Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

AN Memória de sábado e domingo: Gigante da indústria

27 de maio de 2017 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

O dia 25 de maio foi dedicado à indústria. E Joinville está muito ligada a esse setor, que responde por boa parcela da economia da cidade. Uma das representantes da área é mostrada nesta foto, feita em 1954: a Fundição Tupy. Fundada em 1939, foi transferida da rua Pedro Lobo, no Centro, para o bairro Boa Vista (foto).

AN Memória de sexta: Casa na rua Copacabana

26 de maio de 2017 0
Daniel Rodrigo Dominoni, arquivo pessoal

Daniel Rodrigo Dominoni, arquivo pessoal

A foto desta edição foi enviada por Daniel Rodrigo Dominoni, que também a publicou no grupo Joinville de Ontem. A imagem, feita provavelmente na década de 1960, mostra a residência de Willy Drefahl, tio-avô de Daniel. A imóvel foi construído na rua Copacabana, em frente de onde hoje está à Loja Mavipel. A casa, muito bonita, ainda existe.

AN Memória de quinta: De São Chico para o mundo

25 de maio de 2017 0
Fritz Hofmann, divulgação

Fritz Hofmann, divulgação

A vizinha São Francisco do Sul é ponto de passagem de muitos produtos que enriquecem a região e o Estado. A foto feita por Fritz Hofmann na década de 1920 mostra a estação ferroviária da cidade. Ao longo do caminho, muitas tábuas prontas para serem encaminhadas ao porto e exportadas.

AN Memória de quarta: Tranquilidade no Centro de Joinville

24 de maio de 2017 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Quase nada de movimento de veículos e pessoas, apesar de parecer que era um dia útil qualquer na Joinville da década de 1930. Atualmente, esse local da imagem, a rua do Príncipe, esquina com a Jerônimo Coelho, nem de longe, em termos de tráfego, se parece com o da foto. Ao fundo, as palmeiras da tradicional alameda Bruestlein. Só mais uma coisinha: o que será que os dois senhores sentados num banco à sombra das árvores estavam olhando?

AN Memória de terça: Pose na frente do carrão

23 de maio de 2017 0
Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

A fotografia com essa família feliz foi feita em um dia ensolarado em Joinville. A imagem foi produzida no ano de 1961 e mostra a rua Duque de Caxias, em frente ao 13º Batalhão de Caçadores, instituição militar que desde 16 de janeiro de 1973 passou a ser o 62º Batalhão de Infantaria. No registro estão o casal Elenor e Nelson Reimer, a menina Cynthia e Beth Kohntopp.

AN Memória de segunda: Nas águas de São Chico

20 de maio de 2017 0
Fritz Hofmann, divulgação

Fritz Hofmann, divulgação

A foto desta edição é bem antiga, foi feita por Fritz Hofmann e enviada por Fatima Hofmann. A imagem mostra um homem e um menino navegando com uma canoa pelas águas da ilha Grande, em São Francisco do Sul, no início do século 20. Ao fundo, contrastando com a pequena embarcação, está um modelo bem maior.

AN Memória de sábado e domingo: Antiga Barbearia Reinert

20 de maio de 2017 0
João Pedro Reinert, arquivo pessoal

João Pedro Reinert, arquivo pessoal

Esta foto é de janeiro de 1974. A imagem, do acervo de João Pedro Reinert, dono da Barbearia Reinert, que ficava na rua Florianópolis, 316, no Guanabara. João Pedro começou na profissão aos 16 anos e sempre teve clientela fiel. No lado esquerdo, anos após a abertura da barbearia, a matriarca Maria (in memoriam) inaugurou a Casa Reinert, que vendia tecidos, confecções e armarinhos. A partir da esquerda, estão os filhos do casal, Sebastião e Irma, João e Maria. Na foto publicada nesta sexta-feira, o ano correto é 1962.

AN Memória de sexta: Música forjada a ferro

19 de maio de 2017 2
Anna Lebsa, arquivo pessoal

Anna Lebsa, arquivo pessoal

Ao longo do tempo, Joinville contou com algumas orquestras. Anna Lebsa envia a foto de uma delas, a Orquestra da Fundição Tupy, em registro feito no dia 26 de maio de 1962. Werner Wunderlicht, Rolf Guttschov, Dario Boehm, Hermes Rück, Davi Rocha e Gotfried Guunsner estavam entre os integrantes. À direita está Dieter Schmidt, então diretor da empresa.

AN Memória de quinta-feira: Visita presidencial

18 de maio de 2017 0
Jo Ignacio, arquivo pessoal

Jo Ignacio, arquivo pessoal

Jo Ignacio envia foto, feita na década de 1970, que mostra o general João Baptista de Oliveira Figueiredo (segurando uma criança) durante sua visita a Joinville como presidente da República. Segundo o fotógrafo, uma multidão se reuniu para ouvir o que Figueiredo tinha a dizer. À direita na foto está Nilson Wilson Bender, que foi prefeito de Joinville de 1966 a 1970.

AN Memória de quarta: Cartão-postal no Centro

17 de maio de 2017 0
Ednei Taborda, arquivo pessoal

Ednei Taborda, arquivo pessoal

Feita provavelmente na década de 1980, esta imagem é superconhecida não só dos joinvilenses, mas de visitantes também. A foto, enviada pelo leitor Ednei Taborda, mostra a rua das Palmeiras (ou alameda Bruestlein), com suas onipresentes árvores. As sementes de palmeiras-reais foram trazidas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e ficariam no belo jardim da residência que receberia o ilustre casal Dona Francisca e o francês François Ferdinand, príncipe de Joinville. Mas quis a história que eles nunca aparecessem nestas bandas.