Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

AN Memória de quarta: açougue de Harry Schacknies

27 de julho de 2016 0
Heins Gross, arquivo pessoal

Heins Gross, arquivo pessoal

A querida São Francisco do Sul também aparece neste espaço. A foto desta edição, do acervo de Heins Gross e feita entre o fim da década de 1960 o início da de 1970, mostra o Açougue São Pedro, de Harry Schacknies. O estabelecimento ficava na rua D. Fernando Trejo, em frente à antiga Materiais de Construção Marlú.

AN Memória de terça: O começo de tudo

26 de julho de 2016 0
Reprodução

Reprodução

Está ocorrendo em Joinville o Festival de Dança, que chegou a sua 34ª edição e traz milhares de bailarinos à cidade. A imagem desta edição mostra apresentação da Escola de Bailado Nice Leite durante o primeiro Festival de Dança de Joinville, em 1983, na Sociedade Harmonia-Lyra, no Centro.

AN Memória de segunda: velas e sabões populares

25 de julho de 2016 0
Adolar "Bolinha" Hermann, arquivo pessoal

Adolar “Bolinha” Hermann, arquivo pessoal

A foto desta edição, do acervo de Adolar “Bolinha” Hermann, não tem data de quando foi feita (uma pena, mas tudo bem). A imagem mostra um local bem conhecido, a antiga fábrica de sabão e velas da Wetzel, produtos bem populares na sua época. Essa indústria funcionava na rua Senador Felipe Schmidt, no Centro de Joinville. O local, atualmente, é ocupado pela Católica de SC.

AN Memória de sábado e domingo: Praça Nereu Ramos e Correios

23 de julho de 2016 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

A imagem desta edição não tem data de quando foi feita, mas não deve ser muito nova, afinal, no prédio onde hoje está o Ipreville está escrito “Correios e Telegraphos” (isso mesmo, com “ph”). O cenário do local, no que diz respeito ao paisagismo, está bem diferente hoje. Já os prédios, mesmo com algumas modificações, ainda estão ali.

AN Memória de sexta: Malharia Marquardt

22 de julho de 2016 0
Mario Sérgio Santana, arquivo pessoal

Mario Sérgio Santana, arquivo pessoal

A fotografia desta sexta-feira, do acervo de Mario Sérgio Santana, mostra um local de Jaraguá do Sul. Trata-se da Malharia Marquardt, fundada em 1936. Ela foi a primeira empresa do ramo em Jaraguá do Sul. Em 1979, a Marquardt foi vendida para a Marisol S/A.

AN Memória de quinta: Sociedade Ginástica de Rio Bonito

21 de julho de 2016 0
Lauro Soares, arquivo pessoal

Lauro Soares, arquivo pessoal

A imagem desta edição foi enviada por Lauro Soares. A foto, produzida no ano de 1962, mostra integrantes da Sociedade Ginástica Três Barras – Rio Bonito, atual Sociedade Ginástica de Rio Bonito, em frente ao antigo prédio, na rua 15 de Outubro, 4.608, no distrito de Pirabeiraba, em Joinville. A entidade foi fundada no dia 15 de outubro de 1910.

AN Memória de quarta: desfile no Boa Vista

20 de julho de 2016 0
Reprodução

Reprodução

A coluna visita, nesta quarta-feira, o bairro Boa Vista, na zona Leste de Joinville. A fotografia mostra parte da rua Albano Schmidt durante o desfile da Independência no mês de setembro de 1976, portanto, há quase 40 anos.

AN Memória de terça: ônibus saía da estação ferroviária

19 de julho de 2016 0
Erich Meier Jr., arquivo pessoal

Erich Meier Jr., arquivo pessoal

A fotografia desta edição é do acervo de Erich Meier Jr. A imagem, feita entre o final da década de 1940 e o início da de 1950, mostra o pai do leitor ao lado do ônibus do qual era motorista. O veículo fazia o trajeto entre a estação ferroviária de Joinville até a rua Duque de Caxias, que era um dos trechos da via que hoje se denomina Dr. João Colin.

AN Memória de segunda: estação ferroviária de Jaraguá do Sul

18 de julho de 2016 0
Divulgação

Divulgação

Começando a semana, a coluna mostra uma fotografia da vizinha cidade de Jaraguá do Sul. Produzida na década de 1960, a imagem mostra a estação ferroviária da principal cidade do Vale do Itapocu. A construção da primeira parte da estação, que fica na avenida Getúlio Vargas, foi concluída no ano de 1909.

AN Memória de sábado e domingo: construção do Elias Moreira

16 de julho de 2016 0
Divulgação

Divulgação

A foto deste fim de semana, feita na década de 1960, é da construção de uma instituição educacional bem conhecida e conceituada em Joinville: o Colégio Cenecista José Elias Moreira. Segundo o site da escola, data de 1º de maio de 1967 a oficialização da escola em dependências próprias, no número 1.290 da esquina das ruas Coronel Francisco Gomes e Eugênio Moreira.