Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

AN Memória de terça: que lugar é este?

21 de outubro de 2014 0
Reprodução

Reprodução

Mesmo não sendo uma das fotos mais fáceis de se identificar, Rosana B. Martins, Jutta Hagemann,  Emilio Klaas Jr., Ilson Silveira, Anna Carolina Silveira, Ivo Ritzmann e Renato Sehnem disseram que a imagem mostra a fábrica de beneficiamento de erva-mate Abdon Batista & Oscar, que ficava na região do Cais Conde D’Eu,  imediações do hoje Mercado Municipal de Joinville. A fotografia desta terça-feira mostra um conjunto de prédios. Será que era de apartamentos ou uma empresa? Quem souber do que se trata está convidado a responder.

AN Memória de segunda: que lugar é este?

20 de outubro de 2014 0
ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

A imagem desta segunda-feira vai precisar daquela ajuda dos leitores para ser identificada. A fotografia mostra um conjunto de casas (galpões). O maior deles, curiosamente, além das janelas, apresenta pequenas aberturas nas paredes. Há homens parados na frente da porta e outras, à esquerda, próximos de outra casa. Ao fundo, há algo que parecem barris. Alguém sabe que lugar é esse?

AN Memória de sábado e domingo: atiradores

18 de outubro de 2014 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Essa foi difícil. Até porque o imóvel mostrado não existe mais. Mesmo assim, Romeu Kumlehn, Ivo Ritzmann e Jutta Hagemann acertaram ao dizer que a foto é da casa da família de Rudolf Brand, que ficava na rua Visconde de Taunay, onde hoje está o Hotel Bourbon, no Centro de Joinville. A imagem da edição deste fim de semana não tem data de quando foi feita, mas dá para notar que é bem antiga. Ela mostra integrantes de uma sociedade de atiradores no distrito joinvilense de Pirabeiraba.

AN Memória de sexta: que lugar é este?

17 de outubro de 2014 0
ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

Esses leitores são mesmo sabidos! Não deixam passar uma. Nelson Berndt, Rosana B. Martins, Ivo Ritzmann, Jutta Hagemann, Rubens Koch e Enio Brandenburg acertaram ao contar que a foto desta quinta-feira mostra a rua Princesa Isabel, chamada na época de rua Cachoeira, fotografada a partir da região onde hoje existe uma agência dos Correios em direção à rua do Príncipe. Do lado esquerdo há várias casas. A segunda era a residência de Gustavo Parucker; a terceira era de Alfredo Hellwig; a quarta era de João Colin; a casa seguinte era de  Afonso Lepper; e a sexta construção era o escritório de Alberto Lepper. Ao fundo, aparece o morro do Boa Vista. E sobre a foto desta sexta, alguém tem ideia do que se trata?

AN Memória de quinta: que lugar é este?

16 de outubro de 2014 3
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Rosana Barreto Martins, Anna Carolina Silveira, Paulo Aranha, Ilson Silveira, Ivo Ritzmann, Jutta Hagemann e Renato Sehnem acertaram ao dizer que a fotografia da edição desta quarta-feira mostra a rua do Norte (atual Dr. João Colin). Ao fundo, a casa da família Herkenhoff. A esquina à direita é a rua dos Ginásticos. Veem-se também, à direita, os trilhos dos bondes puxados a burros. A imagem foi feita, provavelmente, entre os anos de 1911 e 1917. A foto desta quinta-feira tem algumas palmeiras. Alguém sabe que lugar está sendo mostrado?

AN Memória de quarta: que lugar é este?

15 de outubro de 2014 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Nelson Berndt, Jorge Ziehe, Rubens Koch, Emilio Klaas Jr., Enio Brandenburg, Ilson Silveira, Anna Carolina Silveira, Ivo Ritzmann, Henry Gontarczyk, Jutta Hagemann e Renato Sehnem foram os leitores que acertaram a identificação da foto desta terça-feira. Eles disseram que se trata do Asilo de Alienados Oscar Schneider, também conhecido apenas como hospício, fechado em 1942. Depois, funcionou um presídio e, mais tarde, um quartel da polícia. Ficava numa área atualmente encampada pelo Cemitério Municipal, na região da rua Borba Gato. Nesta quarta-feira, outro desafio aos leitores.

AN Memória de terça: que lugar é este?

14 de outubro de 2014 4
Reprodução

Reprodução

A fotografia não era tão simples de ser identificada. Mesmo assim, Enio Brandenburg, Ivo Ritzmann, Jutta Hagemann e Rosana B. Martins mostraram conhecimento. Eles disseram que a imagem mostra a extinta fábrica de cal da Companhia Industrial, na  localidade de Rio Velho, no bairro Paranaguamirim, na zona Sul de Joinville. A foto desta terça-feira mostra um casarão não muito bem conservado. Será que alguém sabe que lugar é esse?

AN Memória de segunda: que lugar é este?

13 de outubro de 2014 1
ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE

A fotografia desta edição não tem data de quando foi feita. Ela mostra um conjunto de casas e alguns homens, inclusive em cima das construções. A julgar pelo tom da foto, o dia estava nublado. As casas têm, em volta, algumas árvores e uma espécie de vegetação que parece ser grama. Ao fundo, há um morro que foi desbastado. Alguém tem ideia do que seja esse lugar?

AN Memória de sábado e domingo: Porto de Joinville

11 de outubro de 2014 0
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Ivo Ritzmann, Rubens Koch, Jutta Hagemann e Rosana B. Martins acertaram a identificação da fotografia publicada na edição desta sexta-feira. Eles disseram que a fotografia mostra a rua Cachoeira (atual Princesa Isabel, no Centro de Joinville) no começo do século 20. No primeiro prédio à direita funcionou uma agência dos Correios. Na segunda casa, funcionou o escritório de Hermann August Lepper. Ao fundo, aparece parte da Confeitaria Dietrich. A imagem desta edição, feita aproximadamente na década de 1920, mostra embarcações no rio Cachoeira, na altura do antigo Porto de Joinville, junto ao Mercado Municipal.

AN Memória de sexta: que lugar é este?

10 de outubro de 2014 2
Arquivo Histórico de Joinville

Arquivo Histórico de Joinville

Apenas Romeu Kumlehn, Ivo Ritzmann e Jutta Hagemann conseguiram identificar a foto desta quinta-feira. Trata-se do Beckmann Hotel, que ficava na rua do Príncipe, esquina com a 15 de Novembro. Ali, em 1920, foi construído o Palácio Hotel e, na década de 1980, o prédio onde hoje está o Banco Safra. Sobre a foto de quarta-feira, leitores dizem que o endereço correto é o trecho entre a rua São Paulo e a Procópio Gomes. Nesta sexta-feira, uma foto que parece ser mais fácil de ser decifrada. Alguém sabe que lugar é este?