Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

AN Memória de sexta: que lugar é este?

28 de agosto de 2015 0
Fatima Hofmann, arquivo pessoal

Fatima Hofmann, arquivo pessoal

A fotografia desta quinta-feira era mesmo difícil de ser identificada. Tanto que apenas Ivo Ritzmann, Jutta Hagemann e Roberval Rego conseguiram identificá-la. A imagem mostra a casa de Johanna Louise Friederike Buch, mais conhecida como viúva Buch. O imóvel, que ainda existe, fica na rua do Príncipe, esquina com a Ministro Calógeras (antiga São Pedro). Essa casa abrigou a primeira imobiliária de Joinville, a Cacique. A foto desta sexta-feira foi enviada por Fatima Hofmann e mostra uma senhora com uma criança no colo. Alguém consegue identificar o lugar?

AN Memória de quinta: que lugar é este?

27 de agosto de 2015 1
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Rosana B. Martins, Max Schumacher, Juçara Schwarz, Gastão Schwarz, Rolf Lepper, Henry Gontarczyk, Semi Farah, Emilio Klaas Jr., Sergio Monich, Dorival Detroz, Jorge Ziehe, Dieter Neermann, Jutta Hagemann, Ivo Ritzmann, Artur Carstes, Solange Artmann e Marcelo Alves acertaram ao dizer que a a foto desta quarta-feira mostra uma casa com estilo europeu da família Keller localizada na rua Duque de Caxias, nº 338. O imóvel ainda existente e fica em frente à área militar ocupada pelo 62º Batalhão de Infantaria. A imagem desta quinta-feira tem mulheres e crianças esperando pelo clique do fotógrafo. Quem souber do que se trata está convidado a responder.

AN Memória de quarta: que lugar é este?

26 de agosto de 2015 1
Rose-Liane Keller da Costa

Rose-Liane Keller da Costa, arquivo pessoal

Ivo Ritzmann, Rosana B. Martins, Jorge Ziehe, Henry Gontarczyk,  Jutta Hagemann, Ricardo L. Busse, Roberval Rego, Sergio Monich, Rubens Koch, Enio Brandenburg, Anna Carolina Silveira, Marco Aurélio Aranha, Ilson Silveira, Marcio Machado e Artur Carstens acertaram ao dizer que a fotografia desta terça-feira mostra a rua Visconde de Taunay, próximo à rua Duque de Caxias, em direção  ao centro da cidade. A casa à esquerda, que ainda existe, pertenceu à família Ravache e hoje é sede de um sindicato. A casa à direita da foto pertenceu à família Plothow. A imagem desta quarta-feira foi enviada por Rose-Liane Keller da Costa. Alguém reconhece esse lugar?

AN Memória de terça: que lugar é este?

25 de agosto de 2015 4
Reprodução

Reprodução

Marcelo Alves, Jutta Hagemann e Ivo Ritzmann acertaram ao dizer que a fotografia desta segunda-feira, feita nos anos de 1950, mostra, ao fundo, o Pequeno Hotel, que ficava na rua 7 de Setembro com a Rio Branco. A jovem na foto é Lacy Borges Koentopp e as crianças são Jaime Borges dos Santos (no triciclo) e a menina no colo é Eliane Sanches. A imagem desta terça-feira mostra uma rua de chão batido que tem algumas casas. Alguém reconhece esse lugar?

AN Memória de segunda: que lugar é este?

24 de agosto de 2015 0
NELSON KOENTOPP, ARQUIVO PESSOAL

NELSON KOENTOPP, ARQUIVO PESSOAL

A fotografia desta segunda-feira, do acervo pessoal de Nelson Koentopp, mostra uma mulher e duas crianças, uma delas no colo e outra num triciclo. Do lado direito, um muro feito de grossas colunas e composto também de ripas de madeira. A rua parece ser de chão batido. Interessante é a calçada, na qual foi usado um material (parece terra) de cor escura. Ao fundo, um casarão de dois pisos com a maioria das janelas em arco. Perto do telhado, há uma abertura em formato de meia-lua. À direita existe uma chaminé. Alguém sabe em que lugar essas pessoas estão?

AN Memória de sábado e domingo: Vera Fischer

22 de agosto de 2015 0
Reprodução

Reprodução

Sergio Monich, Jutta Hagemann e Rosana Barreto Martins foram os leitores que acertaram ao dizer que a fotografia desta sexta-feira mostra a casa da família Batista na rua Ministro Calógeras com avenida Getúlio Vargas. O imóvel foi demolido para ser feita a ligação entre a Getúlio Vargas e a rua Dr. João Colin. A imagem desta edição mostra a decisão entre Caxias e Comerciário, de Criciúma, em 1969. Entre os presentes, a então miss Brasil, Vera Fischer.

AN Memória de sexta: que lugar é este?

21 de agosto de 2015 1
Fatima Hofmann, arquivo pessoal

Fatima Hofmann, arquivo pessoal

Apenas Jutta Hagemann e Ivo Ritzmann conseguiram identificar a fotografia desta quinta-feira. A imagem mostra a antiga Fiação Colin, que ficava na esquina das ruas Rolf Colin e Orestes Guimarães, na área central de Joinville. A foto desta sexta-feira foi enviada por Fatima Hofmann. Ela mostra uma casa cheia de detalhes e com telhado em vários níveis. À esquerda há uma grande área de vegetação. Alguém reconhece esse lugar?

AN Memória de quinta: que lugar é esse?

20 de agosto de 2015 1
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Mais uma vez, os leitores mostram que conhecem bastante a história de Joinville. Rosana Barreto Martins, Jutta Hagemann, Dieter Neermann, Mauricio T.F.A. Monteiro, Sergio Monich, Jorge Ziehe, Henry Gontarczyk, Ivo Ritzmann, Roberval Rego, Marcelo Alves e Enio Brandenburg acertaram ao dizer que a fotografia desta quarta-feira mostra o estúdio do fotógrafo Fritz Hofmann na rua do Príncipe, na região em frente à praça Nereu Ramos. A imagem desta quinta-feira tem um prédio que, pelo porte, deve ser uma indústria. Alguém sabe do que se trata?

AN Memória de quarta: que lugar é este?

19 de agosto de 2015 3
Fritz Hofmann, arquivo pessoal

Fritz Hofmann, arquivo pessoal

Não achei que fosse tão difícil, mas apenas Ivo Ritzmann, Jutta Hagemann e Artur Carstens conseguiram identificar a fotografia desta terça-feira. A imagem, feita em 1938, mostra a Sociedade de Atiradores Joinville, que ficava na rua Jaraguá. Mais tarde, o local foi usado pela equipe de basquete do Palmeiras. A foto desta quarta-feira tem um bom tanto de gente e um cavalo fazendo pose para o fotógrafo. Quem souber de que lugar se trata pode responder por e-mail, telefone ou no blog da coluna.

AN Memória de terça: que lugar é este?

18 de agosto de 2015 0
Reprodução

Reprodução

Apenas Sergio Monich, Laercio Cardoso e Enio Brandenburg conseguiram identificar a fotografia publicada na edição desta segunda-feira. Eles disseram que se trata da rua Iririú, no bairro de mesmo nome na zona Leste de Joinville, na região perto da Sociedade Esportiva e Recreativa Alvorada. A imagem desta terça-feira tem uma casa muito bonita e com um varandão na frente. Na parte lateral, as janelas são com linhas retas. Já a porta foi feita em arco. Quem souber que lugar está sendo mostrado está convidado a responder.