Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 27 maio 2011

Suposto sequestro mobiliza PRF e helicóptero da PM

27 de maio de 2011 0

Um engano mobilizou uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Barra Velha e o helicóptero Águia da Polícia Militar na manhã desta sexta-feira. A PRF recebeu uma denúncia de que duas pessoas haviam sido sequestradas e estavam sendo levadas dentro do porta-malas de um Passat Pointer, com placas de Araquari. O veículo seguia na BR-101, no sentido Joinville/ Barra Velha.

Uma viatura da PRF esperou a passagem do veículo suspeito no posto do pedágio da cidade de Araquari, mas, quando o motorista notou a presença dos policiais, virou rapidamente em uma rua à direita, no bairro Escalvado, já em Barra Velha. A viatura da PRF e o helicóptero da PM acompanharam o carro pela via de estrada de chão, que segue até a cidade de Guaramirim.

O veículo parou em uma casa na localidade de Santa Luzia, já em Guaramirim, e apenas cinco homens se apresentaram à polícia. Eles foram revistados e negaram a tentativa de sequestro. Logo em seguida, o motorista deixou a casa. Ele estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há um ano, e estava com passageiros em excesso no carro. Por isso que fugiu da polícia.

Com a autorização do dono da casa, a PRF entrou no imóvel para verificar a suspeita de sequestro, e encontrou duas adolescentes. Elas contaram que estavam no porta-malas do carro, porém, eram familiares dos demais passageiros. O grupo disse que estava indo para a praia, e como o carro era pequeno, as meninas precisaram ficar no bagageiro.

O motorista recebeu três multas por infração de trânsito: por excesso de passageiros no carro, por desrespeitar a ordem de parada e por estar com a CNH vencida. Ninguém foi preso.

Motorista foge de barreira policial e cai em lago

27 de maio de 2011 0

Um motorista trapalhão acabou no Presídio Regional de Jaraguá do Sul nesta sexta-feira. Por volta das 2 horas da madrugada de hoje, o motorista de 26 anos, que guiava um Megane com placas da cidade de Várzea/ Paraíba, tentou fugir de uma barreira de trânsito da Polícia Militar, que estava na rua Feliciano Bortolini, no bairro Barra do Rio Cerro.

Porém, cerca de cem metros a frente, o homem perdeu o controle do veículo e caiu dentro de um lago, que fica às margens da rua. A PM ajudou o motorista a sair do carro – sem ferimentos – e exigiu que ele realizasse o teste do bafômetro. Foi verificado que ele estava com 0,97 MgL de álcool no sangue.

Ele foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil, onde ainda foi constatado que ele não tinha a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como ele não tinha dinheiro para pagar a fiança, o motorista foi levado para o Presídio durante a manhã de hoje. Já o veículo foi guinchado.

Fim de semana da canoagem em Schroeder

27 de maio de 2011 0

Crédito: Divulgação/ Henrique Porto

A terceira etapa da Copa Brasil de Canoagem Descida acontece neste fim de semana, dias 28 e 29 de maio, na Reserva Ecológica do Rio Bracinho, em Schroeder. As provas serão realizadas em um percurso de 5 quilômetros, com corredeiras classes 2 e 3.

No sábado ocorre o reconhecimento da pista, a partir das 14 horas. No domingo serão disputadas as provas da Copa Brasil, a partir das 10h.

O volume de água será controlado pelas comportas da Usina do Bracinho, que podem ser abertas gradativamente, aumentando em até quatro vezes a vazão do rio. Este é um diferencial das provas em Schroeder, um dos poucos circuitos naturais do país onde é possível controlar o fluxo de água.

Canoístas de todo o Brasil participam da etapa, que irá apontar os atletas que representarão o país no Campeonato Mundial da França, em 2012. A organização do evento é do Clube de Canoagem Kentucky.

Categorias:

4,5 – Júnior, Sênior, Master
Turismo – Júnior, Sênior, Master
Rotomoldado – Júnior, Sênior, Master
Rotomoldado – Feminino Open
Duck – Masculino Open
Duck – Misto Open
Duck – Open Iniciantes.

Com informações do Blog Avante.

Cobrança dos 10% é ilegal

27 de maio de 2011 0

Muita gente vibrou com esta notícia, veiculada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul. O Procon vai iniciar nas próximas semanas uma campanha de fiscalização a bares, restaurantes, lanchonetes e danceterias no que diz respeito à cobrança de taxa de serviço de 10%, de couvert artístico e de consumação mínima.

De acordo com a Constituição Federal e com o Código de Defesa do Consumidor, a cobrança, quando feita como uma obrigação ou dívida do consumidor, é abusiva e ilegal. Os fiscais do Procon vão verificar se e de que forma os estabelecimentos comerciais estão cobrando essas taxas. No caso de irregularidades, os comércios serão multados.

A advogada do Procon de Jaraguá, Leia Krawulski, explica que o consumidor só deve pagar pelo que consumiu. “A responsabilidade do salário dos funcionários é do empregador. O consumidor não vai até o restaurante para contratar o serviço de garçom, e, sim, para consumir”, detalha a advogada.

O procedimento sugerido pelo Procon, no caso de cobrança de taxa de serviço de 10%, é de que o consumidor diga que não vai pagar a taxa. Caso seja constrangido a pagar ou não queira se indispor com o proprietário, deve pedir um recibo do valor pago, descriminando a taxa adicional, e, após, levar o recibo até o Procon. O consumidor tem até 90 dias para registrar sua reclamação. Pode também fazer uma denúncia através do 156. Com o registro da reclamação, o Procon pode fiscalizar e autuar a empresa. Em caso de comprovação de infração do estabelecimento, a multa pode variar de R$ 212,82 a R$ 3,19 milhões (dependendo do faturamento da empresa) por reclamação registrada. Se houver reincidência, os valores aumentam. O valor de 10% cobrado pelo estabelecimento terá de ser devolvido ao consumidor.

De acordo com o Procon, o couvert artístico pode ser cobrado no caso de o consumidor ser claramente informado (através de cartaz e na comanda de consumo) antes de começar a consumir. Dessa forma, tem a opção de não ficar no estabelecimento caso não queira pagar a taxa adicional.

Já a consumação mínima, exigida em alguns estabelecimentos, é inteiramente ilegal e não pode ser cobrada. A orientação nesse caso, se o consumidor quiser frequentar o estabelecimento, é pagar o consumo mínimo, para evitar transtornos, e, após, fazer uma denúncia através do 156. O Procon irá checar a irregularidade e, se constatada, emitirá um auto de infração.

O telefone do Procon é (47) 3275-3237.

Espaço para a família ser feliz

27 de maio de 2011 0

O Espaço Família Feliz, de Guaramirim, está quase finalizado. Faltam apenas os últimos detalhes, como pintar os banheiros, para preparar a praça para a inauguração no próximo dia 5 de junho. A pracinha fica na rua Atanásio Rosa, no bairro Amizade, nos fundos da loja Berlim Ambientes.

O espaço terá academia ao ar livre, com dez equipamentos doados pela empresa Seguros Unimed, e um parque para as crianças brincarem. O local ainda conta com um espaço para caminhada, duas quadras de areia e um quiosque.

Campanha ambiental recolhe 40 toneladas de material reciclável

27 de maio de 2011 0

A participação da comunidade é o ponto alto da campanha Recicla CDL. Com o envio essa semana de mais uma carga de materiais entregues nos pontos de coleta espalhados por Jaraguá do Sul, o total de produtos de informática e eletroeletrônicos recolhidos soma 40.045 quilos. As cargas são enviadas à empresa Compuciclado Reciclagem, de Florianópolis, para seleção e posterior reciclagem.

A campanha foi iniciada em abril de 2010 por iniciativa da Federação de Câmaras Lojistas com apoio da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) e desenvolvida em todo o Estado pelas CDLs. Em Jaraguá do Sul, o projeto conta com a parceria da Fujama – Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente. Desde então, dez carregamentos já foram realizados, totalizando 40 toneladas de itens entre aparelhos celulares, baterias, monitores, CPUs, teclados, impressoras, estabilizadores e cabos diversos, entre outros materiais.

Mais informações sobre a campanha pelo telefone (47) 3275-7070 (CDL) e (47) 3273-8008 (Fujama).

CDl já arrecadou mais de 40 toneladas de materiais. Foto: Divulgação/ Horst Baumle

Saiba onde deixar os materiais:

CDL – Centro Empresarial, rua Octaviano Lombardi, ao lado do Centro Cultural da SCAR
Posto Marcolla – Bairro Água Verde
Supermercados Breithaupt – Marechal Deodoro da Fonseca e Bairro Rio Cerro
Rádio Studio FM – nCentro
Shopping Breithaupt – Centro
Supermercado Figueira – Bairro Chico de Paulo
Materiais de Construção Amizade – Bairros Cznierwicz/Amizade
Supermercado Ilha da Figueira – Bairro Ilha da Figueira
Supermercado Olamar – Bairro Jaraguá Esquerdo
Supermercado Bertolli – Bairro Nereu Ramos
Materiais de Construção Santos – Bairro Rio da Luz
Posto Mime – Bairro Tifa Martins
Monteiro Auto Center – Bairro Vieira
Valtec Informática – Bairro Vila Lalau
Supermercado Lili – Bairro Vila Lenzi
Rádio Brasil Novo – Bairro Vila Nova
Parque Malwee – Bairro Rio Cerro.