Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

AN Memória de sábado e domingo: Nem parece a mesma rua

25 de fevereiro de 2017 0
ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

Olhe bem essa imagem e responda: dá para dizer que é a rua Nove de Março? Na minha opinião, não. Mas é, em imagem feita no começo do século 20. A casa com algo que parece trepadeira na frente era da família Berner, que no terreno ao lado tinha um salão de baile, muito conhecido na época. Essa região fica em frente de onde hoje está a Biblioteca Pública.

AN Memória de sexta: Autopeça da década de 1940

24 de fevereiro de 2017 0
Fritz Hofmann, divulgação

Fritz Hofmann, divulgação

Um ramo que parece sempre ter existido em Joinville é o de autopeças, com lojas espalhadas em vários cantos da cidade. Esta imagem, publicada na página do fotógrafo Fritz Hofmann no Facebook, foi feita no fim da década de 1940 e mostra o comércio de autopeças para carros e representação dos caminhões Reo, de Jorge Hofmann. O estabelecimento ficava na rua Três de Maio, esquina com a Rio Branco, no Centro de Joinville.

AN Memória de quinta: Uma antiga serraria em Jaraguá do Sul

23 de fevereiro de 2017 0
Loreno Luiz Zatelli Hagedorn, arquivo pessoal

Loreno Luiz Zatelli Hagedorn, arquivo pessoal

De Jaraguá do Sul vem a foto desta edição. Produzida em 1951, a imagem, enviada por Loreno Luiz Zatelli Hagedorn, mostra o senhor Theobaldo Hagedorn próximo a uma tora nas dependências da Serraria Konell. Infelizmente, não foi possível identificar quem são a mulher e a criança. Já o cão se chamava Julius. A empresa foi construída na rua Horácio Rubini, em local perto da Malwee Malhas, no bairro Barra do Rio Cerro, às margens do rio de mesmo nome.

AN Memória de quarta: Stein em época de Natal

22 de fevereiro de 2017 0
Beta Rost, arquivo pessoal

Beta Rost, arquivo pessoal

Beta Rost contribui com a bela imagem desta edição. Apesar de não ter a data, acreditamos, pelo modelo da Kombi e pelo fato de a foto já ser colorida, que seja da década de 1970. A foto mostra a tradicional Loja Stein, na época decorada para as festas de fim de ano. O estabelecimento funcionou na rua Dr. João Colin, perto da esquina com a 15 de Novembro, em prédio que ainda existe e que abriga, além de outras lojas, uma de colchões.

AN Memória de terça: Carros de apoio

21 de fevereiro de 2017 0
GERT ROLAND FISCHER, ARQUIVO PESSOAL

GERT ROLAND FISCHER, ARQUIVO PESSOAL

A foto desta edição é do acervo de Gert Roland Fischer, que dirigia um dos Jeeps da imagem, feita em 1963. Os veículos faziam parte da frota da Cooperativa Mista de Laticínios da Pedreira, que tinha sede em Pirabeiraba e usina de leite pasteurizado na rua Otto Boehm. O trabalho de Gert era a melhora das pastagens e da alimentação do rebanho.

AN Memória de segunda: Festa da cumeeira

20 de fevereiro de 2017 0
Fritz Hofmann, divulgação

Fritz Hofmann, divulgação

Este registro foi feito em 1936 por Fritz Hofmann. O mais importante fotógrafo de Joinville na época fotografou a festa da cumeeira da casa que o filho Guido estava construindo. Este imóvel ainda existe e está bem conservado. O prédio fica na rua Dona Francisca, onde hoje há um cartório, quase em frente à rua Alexandre Döhler.

AN Memória de sábado e domingo: Antes de ser o Abel

18 de fevereiro de 2017 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Nesta edição, mostra-se um local muito conhecido dos joinvilenses, e isso se dá por dois motivos: o prédio ainda existe e fica bem no Centro da cidade. A imagem, feita entre as décadas de 1960 e 1970, mostra o Palácio dos Esportes, administrado pela Sociedade Amigos de Joinville (SAJ) e construído para marcar o centenário da cidade, comemorado em 9 de março de 1951. Mais tarde, o espaço recebeu o nome de Ginásio de Esportes Abel Schulz. Uma correção sobre a foto do dia 16: o nome do casal dono da residência, construída por Urbano Gern, era Kurt e Wanda Gern.

AN Memória de sexta: Uma quadra, duas fábricas

17 de fevereiro de 2017 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

A imagem desta edição foi feita pelo alto e faz parte do acervo do Arquivo Histórico de Joinville. A foto, feita entre o fim da década de 1950 e o início da de 1960, tem uma particularidade: mais ou menos no centro da imagem aparece a área onde funcionaram a Tupy (que mais tarde mudou o parque fabril para o bairro Boa Vista) e a Wetzel. No local onde operava a Tupy, na esquina da rua Senador Felipe Schmidt com a Pedro Lobo, atualmente está o Shopping Mueller. Atrás, “grudado”, está o imóvel da Wetzel, entre a Senador Felipe Schmidt e a Visconde de Taunay. Nesse local, hoje, funciona a Católica de SC.

AN Memória de quinta: Uma casa de esquina

16 de fevereiro de 2017 0
Lauro Soares, arquivo pessoal

Lauro Soares, arquivo pessoal

Lauro Soares envia esta foto, que não tem data de quando foi feita, mas não tem problema. A imagem é de uma casa que ainda existe, com modificações, na esquinas das ruas Itajaí e Sete de Setembro, no Centro de Joinville. Inicialmente, o imóvel, projetado pelo engenheiro Georg Keller, foi construído, possivelmente fim na década de 1920 ou começo da de 1930, para ser a casa de Rolf e Wanda Gern. Atualmente, ali, funciona uma loja de máquinas de costura.

AN Memória de quarta: A mesma rua, mas quanta diferença!

15 de fevereiro de 2017 0
Ingo Hofmann, arquivo pessoal

Ingo Hofmann, arquivo pessoal

Existem lugares que, olhando-se a foto antiga deles, nem dá para dizer que são os mesmos, de tanta transformação que tiveram. A imagem desta edição, do acervo de Ingo Hofmann, é um exemplo disso. A foto, que não tem data de quando foi feita, mostra a rua Ministro Calógeras (antiga São Pedro – Peterstrasse). Talvez a única coisa “igual” à paisagem atual seja o quartel do 62º BI, que, possivelmente quando a foto foi feita, se chamava 13º Batalhão de Caçadores (o popular, na época, 13 BC), à direita na imagem.