, Letícia.

Assista o vídeo da ação dos bandidos pelo site an.com.br

Porta com o detector de metais da Joalheira Paládio Simara. Crédito: Lucio Sassi