Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

AN Memória de quarta: que lugar é este?

23 de abril de 2014 0

Arquivo Histórico de Joinville

Como de costume, os leitores deram as informações sobre a foto publicada na edição desta terça. Enio Brandenburg, Sergio Monich, Ivo Ritzmann, Renato Sehnem, Lauro Soares, Nelson Berndt, Max Schumacher, Jayr Vieira e Jutta Hagemann acertaram ao dizer que a imagem mostra, em primeiro plano, o pátio da Sociedade Ginástica de Joinville, na rua dos Ginásticos, no Centro. O prédio mais claro era a Malharia Arp. Ali, hoje, é o Shopping Cidade das Flores. A foto desta quarta-feira tem uma casa com pessoas reunidas na porta. À esquerda existe uma chaminé. Quem quiser arriscar um palpite pode fazê-lo por e-mail, telefone ou no blog.

AN Memória de terça: que lugar é este?

22 de abril de 2014 2

ROLF ZIESCHE, ARQUIVO PESSOAL

A fotografia desta terça-feira, enviada por Rolf Ziesche, mostra, em primeiro plano, um grande pátio, onde está reunido um grupo grande de pessoas. Há, também, algumas barras parecidas com traves. Ao fundo, destacam-se três construções: a da esquerda é escura, com detalhes na parte superior em formato de “escada”. As aberturas foram contornadas com detalhes em cor mais clara. A casa mais central foi pintada em tom mais claro e tem uma curiosidade: na parte superior, duas janelas bem estreitas. Ao lado dela há uma estrutura que suporta o que parece ser uma grande caixa-d’água. Já o imóvel da direita é menor e tem uma das aberturas em arco. Alguém sabe do que se trata essas casas e onde elas foram construídas?

AN Memória de segunda: Porto de Joinville

21 de abril de 2014 0

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

A imagem desta segunda-feira é outra que faz parte do acervo do Arquivo Histórico de Joinville. A fotografia mostra um local que já foi muito importante na economia da cidade, o porto às margens do rio Cachoeira, bem no Centro de Joinville. A sua contribuição para a vida econômica da cidade, a considerar o número de embarcações ancoradas, deve ter sido bem relevante. Mas o tempo passou, a economia do município se voltou para a indústria, e o porto foi, aos poucos, sendo deixado de lado, até não mais existir.

AN Memória de sábado e domingo: teatro

19 de abril de 2014 0

Arquivo pessoal, Reginaldo Borba

A imagem desta edição foi feita em 1981 e enviada por Reginaldo Borba. A foto mostra o Grupo Teatral Esperança, fundado em 1979 por Jair da Silva Correa. O lugar que o grupo usava para os ensaios era o auditório da Fundamas (Cesita), no bairro Itaum, zona Sul de Joinville. Mais tarde, o pessoal passou a ocupar o auditório do Centro Social Urbano Itaum. Este grupo apresentou a peça “Santa Maria Madalena” no ano de 1981, na Sociedade Floresta de Joinville, com um público em torno 450 pessoas, um evento máximo para grupos de jovens sem poder financeiro, em que cada um ajudava como podia. Reginaldo não está na foto, mas ele cita os integrantes. Da esquerda para direita em pé estão: Neivaldo, Josely, Jair, Dione, Mario Cesar, Gilmar, Vicente Ferreira, Marina, Wilson Ferreira, Raquel, Rubens e Maria de Lourdes (Nega). Agachados: Roberto Moura, Leonir Pereira, Renato, Nezilda, Dirceu Carvalho, Maria Aparecida Oliveira e Bento Silva.

AN Memória de sexta: exposição de orquídeas

18 de abril de 2014 0

Reprodução

Apesar de não ser tão fácil de ser identificada, ainda assim leitores superatentos conseguiram dizer o que ela mostra. Reginaldo Borba, Roberval Rego, Enio Brandenburg, Renato Sehnem, Ivo Ritzmann e Jutta Hagemann disseram que se trata de uma foto da rua Sete de Setembro, no Centro de Joinville. A casa pertenceu a Procópio Gomes de Oliveira e ficava perto da esquina com a atual avenida Procópio Gomes. A fotografia desta sexta-feira foi feita em 1961, durante exposição de orquídeas pela Associação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (Ajao), na Sociedade Ginástica.

AN Memória de quinta: que lugar é este?

17 de abril de 2014 3

Arquivo Histórico de Joinville

Ivo Ritzmann, Lourival Schmidt, José N. Kremer, Edmilson F. Eleotério, Nelson Berndt, Laércio Cardoso, Antonio C. Bencz, Celso R. Heuchling, Dário Patzsch, Alzir M. Schmidt, Dorival Detroz, Artur Carstens, Maria José Rudnick, Marcelo Rudnick, Reginaldo Borba, Jorge Ziehe, Rubens Koch, Roberval Rego, Valdinei A. dos Santos, Jutta Hagemann, Renato Sehnem, Augusto V. Lüttke, Lauro Soares, Cesar L. Regis, Enio Brandenburg, Emilio Klaas Jr., Max Schumacher e Renato Sehnem disseram que a foto de ontem mostra a Carrocerias Nielson (atual Busscar), quando funcionava na rua Blumenau, esquina com a Pará. Nesta quinta-feira, outra foto para ser decifrada.

AN Memória de quarta: que lugar é este?

16 de abril de 2014 8

Arquivo Histórico de Joinville

Que bom que a foto desta terça-feira não passou em branco. Nelson Berndt, Roberval Rego, Enio Brandenburg, Maria José Rudnick, Marcelo Rudnick, Ivo Ritzmann, Renato Sehnem, Jayr Vieira e Jutta Hagemann disseram que a imagem mostra a rua Cachoeira (atual Princesa Isabel), no Centro de Joinville. À esquerda aparecem a casa de comércio da família Lange, o Comércio Stein, fábrica de sabão de Friedrich Schlemm. Ao fundo ficava a casa de comércio de August Urban, já na rua do Norte (atual Dr. João Colin), onde hoje existe uma agência bancária, na esquina com a rua Mário Lobo. Para não perder o costume, hoje tem mais um desafio para os leitores.

AN Memória de terça: que lugar é este?

15 de abril de 2014 2

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

Infelizmente, a fotografia publicada nesta segunda-feira ficou sem ser identificada. Os leitores até tentaram dar palpites, mas como foram diferentes entre si, não é possível afirmar-se com certeza do que se trata. Mas não tem problema, fica tudo naquele tradicional esquema: se alguém tiver ideia do que se trata, é só falar para nós. A imagem desta terça-feira talvez seja mais fácil de ser decifrada. Afinal, ela já tem aspectos mais contemporâneos e foi feita de um plano mais aberto, o que torna a identificação mais fácil (ou menos difícil). Alguém sabe do que se trata?

AN Memória de segunda: que lugar é este?

14 de abril de 2014 0

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

Como de costume às segundas-feiras, a fotografia desta edição faz parte do acervo do Arquivo Histórico de Joinville, mas está sem identificação. Portanto, vai precisar da ajuda dos atentos leitores para ser batizada. A imagem mostra uma construção bem extensa, mas que tem apenas três portas, pelo menos na parte que está sendo mostrada. Em compensação, na parte superior há várias janelas do tipo basculante. Na frente do imóvel, um amontoado de material que não é possível identificar o que seja. Quem souber do que se trata, por favor, ajude no trabalho de identificação.

AN Memória de sábado e domingo: São Chico

12 de abril de 2014 0

REPRODUÇÃO

Pelo jeito, não foi tão simples identificara a imagem publicada nesta sexta-feira. Apenas Sandra Regina Schatzmann, Roberval Rego, Jutta Hagemann e Ivo Ritzmann acertaram ao dizer que a foto mostra o Hotel Beckmann, que ficava na esquina das ruas 15 de Novembro e do Príncipe, no Centro de Joinville. No local, atualmente, existe uma agência do Banco Safra. A fotografia desta edição mostra a rua Babitonga, na simpática São Francisco do Sul na década de 1930. À esquerda está o Mercado Municipal. Ao fundo, um navio no antigo cais do porto.