Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

AN Memória de sábado e domingo: Antes de ser o Abel

18 de fevereiro de 2017 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Nesta edição, mostra-se um local muito conhecido dos joinvilenses, e isso se dá por dois motivos: o prédio ainda existe e fica bem no Centro da cidade. A imagem, feita entre as décadas de 1960 e 1970, mostra o Palácio dos Esportes, administrado pela Sociedade Amigos de Joinville (SAJ) e construído para marcar o centenário da cidade, comemorado em 9 de março de 1951. Mais tarde, o espaço recebeu o nome de Ginásio de Esportes Abel Schulz. Uma correção sobre a foto do dia 16: o nome do casal dono da residência, construída por Urbano Gern, era Kurt e Wanda Gern.

AN Memória de sexta: Uma quadra, duas fábricas

17 de fevereiro de 2017 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

A imagem desta edição foi feita pelo alto e faz parte do acervo do Arquivo Histórico de Joinville. A foto, feita entre o fim da década de 1950 e o início da de 1960, tem uma particularidade: mais ou menos no centro da imagem aparece a área onde funcionaram a Tupy (que mais tarde mudou o parque fabril para o bairro Boa Vista) e a Wetzel. No local onde operava a Tupy, na esquina da rua Senador Felipe Schmidt com a Pedro Lobo, atualmente está o Shopping Mueller. Atrás, “grudado”, está o imóvel da Wetzel, entre a Senador Felipe Schmidt e a Visconde de Taunay. Nesse local, hoje, funciona a Católica de SC.

AN Memória de quinta: Uma casa de esquina

16 de fevereiro de 2017 0
Lauro Soares, arquivo pessoal

Lauro Soares, arquivo pessoal

Lauro Soares envia esta foto, que não tem data de quando foi feita, mas não tem problema. A imagem é de uma casa que ainda existe, com modificações, na esquinas das ruas Itajaí e Sete de Setembro, no Centro de Joinville. Inicialmente, o imóvel, projetado pelo engenheiro Georg Keller, foi construído, possivelmente fim na década de 1920 ou começo da de 1930, para ser a casa de Rolf e Wanda Gern. Atualmente, ali, funciona uma loja de máquinas de costura.

AN Memória de quarta: A mesma rua, mas quanta diferença!

15 de fevereiro de 2017 0
Ingo Hofmann, arquivo pessoal

Ingo Hofmann, arquivo pessoal

Existem lugares que, olhando-se a foto antiga deles, nem dá para dizer que são os mesmos, de tanta transformação que tiveram. A imagem desta edição, do acervo de Ingo Hofmann, é um exemplo disso. A foto, que não tem data de quando foi feita, mostra a rua Ministro Calógeras (antiga São Pedro – Peterstrasse). Talvez a única coisa “igual” à paisagem atual seja o quartel do 62º BI, que, possivelmente quando a foto foi feita, se chamava 13º Batalhão de Caçadores (o popular, na época, 13 BC), à direita na imagem.

AN Memória de terça: Sai casa, entra rodoviária

14 de fevereiro de 2017 0
Ursula Eland, arquivo pessoal

Ursula Eland, arquivo pessoal

A contribuição desta edição vem de Ursula Eland. A imagem mostra uma casa que ficava na rua Concórdia. O imóvel foi desapropriado pelo então prefeito Nilson Wilson Bender para integrar o local onde foi construída a rodoviária de Joinville, inaugurada em 1974.

AN Memória de segunda: De frente para a Babitonga

13 de fevereiro de 2017 0
Ingo Hofmann, arquivo pessoal

Ingo Hofmann, arquivo pessoal

Ingo Hofmann envia esta bela imagem, feita em 1971. Ela mostra como o mar inspira muitas coisas bonitas. É o que deve ter acontecido com Hofmann, que fez este registro às margens da baía da Babitonga, no bairro Espinheiros, zona Leste de Joinville. Acredita-se que o barco seja o Carijó, que fazia o transporte de passageiros entre São Francisco do Sul e Joinville.

AN Memória de sábado e domingo: Antigo bar em Jaraguá

11 de fevereiro de 2017 0
Loreno Luiz Zatelli Hagedorn, arquivo pessoal

Loreno Luiz Zatelli Hagedorn, arquivo pessoal

A foto desta edição parece uma cena de filme antigo. A imagem, do acervo de Loreno Luiz Zatelli Hagedorn e feita na década de 1940, mostra o antigo Bar Suísso. O estabelecimento ficava ao lado da ponte da rua Walter Marquardt com Marechal Deodoro, onde posteriormente se localizava o Açougue do Valiatti.

AN Memória de sexta: Endereço conhecido

10 de fevereiro de 2017 0
Lauro Soares, arquivo pessoal

Lauro Soares, arquivo pessoal

O leitor Lauro Soares envia esta foto, produzida nas primeiras décadas do século 20. A imagem mostra a construção de prédio ainda existente e que é bem conhecido: o da Casa Richlin, na rua do Príncipe, no Centro de Joinville. A loja foi aberta em 1906, mas esse imóvel, em que o estabelecimento funcionou até fechar, no fim de 2014, começou a ser erguido em 1932.

AN Memória de quinta: Desfile na Getúlio

09 de fevereiro de 2017 0
FÁBIO HOBOLD, ARQUIVO PESSOAL

FÁBIO HOBOLD, ARQUIVO PESSOAL

A foto desta quinta-feira é uma colaboração de Fábio Hobold. O leitor envia uma imagem feita em 1981. Os rapazes muito bem-vestidos faziam parte da Escola Técnica Tupy e marchavam pela avenida Getúlio Vargas, provavelmente para comemorar os 130 anos de Joinville, completados no dia 9 de março daquele ano. Só para constar: esse era o uniforme da ETT naquela época.

AN Memória de quarta: Leite de casa em casa

08 de fevereiro de 2017 0
Gert Roland Fischer, arquivo pessoal

Gert Roland Fischer, arquivo pessoal

A imagem desta edição vem do acervo de Gert Roland Fischer e mostra uma cena que, se não está extinta, é bem difícil de ser vista. A imagem é da caminhonete da empresa Usinas de Leite Catarinenses (Uleica), que entregava o produto de casa em casa, além de abastecer o comércio. Outro diferencial era a embalagem: garrafas de vidro. A empresa ficava na rua Otto Boehm, 919. A Uleica foi aberta em 26 de agosto de 1966 e encerrou as atividades em dezembro de 1979.