Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

AN Memória de sábado e domingo: família Zanella

25 de outubro de 2014 0
ARQUIVO PESSOAL, HERCINO INOCÊNCIO ZANELLA

ARQUIVO PESSOAL, HERCINO INOCÊNCIO ZANELLA

Ivo Ritzmann, Rosana B. Martins, Hercilio Hoepfner Jr., Nelson Berndt, Romeu Kumlehn, Marisa S. de  Andrade, Artur Carstens, Jutta Hagemann, Ricardo L. Busse, Rubens Koch, Carlos Roberto Campos, Bertoldo Gessner, Enio Brandenburg, Emilio Klaas Jr., Marcos Steuernagel, Edson Arndt,  Mauricio Monteiro, Sergio Monich, Renato Sehnem, Jorge Ziehe, Henry Gontarczyk, Dário Patzsch, Alzir M. Schmidt, Anna Carolina Silveira e Paulo R. Aranha acertaram ao dizer que a foto desta sexta mostra a rua Ministro Calógeras, vista a partir do Cemitério Municipal. Na vegetação que aparece à direita, fica hoje em dia o Supermercado Angeloni. A imagem desta edição foi feita, mais ou menos, no ano de 1949, em Schroeder, com a família Zanella. Sentado e rodeado pelos 13 filhos, está o casal Ana Alice e Alberto Zanella. Em pé, ao centro, está Hercino Inocêncio Zanella, que se casou em 1957 com Doris Zanella.

AN Memória de sexta: que lugar é este?

24 de outubro de 2014 6
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Ivo Ritzmann, Reginaldo Borba, Rubens Koch, Jorge Ziehe, Enio Brandenburg, Jutta Hagemann,  Anna Carolina Silveira, Paulo R. Aranha, Ilson Silveira, Romeu Kumlehn, Nelson Berndt,  Henry Gontarczyk,Laércio Cardoso, Artur Carstens, Emilio Klaas Jr. e Renato Sehnem acertaram ao dizer que a foto desta quinta-feira mostra a rua Jerônimo Coelho, vista a partir das proximidades da esquina com a rua do Príncipe. No primeiro casarão que aparece à direita funcionou o  Hotel Weiss. Rosana B. Martins também acertou a foto de quarta-feira. Será que teremos muitos acertadores para a imagem desta sexta-feira?

AN Memória de quinta: que lugar é este?

23 de outubro de 2014 4
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Mais uma vez mostrando conhecimento, os leitores identificaram a fotografia publicada nesta quarta-feira. Artur Carstens, Enio Brandenburg, Ivo Ritzmann, Jutta Hagemann, Renato Sehnem, Emilio Klaas Jr., Nelson Berndt e Romeu Kumlehn disseram que a imagem, feita em 1918, mostra o primeiro curtume de Joinville, pertencente a Augusto  Richlin, que ficava na rua Aubé, no local em que está hoje a empresa Buschle & Lepper. A foto desta quinta-feira tem um ônibus enfrentando problema por causa de uma cheia. Alguém sabe em que lugar ele está parado?

AN Memória de quarta: que lugar é este?

22 de outubro de 2014 2
Reprodução

Reprodução

Apesar de muitos leitores terem se confundido, tivemos acertadores para a foto publicada nesta terça-feira. Ivo Ritzmann, Jorge Ziehe, Enio Brandenburg, Artur Carstens, Romeu Kumlehn e Jutta  Hagemann disseram que a imagem mostra a Metalúrgica Otto Bennack, mais tarde denominada Usina Metalúrgica Joinville. Ela foi construída na rua Sete de Setembro, no trecho entre o rio Cachoeira e a rua Itajaí, no Centro de Joinville. A foto desta quarta-feira foi feita de cima. Alguém sabe que lugar ela está mostrando?

AN Memória de terça: que lugar é este?

21 de outubro de 2014 2
Reprodução

Reprodução

Mesmo não sendo uma das fotos mais fáceis de se identificar, Rosana B. Martins, Jutta Hagemann,  Emilio Klaas Jr., Ilson Silveira, Anna Carolina Silveira, Ivo Ritzmann e Renato Sehnem disseram que a imagem mostra a fábrica de beneficiamento de erva-mate Abdon Batista & Oscar, que ficava na região do Cais Conde D’Eu,  imediações do hoje Mercado Municipal de Joinville. A fotografia desta terça-feira mostra um conjunto de prédios. Será que era de apartamentos ou uma empresa? Quem souber do que se trata está convidado a responder.

AN Memória de segunda: que lugar é este?

20 de outubro de 2014 0
ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

A imagem desta segunda-feira vai precisar daquela ajuda dos leitores para ser identificada. A fotografia mostra um conjunto de casas (galpões). O maior deles, curiosamente, além das janelas, apresenta pequenas aberturas nas paredes. Há homens parados na frente da porta e outras, à esquerda, próximos de outra casa. Ao fundo, há algo que parecem barris. Alguém sabe que lugar é esse?

AN Memória de sábado e domingo: atiradores

18 de outubro de 2014 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Essa foi difícil. Até porque o imóvel mostrado não existe mais. Mesmo assim, Romeu Kumlehn, Ivo Ritzmann e Jutta Hagemann acertaram ao dizer que a foto é da casa da família de Rudolf Brand, que ficava na rua Visconde de Taunay, onde hoje está o Hotel Bourbon, no Centro de Joinville. A imagem da edição deste fim de semana não tem data de quando foi feita, mas dá para notar que é bem antiga. Ela mostra integrantes de uma sociedade de atiradores no distrito joinvilense de Pirabeiraba.

AN Memória de sexta: que lugar é este?

17 de outubro de 2014 0
ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

Esses leitores são mesmo sabidos! Não deixam passar uma. Nelson Berndt, Rosana B. Martins, Ivo Ritzmann, Jutta Hagemann, Rubens Koch e Enio Brandenburg acertaram ao contar que a foto desta quinta-feira mostra a rua Princesa Isabel, chamada na época de rua Cachoeira, fotografada a partir da região onde hoje existe uma agência dos Correios em direção à rua do Príncipe. Do lado esquerdo há várias casas. A segunda era a residência de Gustavo Parucker; a terceira era de Alfredo Hellwig; a quarta era de João Colin; a casa seguinte era de  Afonso Lepper; e a sexta construção era o escritório de Alberto Lepper. Ao fundo, aparece o morro do Boa Vista. E sobre a foto desta sexta, alguém tem ideia do que se trata?

AN Memória de quinta: que lugar é este?

16 de outubro de 2014 3
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Rosana Barreto Martins, Anna Carolina Silveira, Paulo Aranha, Ilson Silveira, Ivo Ritzmann, Jutta Hagemann e Renato Sehnem acertaram ao dizer que a fotografia da edição desta quarta-feira mostra a rua do Norte (atual Dr. João Colin). Ao fundo, a casa da família Herkenhoff. A esquina à direita é a rua dos Ginásticos. Veem-se também, à direita, os trilhos dos bondes puxados a burros. A imagem foi feita, provavelmente, entre os anos de 1911 e 1917. A foto desta quinta-feira tem algumas palmeiras. Alguém sabe que lugar está sendo mostrado?

AN Memória de quarta: que lugar é este?

15 de outubro de 2014 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Nelson Berndt, Jorge Ziehe, Rubens Koch, Emilio Klaas Jr., Enio Brandenburg, Ilson Silveira, Anna Carolina Silveira, Ivo Ritzmann, Henry Gontarczyk, Jutta Hagemann e Renato Sehnem foram os leitores que acertaram a identificação da foto desta terça-feira. Eles disseram que se trata do Asilo de Alienados Oscar Schneider, também conhecido apenas como hospício, fechado em 1942. Depois, funcionou um presídio e, mais tarde, um quartel da polícia. Ficava numa área atualmente encampada pelo Cemitério Municipal, na região da rua Borba Gato. Nesta quarta-feira, outro desafio aos leitores.