Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

AN Memória de terça: a origem da Ciser

24 de maio de 2016 0
Emerson Dressel, arquivo pessoal

Emerson Dressel, arquivo pessoal

Em 1881, com apenas 27 anos, Karl Schneider deixou a Alemanha e instalou-se em Joinville (na época com apenas 30 anos de fundação). Ele foi o precursor dos negócios da família no Brasil e abriu a Casa do Aço, um estabelecimento que vendia de tudo, desde ferragens a louças e tecidos, conservas e produtos da região. Nasciam, então, as empresas H. Carlos Schneider. Na foto enviada por Emerson Dressel, a Casa do Aço, na rua do Príncipe, quase esquina com a Nove de Março, na década de 1960.

AN Memória de sábado e domingo: entrevista com o prefeito

21 de maio de 2016 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

A fotografia deste fim de semana foi feita na década de 1970 e mostra o radialista Marco Antônio Peixer entrevistando o então prefeito Harald Karmann, que cumpriu o mandato na Prefeitura de Joinville de 1970 a 1973.

AN Memória de segunda: antiga Catedral nos anos de 1960

21 de maio de 2016 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Quem hoje vê a Catedral de Joinville, no Centro, não imagina que um dia ela foi assim, como mostra registro feito no início da década de 1960. A presença de muitas pessoas e carrinhos e barraca de guloseimas leva a crer que nesse dia ensolarado havia uma festa rolando ali. Ou quem sabe os vendedores aproveitavam o movimento das missas para ganhar uns trocados.

AN Memória de sexta: avenida Getúlio Vargas em 1971

20 de maio de 2016 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Atualmente, os desfiles cívicos em Joinville são feitos na avenida Beira-rio. Mas houve um tempo em que esse tipo de atividade era feito na avenida Getúlio Vargas, como mostra a foto produzida em 1971, no desfile da Independência. A imagem mostra alunos do Colégio Bom Jesus no trecho entre as ruas Alexandre Schlemm e Afonso Pena. Nessa época, a Getúlio era pavimentada com paralelepípedos. Essa via tinha pedras mais escuras no meio para dividir as duas pistas.

AN Memória de quinta: fábrica da Tigre na rua Bahia

19 de maio de 2016 0
Mario Sérgio Santana, arquivo pessoal

Mario Sérgio Santana, arquivo pessoal

Nesta quinta-feira, a imagem da coluna é da fábrica da Tubos e Conexões Tigre, quando ainda estava na rua Bahia, em Joinville, em 1968. Antes de entrar no ramo de tubos de PVC, a empresa, comprada por João Hansen Júnior em 1941, era uma pequena fábrica de pentes produzidos à base de chifres de bois. A foto é do acervo de Mario Sérgio Santana.

AN Memória de quarta: boteco no Aventureiro

18 de maio de 2016 0
Vanio C. Mattei, arquivo pessoal

Vanio C. Mattei, arquivo pessoal

A fotografia desta edição é uma colaboração do leitor Vanio C. Mattei. A imagem mostra estabelecimento comercial na rua Tuiuti, 2.657, no bairro Aventureiro, em Joinville, em dezembro de 1984. Nesse local, atualmente, há uma peixaria.

AN Memória de terça: fábrica da Lumière

17 de maio de 2016 0
Mario Sérgio Santana, arquivo pessoal

Mario Sérgio Santana, arquivo pessoal

A fotografia desta terça-feira mostra um local em que muitos joinvilenses trabalharam: trata-se da indústria têxtil Lumière, antiga Casimiro Silveira, em 1968. A fábrica não existe mais. Hoje, no local, está a Faculdade Anhanguera, na rua Presidente Campos Salles, no bairro Glória. A foto é do acervo de Mario Sérgio Santana.

AN Memória de segunda: Riachuelo, uma marca tradicional

16 de maio de 2016 0
Reprodução

Reprodução

A imagem desta segunda-feira vai fazer muita gente voltar aos anos de 1980, época em que a foto foi produzida. Ela mostra o Supermercado Riachuelo, na rua Ministro Calógeras, no local onde mais tarde também funcionou uma unidade do Angeloni. Atualmente, o espaço está desocupado. O Riachuelo era um dos mercados mais procurados pelos joinvilenses na época.

AN Memória de sábado e domingo: ampliação do Hospital Dona Helena

14 de maio de 2016 0
Jaime da Silva Duarte, Grupo Relembrando Joinville

Jaime da Silva Duarte, Grupo Relembrando Joinville

A fotografia da edição deste fim de semana, do acervo de Jaime da Silva Duarte e publicada no grupo Relembrando Joinville, mostra o Hospital Dona Helena, uma das mais tradicionais instituições de saúde de Joinville, passando por obra de ampliação na década de 1980. Ele já se chamou Helenenstift e Casa de Saúde Dona Helena.

AN Memória de sexta: ponto de carros de aluguel

13 de maio de 2016 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

A foto desta sexta-feira não tem data de quando foi feita, mas considerando a presença de uma Kombi, cuja produção começou no fim dos anos de 1950, e até por existir ali um carro mais antigo, a imagem deve ter sido feita no máximo até o fim da década de 1960. O cenário retratado mostra duas mulheres e o ponto de táxis – na época chamados de automóveis de aluguel – na rua Engo Niemeyer, perto da esquina com a rua do Príncipe. Dá até para visualizar o telefone do serviço: 436.