Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 18 maio 2011

Adolescente é apreendido com 17 pedras de crack

18 de maio de 2011 0

Um adolescente de 16 anos foi apreendido pela Polícia Militar na noite de ontem com 17 pedras de crack. Ele foi abordado por uma viatura da PM que realizava rondas pela região da Praça do Expedicionário, na rua Getúlio Vargas, no centro de Jaraguá do Sul. O menor contou à polícia que comprou a droga para revender. Ele foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil, mas, como é menor de idade, foi liberado mais tarde.

Já sabem de tudo estas mamães

18 de maio de 2011 0

Mais um curso “Mamãe Guará Mirim” foi finalizado nesta semana. Desta vez, cerca de 20 futuras mamães do bairro Corticeira foram orientadas sobre a gravidez e cuidados com o bebê. Elas ainda ganharam uma bolsa com diversos itens para os recém-nascidos. O curso é um programa do Núcleo de Estratégia Saúde da Família de Guaramirim.

Além da Corticeira, os bairros Rio Branco, Centro, Vila Amizade e Imigrantes também possuem grupo de gestantes nos postos de saúde. Elas têm encontros semanais com profissionais de saúde que repassam diversas orientações como a importância do pré-natal e sexualidade na gestação.

Homem é atingido por tiros de balas de chumbo

18 de maio de 2011 1

Um operador de máquinas de 33 anos foi levado às pressas ao Hospital Santo Antônio, de Guaramirim, na manhã de ontem, depois de ser atingido por tiros de bala de chumbo. Por volta das 11h30, a vítima trabalhava com uma retroescavadeira, na limpeza de um terreno às margens da BR-280, no bairro Corticeira, quando ocorreram os disparos contra o para-brisas da máquina. Os estilhaços atingiram a cabeça, rosto, braços e peito da vítima. Segundo os Bombeiros Voluntários, ele apresentava nove ferimentos pelo corpo. O homem não corre risco de vida e passa bem.

Segundo a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, uma pessoa disparou os tiros, possivelmente, com uma espingarda de chumbo. Os policiais acreditam que os disparos tenham sido motivados por uma briga por posse de terras.

A Polícia Militar já tem o nome do suspeito, um homem de 57 anos, porém, ele ainda não foi encontrado. A PM seguiu até a casa do homem, mas ele havia fugido. Um grupo de policiais continuou a procurar pelo suspeito na mata da região onde ocorreu o crime, até o começo da manhã de hoje. O caso será repassado para a Polícia Civil de Guaramirim.

Diga não a Violência Infantil!

18 de maio de 2011 0

Hoje é um dia para reflexão e também para repreender a violência infantil. Esta quarta-feira de 18 de maio, é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil. Em Jaraguá do Sul, a Secretaria da Assistência Social irá realizar uma forte campanha através de veículos de comunicação como em rádios, jornais, outdoors e até em camisetas.

Segundo a diretora de Proteção à Criança e ao Adolescente de Jaraguá, Tatiana Uber, foram investidos R$ 39 mil, recurso que veio do governo federal, administrado pelo Fundo Municipal da Assistência Social. A frase “Tem criança e adolescente que vira brinquedo de adulto. Abuso sexual não tem graça”, é o slogan da campanha que tem por objetivo mobilizar e conscientizar a sociedade. A mobilização será feita em15 outdoors, 300 camisetas, 300 cartazes e anúncios em jornais impressos da região e rádios.

A secretária da Assistência Social, Criança e Adolescente, Edimara Orzechowski de Souza, lembra que desde 2006 já foram atendidos 464 casos e 161 agressores identificados. No ano passado foram registrados 116 casos e este ano 104 casos são tratados pela Secretaria.

“O tipo de abuso mais frequente é o abuso sexual propriamente dito e nós realizamos um trabalho, com uma equipe multidisciplinar, que envolve psicólogos, pedagogos, assistente sociais, tanto com a vítima como com a família. É um trabalho demorado, que leva meses, anos até”, explica ainda Tatiana Uber.

Um dos cartazes da campanha. Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Jaraguá do Sul

Guaramirim

A campanha também ocorre em Guaramirim. Hoje, das 10h às 12h, e das 14h às 16h, haverá um pit-stop na Praça Central, para distribuir material informativo sobre o tema.

Durante a noite, a partir das 19h30, haverá uma palestra, no auditório da Fameg, destinada aos profissionais que lidam com crianças e adolescentes, com dicas e orientações sobre como proceder em casos de suspeita de abuso e exploração sexual e também incentivar o combate a esta violência.

Caso Rafael Sant´Ana: Dois indiciados por homicídio

18 de maio de 2011 0

O delegado de Polícia Civil David Queiroz de Souza concluiu ontem o inquérito policial que investiga o assassinato de Rafael Sant’Ana, 18 anos, que foi espancado e esfaqueado em frente à boate Chopp Club, no dia 7 de maio, em Jaraguá do Sul. Os dois suspeitos maiores de idade, Alex Maia e um outro jovem de 18 anos, foram indiciados por homicídio qualificado e podem ser levados a júri popular.

“Esta decisão caberá ao Judiciário. Mas, pela brutalidade do crime, acredito que é praticamente certo que os dois irão a júri”, comenta o delegado. Se condenados, eles podem pegar até 30 anos de prisão.

Alex Maia foi preso pela Polícia Civil no dia 10 de maio e confessou participar da agressão. Ele está no Presídio Regional de Jaraguá do Sul. O outro suspeito responderá ao processo em liberdade.

A Polícia Civil também recomendou à Promotoria de Infância e Adolescência a internação de dois jovens de 17 anos, suspeitos de envolvimento na agressão. Segundo a polícia, o autor das facadas confessou o crime e já está detido no Centro de Internação Provisória (CIP) de Caçador, no Meio-oeste. O outro adolescente que chegou logo em seguida para agredir a vítima – conforme as imagens gravadas pelas câmeras de monitoramento da boate – foi transferido para o CIP de Joinville na sexta-feira passada.

“Os jovens vão ficar por seis meses internados nos CIPs. A cada seis meses, é feita uma nova avaliação pela Promotoria de Infância, que irá definir se eles ficarão mais seis meses apreendidos. O tempo total que eles podem ficar internados é de três anos”, explica o delegado.

Um quinto adolescente de 17 anos foi detido pela Polícia Civil, suspeito de envolvimento na agressão. Mas ele também foi liberado pelo delegado David. Ele estaria com o grupo, porém, sua participação no crime não foi confirmada.

Como foi: Rafael foi morto após uma discussão por ciúmes de uma garota. Ele levou chutes, socos e foi esfaqueado quatro vezes. O crime foi registrado por câmeras de monitoramento. Ele chegou a ser levado com vida para o Hospital São José, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O caso ganhou repercussão nacional na última semana.