Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 5 maio 2011

Pedreiro se fere ao cair de prédio

05 de maio de 2011 0

Um pedreiro que trabalhava na reforma de um prédio da rua Gustavo Hagerdon, no bairro Vila Lenzi, em Jaraguá do Sul, caiu de uma altura de 3,5 metros de altura, na tarde de hoje. Ele estava em cima de uma telha de amianto, quando o material quebrou. Ele não usava o cinto de segurança e caiu no estacionamento do prédio. A vítima teve ferimentos na mão, no peito e um corte profundo no rosto. Ele foi encaminhado pelos Bombeiros Voluntários de Jaraguá ao Hospital São José e passava bem.

Feirinha do Clube da Mães na Praça Ângelo Piazera

05 de maio de 2011 0

Hoje é dia de feira em Jaraguá do Sul. As mulheres do Clube de Mães estão na Praça Ângelo Piazera, no centro, desde às 9 horas, expondo diferentes produtos e artesanatos para a venda. Uma boa sugestão para quem ainda não comprou o presente da mamãe. A feirinha segue até às 17 horas.

Saiba mais sobre os programas de habitação da Prefeitura de Jaraguá

05 de maio de 2011 0

Uma oportunidade para saber como funciona e como participar dos programas habitacionais oferecidos pela Prefeitura de Jaraguá do Sul. A Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária participa neste sábado, dia 7 de maio, do evento “A família na escola”, organizado pelo Colégio Estadual Professor José Duarte Magalhães, no bairro Barra do Rio Cerro. Representantes da secretaria irão explicar à comunidade, das 8 às 11h30, como funcionam os serviços.

Mulher morre atropelada em Guaramirim

05 de maio de 2011 0

Inzete Teresinha Fodi, 53 anos, morreu na noite de ontem no Hospital São José de Jaraguá do Sul, após ser atropelada na rua Vereador João Pereira Lima, no centro de Guaramirim. O acidente ocorreu por volta das 18 horas. A mulher estava em uma bicicleta e foi atingida por uma caminhonete S-10 com placas de Guaramirim.

Segundo os Bombeiros Voluntários, ela teve vários ferimentos graves na cabeça e foi levada ainda com vida ao hospital. Minutos depois, ainda no pronto-socorro, Inzete não resistiu e morreu. A vítima está sendo velada na Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ilha da Figueira em Jaraguá, e será enterrada hoje, às 16 horas, no Cemitério Municipal de Guaramirim.

O motorista da caminhonete, um homem de 63 anos, após o acidente, seguiu direto na delegacia de Polícia Civil para registrar a ocorrência. O delegado Walter Santin irá instaurar um inquérito policial para verificar se o motorista teve culpa ou não no acidente de trânsito.

Mais um passo para a prevenção

05 de maio de 2011 0

Jaraguá do Sul deu mais um passo nos estudos para evitar possíveis desastres naturais. A Defesa Civil e o Centro Universitário Católica de Santa Catarina (ex-Unerj) firmaram uma parceria com a Universidade Zaragoza, da Espanha, para a compra de 25 sensores que monitoram as chuvas. Os profissionais da Católica ficarão responsáveis pela configuração e instalação dos aparelhos. A universidade jaraguaense ainda pretende desenvolver os equipamentos dentro de sala de aula, para o próximo ano.

De acordo com o geólogo Normando Zitta, da Defesa Civil de Jaraguá, a entidade tem como meta para o ano de 2011 a compra de equipamentos capazes de monitorar o volume de chuva, a umidade do solo e o nível dos rios. A intenção é saber exatamente quando uma área deve ser evacuada e evitar possíveis tragédias e danos materiais. “O objetivo principal é a prevenção. Saber quanto devemos emitir o alerta de enchentes”, lembra ainda o secretário de Defesa Civil de Jaraguá, Jair Alquini.

A oportunidade surgiu em uma conversa com professores da Católica de SC, ainda em 2010. A equipe encabeçada pelo coordenador do curso de Sistemas de Informação, Mauricio Henning, firmou uma parceria com a Universidade Zaragoza para a compra de equipamentos utilizados em prevenção de enchentes e deslizamentos. A universidade espanhola produz os aparelhos dentro do campus universitário.

Serão dez sensores que irão medir o volume das chuvas, dez sensores para medir o nível dos rios, e cinco sensores para medir a umidade do solo, que serão utilizados em morros e encostas de Jaraguá. Os aparelhos são pequenos e possuem tecnologia de rede sem fio. Todas as informações coletadas serão enviadas para um banco de dados em computadores que ficarão na universidade de Jaraguá e na Defesa Civil da cidade. Os sensores podem enviar novas informações a cada dois minutos.

Os sensores devem chegar à cidade nos próximos dias. A Defesa Civil de Jaraguá espera que os aparelhos estejam instalados e funcionando até outubro deste ano.

Sensores são pequenos e a transmissão das informações será feita por rede sem fio.

Números da tragédia

A Defesa Civil de Jaraguá continua monitorando as áreas de risco de Jaraguá e já contabilizou mais de 1,5 mil pontos de deslizamentos e interditou 413 casas. Mês passado, foram contratados quatro engenheiros e dois geólogos para agilizar os trabalhos.

Cerca de cem casas interditadas foram reavaliadas nos últimos dias, mas nenhuma foi liberada pela Defesa Civil. “Acredito que, pelo menos 80% dos imóveis registrados, irão continuar interditados”, avisa o geólogo Normando Zitta.

Três tucanos estão fora da Prefeitura de Jaraguá

05 de maio de 2011 0

A prefeita Cecília Konell (PSDB) assinou três portarias exonerando integrantes do PSDB da Prefeitura de Jaraguá do Sul, até esta quarta-feira. Os demais 19 comissionados tucanos já deixaram os cargos à disposição da prefeita. Entre eles estão o secretário de Desenvolvimento Econômico, Célio Bayer, e o secretário de Educação, Silvio Celeste.

“A Cecília ainda precisa pensar com bastante calma, porque ela não deve exonerar todos estes funcionários”, avisa o Secretário Administração, Ivo Konell. As demais exonerações devem ocorrer somente no fim de maio, quando a prefeita volta de férias.

Os funcionários exonerados até agora são: o sub-gerente de Vigilância Sanitária, Marco Antônio da Costa, Gilmar Osny Ludwichack, gerente de Controle Patrimonial e Serviços Gerais, e a gerente de Tecnologia de Informação, Alcioneide Eleutério.