Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

AN Memória de sábado e domingo: canoagem

30 de maio de 2015 0
Rosana B. Martins, arquivo pessoal

Rosana B. Martins, arquivo pessoal

Ivo Ritzmann, Rosana B. Martins, Herval Teixeira, José M. Costa, Gilmara C. Fagundes, Alexandre O. de Morais, Arno Luçolli, Artur Carstens, Jutta Hagemann, Henry Gontarczyk, Marcelo Alves, Enio Brandenburg, Rubens Koch, Ricardo F. Hoerning, Vilson Ramos, Solange Artmann, Rubens Siems, Sérgio Ravache, Emilio Klaas Jr. e Max Schumacher disseram que a foto desta sexta-feira mostra a rua Santa Catarina, no trecho entre a Sociedade Floresta e a avenida Antônio Ramos Alvim, no bairro Floresta, em Joinville. No segundo prédio à esquerda, de telhado mais alto, funcionou a sede das Lojas May. Hoje, ali existe uma unidade da Salfer. A imagem desta edição foi enviada por Rosana B. Martins e mostra atletas praticando canoagem no rio Jarivatuba na Joinville do passado.

AN Memória de sexta: que lugar é este?

29 de maio de 2015 6
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Alguns leitores confundiram a casa da foto desta quinta-feira com outra, parecida, construída na rua Visconde de Taunay. Mas Jorge Ziehe, Nelson Berndt, Albertina F. Tuma, Ivo Ritzmann, Henry Gontarczyk, Sergio de Oliveira, Rubens Koch, Emilio Klaas Jr., Renato Sehnem, Jutta Hagemann, Sergio Monich e Roberval Rego acertaram ao dizer que a foto mostra o comércio de produtos importados pertencente a Alexandre Schlemm, que ficava na rua Quinze de Novembro, esquina com a Dr. João Colin, no Centro de Joinville, em local onde hoje existe uma loja Salfer. A imagem desta sexta-feira tem uma rua com paralelepípedos. Alguém reconhece o lugar?

AN Memória de quinta: que lugar é este?

28 de maio de 2015 1
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Mais uma vez, os leitores mostram que são conhecedores da cidade. Enio Brandenburg, Jorge Ziehe, Rubens Koch, Gastão Schwarz, Juçara Schwarz, Jutta Hagemann e Henry Gontarczyk acertaram ao dizer que a fotografia desta quarta-feira mostra um caminhão estacionado na rua Senador Felipe Schmidt, na área central de Joinville, em frente à casa de Júlio Wetzel. Nesse local está hoje o Edifício Jardim das Palmeiras. A imagem desta quinta-feira, segundo informação do Arquivo Histórico de Joinville, é de 1928. Alguém reconhece esse lugar?

AN Memória de quarta: que lugar é este?

27 de maio de 2015 1
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Jutta Hagemann, Ivo Ritzmann, Maria José Rudnick, Marcelo Rudnick Klaus Rosenberger e Jayr Vieira foram os leitores que acertaram a identificação da fotografia desta terça-feira. Eles disseram que a imagem é de uma casa, ainda existente, na rua 15 de Novembro.  O imóvel foi construído na região onde hoje existe uma concessionária da Volkswagen. A foto desta quarta-feira vai precisar da ajuda dos leitores para ser identificada. Alguém reconhece esse lugar, que tem um caminhão estacionado?

AN Memória de quarta: que lugar é este?

26 de maio de 2015 0
Oswaldo Lienstedt, arquivo pessoal

Oswaldo Lienstedt, arquivo pessoal

É sabido esse pessoal que lê a coluna. Até fotos de outras cidades os leitores conseguem identificar. Henry Gontarczyk e Jorge Ziehe disseram, e provaram com foto, que a imagem desta segunda-feira não é de Joinville. A fotografia mostra um local em Santos-SP e se trata da Fábrica de Gelo Vila Mathias, localizada na rua Senador Feijó, esquina com a Dr. João Eboli, quando as entregas eram realizadas com carroças nas casas. A imagem desta terça-feira é do acervo de Oswaldo Lienstedt. Alguém sabe que lugar está sendo mostrado?

AN Memória de segunda: que lugar é este?

25 de maio de 2015 0
ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

A fotografia desta segunda-feira não tem a informação sobre o local em que foi produzida e a data. Por isso, vai precisar de uma ajudinha dos leitores para ser identificada. A imagem mostra que o local, pelo menos, já contava com os benefícios da energia elétrica. Em contrapartida, não há sequer um carro na rua, sinal de trânsito tranquilo. A pavimentação com paralelepípedos também já era realidade. Há uma casa bonita e grande, parece revestida de tijolinhos à vista. Na frente do imóvel, há duas carroças com a palavra gelo escrita. Será que esse lugar é em Joinville? Quem souber do que se trata está convidado a responder.

AN Memória de sábado e domingo: certificado de bicicleta

23 de maio de 2015 0
Arquivo pessoal, Rosana B. Martins

Arquivo pessoal, Rosana B. Martins

Ivo Ritzmann, Rubens Koch, Gastão Schwarz, Juçara Schwarz, Roberval Rego, Jutta Hagemann, Artur Carstens, Max Schumacher e Rosana B. Martins, que também acertou a foto de quinta, disseram que a imagem desta sexta mostra a rua Dr. João Colin, perto da esquina com a rua 15 de Novembro, no Centro de Joinville. No imóvel em destaque, por muitos anos, funcionou a empresa Comércio e Indústria Germano Stein S.A. A foto desta edição, enviada por Rosana B. Martins, é de um certificado de propriedade de bicicleta emitido em 31 de agosto de 1959, com registro na Delegacia Regional de Polícia, em nome de Elsa Hoepfner. A zica era da marca Husqvarna, na cor marrom. Naquela época, até donos de bikes pagavam imposto.

AN Memória de sexta: que lugar é este?

22 de maio de 2015 1
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Jutta Hagemann e Ivo Ritzmann foram os únicos leitores que conseguiram identificar a fotografia publicada nesta quinta-feira. Eles disseram se tratar de imagem da região do antigo Porto de Joinville, perto de onde mais tarde foi construído o moinho. Ao fundo, vê-se a beneficiadora de erva-mate de Abdon Batista. Nessa época, também ainda não havia sido construído o Mercado Municipal. A foto desta sexta-feira mostra um prédio que, possivelmente, foi escritório de alguma empresa. Os que souberem a resposta estão convidados a enviar e-mails, ligar ou responder pelo blog.

AN Memória de quinta: que lugar é este?

21 de maio de 2015 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Ivo Ritzmann, Anna Carolina Silveira, Paulo R. Aranha, Ilson Silveira, Nelson Berndt, Rubens Koch, Henry Gontarczyk, Jorge Ziehe, Enio Brandenburg, Sergio Monich, Rosana B. Martins, Max Schumacher, Renato Sehnem, Ivo Ritzmann, Jutta Hagemann e Emilio Klaas Jr. disseram que a fotografia desta quarta-feira é da rua Nove de Março, na esquina com a Visconde de Taunay. O casarão que aparece parcialmente à direita já abrigou o açougue da família Ziemath, a Choperia Pinguim. Ali, hoje, existe uma loja de móveis. E sobre a imagem desta quinta-feira, alguém sabe do que se trata?

AN Memória de quarta: que lugar é este?

20 de maio de 2015 1

 

an memoria

Foto: Arquivo Histórico de Joinville

Apenas os leitores Henry Gontarczyk e Jorge Ziehe acertaram ao dizer que a foto publicada ontem era da casa de comércio da família Hasse, na rua do Príncipe. E sobre a imagem desta quarta-feira, alguém sabe do que se trata? A pista que podemos dar é que a imagem revela um ponto da área central de Joinville em data não especificada. Mande a sua resposta para leitor@an.com.br. Participe!