Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

AN Memória de terça: que lugar é este?

04 de agosto de 2015 0
Beta Rost, arquivo pessoal

Beta Rost, arquivo pessoal

Ivo Ritzmann, José N. Kremer, Rolf Lepper, Gastão Schwarz, Juçara Schwarz, Rosana B. Martins, Enio  Brandenburg, Marcelo Alves, Carlos E. Meyer, Emilio Klaas Jr., Max Schumacher, Cesar L. Regis, Renato Sehnem, Reginaldo Borba, Rubens Siems, Roberval Rego, Sergio Monich, Maria José Rudnick, Marcelo Rudnick, Artur Carstens,  Henry Gontarczyk, Anna Carolina Silveira, Ilson Silveira, Rubens Koch, Jorge Ziehe e Jutta Hagemann acertaram ao responder que a foto desta segunda-feira mostra a rua 15 de Novembro, vista a partir da esquina com a rua Blumenau. No primeiro sobrado que aparece parcialmente à esquerda funcionou, num passado mais recente, uma loja de tintas. Ao fundo,  avista-se o morro do Boa Vista. A imagem desta quarta, do acervo de Beta Rost, tem um carrão. Alguém sabe onde ele está trafegando?

AN Memória de segunda: que lugar é este?

03 de agosto de 2015 4
Beta Rost. arquivo pessoal

Beta Rost. arquivo pessoal

A imagem desta segunda-feira faz parte do acervo pessoal de Beta Rost. A fotografia, feita do alto e em um dia nublado em Joinville, mostra uma rua com algum movimento, mas claro que nada comparado ao trânsito de veículos e pessoas dos dias atuais. Os prédios não são altos – os imóveis têm, no máximo, três pisos. À esquerda e mais ao fundo há alguns carros. Mas o movimento deles não chega nem perto da realidade vivida atualmente pela cidade, com trânsito ininterrupto, principalmente na área central. Ao fundo existe um morro. Agora, a tradicional pergunta da coluna: alguém sabe que lugar é esse?

AN Memória de sábado e domingo: FEJ/Udesc

31 de julho de 2015 0
Divulgação, Udesc

Divulgação, Udesc

Enio Brandenburg, Henry Gontarczyk, Jutta Hagemann, Acir Pizzatto, Guilherme Pizzatto, Ivo Ritzmann, Arno Luçolli e Jorge Ziehe acertaram a identificação da imagem desta sexta-feira. Eles disseram que a foto mostra a rua Nove de Março, na região onde está atualmente a praça Dario Salles, na área central de Joinville. A casa que aparece abrigava a oficina de Alfredo Schneider. A fotografia desta edição mostra o antigo prédio da Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ, hoje Udesc), na rua Otto Boehm, no Centro de Joinville. A Udesc comemora 50 anos de fundação neste dia 1º.

AN Memória de sexta: que lugar é este?

31 de julho de 2015 2
Gert Roland Fischer, arquivo pessoal

Gert Roland Fischer, arquivo pessoal

Ivo Ritzman, Rogério R. Stamm, Carlos E. Meyer, Klaus Rosenberger, Enio Brandenburg, Henry  Gontarczyk, Anna Carolina Silveira, Ilson Silveira, Arno Luçolli, Nei Torquato, Rosana B. Martins, Jorge Ziehe, Gastão Schwarz, Juçara Schwarz, Emilio Klaas Jr., Artur Carstens, Rubens Siems, Bertoldo  Gessner, Marcelo Alves, Reginaldo Borba, Renato Sehnem, Acir P. Ferreira Filho, Jutta Hagemann, Max Schumacher, Teresa H. L. de França, Maria José Rudnick e Marcelo Rudnick disseram que a foto desta quinta-feira mostra a rua do Príncipe. No primeiro sobrado que aparece à esquerda funcionou durante muitos anos o Foto Brasil. Atualmente, o imóvel é ocupado por uma pastelaria. A imagem desta sexta-feira é do acervo de Gert Roland Fischer. Alguém sabe que lugar é esse?

AN Memória de quinta: que lugar é este?

30 de julho de 2015 7
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Enio Brandenburg, Roberval Rego, Simone Schroeder, Ivo Ritzmann, Eduardo Schroeder, Marcio Machado, Marcelo Alves, Rubens Koch, Jutta Hagemann e Henry Gontarczyk acertaram ao dizer que a foto desta quarta-feira mostra a esquina das ruas Rio Branco e Marinho Lobo (antiga rua das Missões, onde se encontram as pessoas que aparecem em primeiro plano), no Centro de Joinville. Nesse local existe, atualmente, um conjunto de salas comerciais, tendo ainda aos fundos um  estacionamento. A imagem desta quinta-feira tem vários veículos da Cervejaria Antarctica, que tinha fábrica em Joinville. Alguém sabe onde eles estão passando?

AN Memória de quarta: que lugar é este?

29 de julho de 2015 2
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Por ser uma foto bem mais recente que a maioria que aparece aqui, pensei que haveria mais acertadores. Mas não faz mal, porque Doriane Rosa Lemke, Max Schumacher e Jutta Hagemann conseguiram identificar a imagem com sendo da esquina da rua Orestes Guimarães com a Tijucas, no final dos anos de 1960. A imagem desta quarta-feira mostra um grupo de pessoas reunido. Alguém sabe onde esse povo está?

AN Memória de terça: que lugar é este?

28 de julho de 2015 0
Henrique L. Bona, arquivo pessoal

Henrique L. Bona, arquivo pessoal

Carlos Emilio Meyer, Henry Gontarczyk, Nelson Berndt, Rosana Barreto Martins, Rubens Koch, Ivo Ritzmann, Artur Carstens, Jorge Ziehe, Bertoldo Gessner, Reginaldo Borba, Roberto Rocha, Marcelo Alves, Enio Brandenburg, Maria José Rudnick, Marcelo Rudnick, Max Schumacher, Renato Sehnem, Ivo Ritzmann e Jutta Hagemann acertaram ao dizer que a foto desta segunda-feira mostra a esquina das ruas Nove de Março e Visconde de Taunay. A chaminé ao fundo era das Indústrias Colin. No sobrado que aparece bem de frente (atrás do casal)  funcionaram o estúdio Fotografia Hofmann e a Casa Eletra. Esses imóveis foram demolidos para abertura da avenida Juscelino Kubitschek. A imagem desta terça-feira foi enviada por Henrique L. Bona. Alguém sabe que lugar é esse?

AN Memória de segunda: que lugar é este?

27 de julho de 2015 4
BETA ROST, ARQUIVO PESSOAL

BETA ROST, ARQUIVO PESSOAL

A imagem desta segunda-feira, enviada por Beta Rost, foi feita em um dia ensolarado em Joinville e mostra um casal fazendo pose para o fotógrafo. Ele usa um terno claro, e ela, um vestido com listras na parte de baixo. Em que pese estar de salto, a mulher parece ser mais alta que ele. Mas claro que isso é só um detalhe. Apesar de ter calçada, a rua parece ser de chão batido. Pela presença do poste, presume-se que os joinvilenses já contavam com os benefícios da energia elétrica. Atrás das pessoas existem algumas casas, uma delas com muro de elementos vazados, e uma chaminé. Alguém sabe de que lugar se trata?

AN Memória de sábado e domingo: terminal central

25 de julho de 2015 0
ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

Rubens Koch, Enio Brandenburg, Artur Carstens, Max Schumacher, Jutta Hagemann e Ivo Ritzmann foram os leitores que conseguiram identificar a fotografia publicada nesta sexta-feira. Eles disseram que a imagem mostra o trecho final da avenida Getúlio Vargas, na zona Sul de Joinville, nas proximidades da antiga estação ferroviária. A partir do muro que aparece à direita da imagem ficava a Indústria de Máquinas Raimann, na área atualmente ocupada pelo Shopping Americanas. A foto da edição deste fim de semana mostra o terminal central de ônibus na década de 1960.

AN Memória de sexta: que lugar é este?

24 de julho de 2015 1
FRITZ HOFMANN, ARQUIVO PESSOAL

FRITZ HOFMANN, ARQUIVO PESSOAL

Henry Gontarczyk, Jorge Ziehe, Carlos Roberto Büst, Jutta Hagemann, Marcio Machado e Enio Brandenburg foram os leitores que acertaram ao dizer que a fotografia desta quinta-feira mostra o quintal da residência do fotógrafo Fritz Hofmann em 1916. A casa ficava na rua do Príncipe, na região em frente à praça Nereu Ramos. A imagem desta sexta-feira é do acervo de Fritz Hofmann. Parece que a foto recebeu algum retoque moderno. Alguém sabe que lugar está sendo mostrado?