Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

AN Memória de sábado e domingo: Seria melhor que não tivesse existido

24 de junho de 2017 0
Ingo Hofmann, arquivo pessoal

Ingo Hofmann, arquivo pessoal

A imagem deste fim de semana faz parte do acervo de Ingo Hofmann. O dia em que ela foi feita, 9 de março de 1968, era dia de festa por causa do aniversário da cidade. E a Corrida 3 Horas de Joinville estava na programação. Se as pessoas soubessem o que ocorreria, a prova não teria acontecido: um acidente na rua Max Colin acabou com quatro pessoas mortas e ferimentos em pelo menos dez. Neste registro de Ingo está a Simca dirigida por Bruno Castilho, na rua 15 de Novembro, perto da Padre Anchieta.

AN Memória de quinta: Uma paradinha na praça

22 de junho de 2017 0
Fatima Hofmann, arquivo pessoal

Fatima Hofmann, arquivo pessoal

Fatima Hofmann colabora com esta bela foto feita em 1947. A imagem, produzida em um dia de sol em Joinville, mostra parte da praça Nereu Ramos e, ao fundo, a rua do Príncipe, no Centro. A mulher é Fraya Suplicy Vieira, que passeava nesse dia com o filho Milton Suplicy Vieira.

AN Memória de quarta: Nova casa para heróis joinvilenses

21 de junho de 2017 0
Museu Nacional dos Bombeiros - Projeto Sirene da Memória

Museu Nacional dos Bombeiros – Projeto Sirene da Memória

Se tem algo que orgulha os joinvilenses, isso é o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Nesta imagem, feita em 1954, vê-se a construção da nova sede sendo erguida ao lado da antiga. Em tempo: a instituição vai completar 125 anos no dia 13 de julho.

AN Memória de terça: Lar da família Schroeder

20 de junho de 2017 0
Acervo da família Schroeder

Acervo da família Schroeder

A bela casa mostrada nesta terça-feira, infelizmente, não existe mais. Ela foi construída na rua Henrique Meyer (antiga Imaruí), 68, e pertencia à família Schroeder. O imóvel, fotografado possivelmente na década de 1970, fica ao lado do Edifício Brigitte, que ainda existe. Estacionado na rua está um Corcel II.

AN Memória de segunda: Obras na Procópio

19 de junho de 2017 1

 

Robson Daniel Francisco, Joinville de Ontem

Robson Daniel Francisco, Joinville de Ontem

O local da imagem desta edição é bem conhecido, até porque é na área central de Joinville. A foto, do acervo de Robson Daniel Francisco e publicada no grupo Joinville de Ontem do Facebook, mostra a avenida Procópio Gomes, ainda pavimentada com paralelepípedos, recebendo obras da rede de coleta de esgoto, em meados da década de 1980. À direita, onde está um toldo, é o Sereia Lanches, que existe até hoje.

AN Memória de sábado e domingo: Já se chamou rua do Norte

17 de junho de 2017 0
memória

Arquivo Histórico de Joinville

A imagem desta edição foi feita entre as décadas de 1930 e 1940 e mostra uma via que tinha outro nome: trata-se da rua do Norte (Nordstrasse), que também se chamou rua Cruzeiro e atualmente é denominada de Dr. João Colin. A chaminé ao fundo era das Indústrias Colin, que existiram onde até pouco tempo atrás no local em que funcionava uma loja do Magazine Luiza, na esquina com a rua Nove de Março. O prédio ao fundo, no centro, foi demolido para a abertura da avenida JK.

AN Memória de sexta: Não pouparam nem a catedral

16 de junho de 2017 0

 

Jo Ignacio, arquivo pessoal

Jo Ignacio, arquivo pessoal

Na década de 1970, Joinville viveu dias de terror com incêndios criminosos. Como registrou o fotógrafo Jo Ignacio, nem mesmo a catedral passou incólume. A imagem mostra uma mulher chorando ao ver a situação causada pelo fogo na sacristia.

AN Memória de quarta: Pose para um clique na década de 1940

14 de junho de 2017 0
Érica Hofmann Conod, arquivo pessoal

Érica Hofmann Conod, arquivo pessoal

Érica Hofmann Conod, que está de branco na foto, envia esta bela imagem feita na década de 1940. Infelizmente, não foi possível identificar a outra pessoa. As moças estão na praça, tendo ao fundo a rua São Joaquim, no Centro de Joinville. À esquerda do poste está um posto da Texaco. À direita, a representação da Chevrolet comandada por Nelson Walter. Os dois estabelecimentos não existem mais.

AN Memória de terça: Antiga farmácia

13 de junho de 2017 0
Juliana Hagemann, arquivo pessoal

Juliana Hagemann, arquivo pessoal

Muitos vão lembrar do lugar mostrado nessa foto. A imagem, que não tem data de quando foi feita e foi enviada por Juliana Hagemann, mostra a Farmácia Orion, na esquina das rua Dr. João Colin e Lages, na área central de Joinville. O prédio, bastante modificado, ainda existe. No local, atualmente, funciona uma loja.

AN Memória de segunda: Dá nome a rua em Joinville

12 de junho de 2017 0
Jo Ignacio, arquivo pessoal

Jo Ignacio, arquivo pessoal

Esta foto, enviada por Jo Ignacio, foi feita entre os anos de 1950 e 1960 e mostra monsenhor Gercino em visita ao 13º Batalhão de Caçadores (13º BC, atual 62º Batalhão de Infantaria) de Joinville, onde participou de solenidade.