Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Especialistas dão dicas para fugir da ressaca

31 de dezembro de 2011 0

..

Festas de fim de ano são assim. Estamos reunidos com a família, com amigos ou com colegas de trabalho. Papo vai, papo vem, e aquela cervejinha fica nos encarando. A gente toma uma, duas, três e por aí vai. Se ela for acompanhada de um petisco, então, é difícil dizer não. A principal dica para ficar bem nas festas é não exagerar. Mas quem resiste? Se você já passou por isso, aí vão algumas dicas de como evitar a indesejada ressaca.

Este sábado é dia de ceia de Ano-novo e de família reunida ao redor da mesa. Tender, pernil, salmão grelhado, com uma porção de arroz e uma boa saladinha. Claro, de acompanhamento vale espumante, vinho, destilado, coquetéis ou até cerveja.

A gente sabe que não deve exagerar e mesmo assim não consegue segurar e acaba beliscando de tudo um pouco. O difícil vai ser aguentar esta mistura no organismo.

O dia seguinte de tanta comilança e bebedeira promete ser nada agradável e você corre sérios riscos de estragar a festa. Mas é possível amenizar este incômodo com pequenas e importantes ações. Para o clínico-geral e infectologista Luiz Henrique Melo, a melhor pedida é não beber se não quiser sofrer depois. Ainda segundo o especialista, não se trata de mito quando se afirma que quanto mais rápido você beber, com maior velocidade ficará bêbado.

Já para a nutricionista do Sesc Joinville, Priscila Karnopp, o ideal é manter uma alimentação equilibrada durante as festas de fim de ano. Evite frituras e doces. Carboidratos podem até ser consumidos, mas de forma moderada. Para beber, esqueça as bebidas gaseificadas, como refrigerante, e fermentadas, como a cerveja. Elas estufam. Prefira sucos naturais, água de coco, chá gelado e, se optar pelo alcoólico, destilados ou vinhos.

Na ceia de Ano-novo, as frutas são importantes, porque têm bastante líquido e ajudam na hidratação. A alimentação precisa ser leve, se você vai cair na festa depois. Para beber, além do espumante, vale investir em um ponche de frutas. Tudo sem exageros.

Confira as dicas:

Azeite de oliva para evitar a ressaca

Beba pouco e coma antes

Um copo de água, dois de chope

Cuidado com a comida

Não misture as bebidas

Mitos e verdades sobre a ressaca

De olho nos frutos do mar

Envie seu Comentário