Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

AN Memória de sexta: que lugar é este?

27 de março de 2015 0

Ivo Ritzmann, Anna Carolina Silveira, Breno Lopez, Ilson Silveira, Ricardo L. Busse, Reginaldo Borba, Roberval Rego, Rubens Koch, Artur Carstens, Eduardo Schroeder, Henry Gontarczyk, Max Schumacher, Sergio Monich e Jorge Ziehe disseram que a fotografia desta quinta-feira mostra o Hotel Müller, na rua Três de Maio, esquina com a Rio Branco, no Centro de Joinville. Ali também funcionou a loja de autopeças de Jorge Hoffmann nos anos de 1970. Hoje, há um imóvel abandonado. Nesta sexta-feira, outra foto para o leitores decifrarem.

AN Memória de quinta: que lugar é este?

26 de março de 2015 4
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Jorge Ziehe, Henry Gontarczyk, Rubens Koch, Jutta Hagemann, Anna Carolina Silveira, Ilson Silveira, Paulo R. Aranha e Roberval Rego foram os leitores que acertaram a identificação da fotografia publicada nesta quarta-feira. Eles disseram que a imagem mostra a rua do Príncipe em direção à rua Princesa Isabel. Na casa de telhado alto funcionou a Casa do Aço, perto da esquina com a Nove de Março, no Centro de Joinville. A imagem desta quinta-feira mostra um imóvel que parece ser um estabelecimento comercial. Será que é? Se alguém souber o que a foto mostra está convidado a responder.

AN Memória de quarta: que lugar é este?

25 de março de 2015 1
ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

Jorge Ziehe, Henry Gontarczyk, Jutta Hagemann e Rafael Gustavo Volpi acertaram ao dizer que a fotografia desta terça-feira mostra a casa que em 1967 sediou a Fundação Joinvilense de Ensino (Fundaje), que depois virou Fundação Universitária do Norte Catarinense (Func). Posteriormente, transformou na Fundação Educacional da Região de Joinville (Furj), que é mantenedora da Univille. A instituição tinha o objetivo de criar, organizar e manter escolas de nível superior, em especial destinadas à formação de professores, bem como promover cursos de pós-graduação e patrocinar estudos e pesquisas. Ficava onde hoje está a ACE, na travessa São José, região central de Joinville. Nesta quarta, mais uma foto para ser identificada pelos leitores.

AN Memória de terça: que lugar é este?

24 de março de 2015 0
Reprodução

Reprodução

Apesar de a identificação feita pelo Arquivo Histórico de Joinville informar que a fotografia desta segunda-feira, produzida no ano de 1900, é da construção da estrada de ferro em Joinville, os leitores Gerson Bachtold, Valerio Schiochet e Arildo Borges disseram que a imagem mostra outro cenário. Eles dizem que é o túnel que ainda hoje faz a ligação dos dois lados da Estrada Santa Catarina, sob a BR-101, na zona Sul de Joinville. A imagem desta terça-feira parece ser mais simples de ser identificada. Ela mostra uma casa em princípio comum. Alguém sabe do que se trata?

AN Memória de segunda: que lugar é este?

23 de março de 2015 2
ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

A fotografia desta segunda-feira vai precisar da ajuda dos leitores para ser identificado o local onde foi feito o registro. A imagem mostra um grupo de senhores, um deles, à direita, num plano bem mais baixo que a maioria. Ali existe uma espécie de túnel com água acumulada. No topo da foto, ao centro, há dois animais, provavelmente usados em algum tipo de trabalho. Há no cenário, também, alguns pedaços de madeira. Alguém sabe do que se trata essa foto?

AN Memória de sábado e domingo: ponte do Linguado

21 de março de 2015 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Ricardo Luiz Busse, Enio Brandenburg e Rogério R. Stamm acertaram ao dizer que a foto desta sexta-feira mostra obras de asfaltamento da avenida Marquês de Olinda, no trecho entre as ruas Benjamin Constant e Timbó, no bairro Glória. A imagem foi feita em direção à esquina com a rua Timbó. A imagem deste fim de semana mostra trabalhadores dos setores de pintura, arrebitação e reforço de pedras na ponte do Linguado em 15 de outubro de 1932.

AN Memória: que lugar é este?

20 de março de 2015 2
Jaime H. Schramm, arquivo pessoal

Jaime H. Schramm, arquivo pessoal

Roberval Rego, Ricardo L. Busse, Enio Brandenburg, Renato Sehnem, Max Schumacher, Teresa Helena Lobo de França, Henry Gontarczyk, Jorge Ziehe, Rubens Koch, Sergio Monich, Carlos E. Meyer, Cida Lütke e Emilio Klaas Jr. acertaram ao dizer que a foto desta quinta-feira mostra a rua Nove de Março, vista a partir das proximidades da esquina com a rua do Príncipe, em direção à rua Dr. João Colin. A casa que aparece à direita, após a primeira palmeira, era o consultório e residência do dentista Raul Schmidlin. À esquerda, o prédio maior abrigava a Farmácia Hygon. A imagem desta sexta foi enviada por Jaime H. Schramm. Alguém sabe o que é?

AN Memória de quinta: que lugar é este?

19 de março de 2015 3
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Roberval Rego, Enio Brandenburg, Henry Gontarczyk, Jutta Hagemann, Jorge Ziehe e Rubens Koch foram certeiros ao dizer que a foto deste dia 18 mostra a rua Engenheiro Niemeyer, no trecho entre a avenida  Juscelino Kubitschek e a rua Pedro Lobo. Na casa à esquerda funcionou a fábrica de móveis de vime da família Elling. A imagem desta quinta-feira, feita em 1926, mostra pessoas tendo de enfrentar uma cheia. Quem souber o lugar que ficou alagado está convidado a responder.

AN Memória de quarta: que lugar é este?

18 de março de 2015 2
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Por ser uma rua central e, portanto, mais conhecida, pensei que haveria mais acertadores. Mesmo assim, houve um bom número. Jutta Hagemann, Emilio Klaas Jr., Henry Gontarczyk, Ivo Ritzmann, Renato Sehnem e Jorge Ziehe identificaram a imagem desta terça-feira como sendo da rua Princesa Isabel, em foto feita a partir da região perto de onde hoje está o Colégio Bom Jesus em direção à rua do Príncipe. No terreno perto de onde está uma palmeira foi construída a casa do comerciante Paulo Schoof. E sobre a foto desta quarta-feira, alguém sabe o que é?

AN Memória de terça: que lugar é este?

17 de março de 2015 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Até pela dificuldade da identificação, acredito que houve muitos acertadores. Enio Brandenburg, Valério Schiochet, Jucélio Francisco Gabriel, Sergio Monich e Adilson Girardi disseram que fotografia desta segunda-feira mostra a Escola Municipal Professora Ana Soares Paul, localizada na Estrada Dedo Grosso, na região do bairro Vila Nova, área rural de Joinville. Nesta terça-feira, mais uma imagem para os leitores decifrarem.