Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

AN Memória de terça: que lugar é este?

30 de setembro de 2014 0
ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

Não foi possível identificar a fotografia publicada nesta segunda-feira neste espaço. Leitores citaram diversos locais, mas sem ter certeza da exata localização. Então, como já é de costume nesses casos, fica o convite para quem realmente souber responder durante a semana. Enquanto isso, nesta terça-feira temos outra imagem para os leitores decifrarem. Alguém sabe do que se trata?

AN Memória de segunda: que lugar é este?

29 de setembro de 2014 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

A fotografia desta segunda-feira faz parte daquele pacote que precisa de um olhar mais aguçado do leitor porque são imagens sem identificação. A foto mostra um dia ensolarado. Na rua de chão batido, homens e animais caminham tranquilamente – talvez os carros ainda não tivessem chegado. Destacando-se no cenário há uma casa com aberturas em arco. O imóvel é “protegido” por uma cerquinha de madeira. No lado esquerdo, aparece apenas vegetação. Alguém sabe que lugar é esse?

AN Memória de sábado e domingo: Empório Dona Francisca

27 de setembro de 2014 0
Vanessa Matos, arquivo pessoal

Vanessa Matos, arquivo pessoal

Muita gente confundiu o local da foto desta sexta-feira com a antiga Catedral de Joinville. Mas não erraram tanto assim, afinal, ficava bem pertinho. Mas Ivo Ritzmann, Rosana B. Martins, Jutta Hagemann, Elvira Santos, Henry Gontarcyk e Jorge Ziehe acertaram ao dizer que a imagem mostra a Loja Maçônica, na rua do Príncipe, no Centro de Joinville, construída em local hoje pela Loja Milium. A foto desta edição foi enviada por Vanessa Matos e mostra inauguração do Empório Dona Francisca há 56 anos (1958). O estabelecimento ainda funciona na rua Dona Francisca, perto do Distrito Industrial ou rotatória da empresa Döhler, ao lado do Colégio Estadual Giovani Pasqualini Faraco.

AN Memória de sexta: que lugar é este?

26 de setembro de 2014 2
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Ivo Ritzmann, Rosana B. Martins, Anna Carolina Silveira, Edmilson F. Eleotério, Jutta Hagemann, Max Schumacher, Rubens Koch, Roberval Rego, Enio Brandenburg, Nelson Berndt, Romeu Kumlehn, Arthur Carstens, Maria José Rudnick, Marcelo Rudnick, Henry Gontarczyk, Fraimundo Rothbarth Jr. acertaram a identificação da foto desta quinta-feira. Eles disseram que é a rua 9 de Março, vista a partir Dr. João Colin. No terreno baldio em primeiro plano se implantou em 1927 o Comércio de Secos e Molhados de Otto R. Boehm, que mais tarde passou ao filho Alfredo Boehm. Hoje, ali, está a Calçados Apolo. Ao lado, o prédio que foi o comércio de Johann Colin (avô de João Colin, ex-prefeito de Joinville), no local onde hoje está a Drogaria Catarinense. Ao lado, o antigo Salão Berner. Será que teremos acertadores hoje?

AN Memória de quinta: que lugar é este?

25 de setembro de 2014 3
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Ivo Ritzmann, Dolores Baumer, Teresa Helena Lobo de França, Artur Carstens, Marlise de Matos, Ricardo L. Busse, Rubens Koch, Enio Brandenburg, Jutta Hagemann, Nelson  Berndt, Maria José Rudnick, Marcelo Rudnick, Romeu Kumlehn, José N. Kremer, Emilio Klaas  Jr., Edmilson F. Eleotério, Renato Sehnem, Max Schumacher e Sergio Monich foram certeiros ao dizer que a foto desta quarta-feira mostra o Bar dos Veteranos, na esquina das ruas Ministro Calógeras e Rio Grande do Sul, em Joinville. Esse prédio foi desmanchado, e no local existe atualmente um conjunto de lojas e salas comerciais. E sobre a imagem desta quinta, alguém tem alguma informação?

AN Memória de quarta: que lugar é este?

24 de setembro de 2014 6
ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

Luiz C. F. Lemos, Anna Carolina Silveira, Ilson Silveira, Romeu Kumlehn, Ivo  Ritzmann, Jutta Hagemann, Nelson Berndt, Roberval Rego e Enio Brandenburg disseram que a foto desta terça-feira mostra a rua dos Ginásticos, na área central de Joinville. No local em que aparece o segundo grupo de palmeiras é a entrada da Sociedade Ginástica. À esquerda, atrás das duas casas, já funcionava na época a Malharia Arp, onde hoje está o  Shopping Cidade das Flores. Na entrada que aparece no canto direito, antes das palmeiras, ficava a casa onde  morou entre os anos 20 e 50 a família do casal Álvaro e Alvine Shever do Nascimento. Nesta quarta-feira, outra foto para os leitores decifrarem.

AN Memória de terça: que lugar é este?

23 de setembro de 2014 2
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Infelizmente, não houve consenso sobre a localização da fotografia mostrada na edição desta segunda-feira. Mas não tem problema: se alguém, durante a semana, souber do que se trata, pode nos enviar suas informações. Jutta Hagemann faz uma correção sobre a imagem de sexta-feira: em vez de ser uma madeireira, a empresa era uma fabricante de esquadrias de madeira. A foto desta terça-feira talvez seja mais “fácil” de ser identificada. Ela mostra uma rua que termina em uma elevação. Alguém sabe que lugar é este?

AN Memória de segunda: que lugar é este?

22 de setembro de 2014 0
ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

A fotografia desta edição é daquelas que vão precisar de um olhar mais aguçado do leitor para ajudar a identificar o local. A imagem mostra uma rua sem qualquer tipo de pavimentação. Em compensação, há uma boa quantidade de árvores, principalmente palmeiras. Em cada lado da rua há uma valeta, o que obrigou os moradores a construírem pequenas pontes para ter acesso a suas casas. Alguns terrenos contam com cerca de arame farpado. Alguém sabe que lugar está sendo mostrado?

AN Memória de sábado e domingo: futsal

20 de setembro de 2014 0

Arquivo pessoal, Balduino Raulino

Ivo Ritzmann, Renato Sehnem, Max Schumacher, Roberval Rego, Jutta Hagemann, Emilio Klaas Jr., Gert Fischer, Dorian K. Esteves acertaram ao dizer que a foto desta sexta mostra a rua São Joaquim, esquina com a Engenheiro Niemeyer. Em primeiro plano, parte da praça Carlos Gomes (atual Nereu Ramos). À esquerda aparece parcialmente o Cartório Rodrigo Lobo. Logo em seguida, o depósito da Madeireira Brand. A casa em frente à praça era o escritório dessa empresa. A imagem desta edição é do acervo de Balduino Raulino e foi enviada por Curt Nees. Ela foi feita no ano de 1969, durante os 10os Jogos Abertos de Santa Catarina, em Joinville, e mostra o time de futebol de salão de Jaraguá do Sul.

AN Memória de sexta: que lugar é este?

19 de setembro de 2014 0

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

Nelson Berndt, Romeu Kumlehn, Anna Carolina Silveira, Ilson Silveira, Jutta Hagemann, Enio Brandenburg, Rosana B. Martins e Ivo Ritzmann acertaram ao dizer que a foto desta quinta-feira mostra a usina de açúcar de Pirabeiraba, que foi implantada em 1860, na Fazenda Poço do Curtume, mais tarde mudando o nome para Fazenda Pirabeiraba, na Estrada Caminho Curto. Esse local pertencia ao Duque D’Aumale até 1897, quando ele faleceu. Depois, a fazenda ficou com os herdeiros em  funcionamento até 1921. Nesta sexta-feira, outro desafio aos leitores.