Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O último suspiro do verão

22 de fevereiro de 2012 0


Barra Velha
registrou a máxima de 32ºC na tarde desta terça-feira (21). Só mesmo um banho de mar, um picolé, ou quem sabe uma partidinha de frescobol na beira da água para dar aquela refrescada. O dia de céu claro e muito sol teve todos os minutos devidamente aproveitados pelas dezenas de turistas e banhistas que estavam na praia. Para a maioria deles, esta terça de feriado de Carnaval foi o último dia de folga. Confira como foi o dia de alguns deles:

O grupo de amigos de Londrina (PR), pela segunda vez consecutiva, escolheu Barra Velha para passar o feriadão de Carnaval. Todos eles descolaram uma folguinha no trabalho. E olha que eles vão preparados para a praia. Com um carrinho que possuía um freezer, um aparelho de som e uma caveira de um boi – para dar aquele toque especial – eles foram prevenidos. Cervejinha e boa música não poderiam faltar, não é mesmo? “Nós mesmos criamos o freezer e o chamamos de Chicolério”, brincou o comerciante Rômulo Batista, 35 anos.

Grupo de Londrina vai preparado para a praia. Foto: Diorgenes Pandini

E tem mais paranaense na praia! Também de Londrina, os amigos do estilista João Paulo Cardoso, 27, e da vendedora Camila Souza, 22, se divertiam durante a tarde. João, até mesmo, arriscou um surfe de areia improvisado com uma prancha normal. “Há seis anos que a gente vem pra cá. E ano que vem estaremos aqui de novo”, afirmou Camila.

Um quase surfista de areia. Foto: Diorgenes Pandini

A areia também foi o local que a pequena Karina Wisecki, 6 anos, e a mãe, a empresária Giselle Wisecki, 28, escolheram para passar o tempo juntas. Elas moram em Joinville e quanto podem, ficam na casa de parentes em Barra Velha.

A pequena Karina brinca na areia. Foto: Diorgenes Pandini

Enquanto uns se divertem, Marciano Pereira da Silva, 29, tem na praia o seu ganha-pão. Há 19 anos trabalhando como ambulante, o homem não perde o bom humor até quando o movimento está fraco. “Esta terça poderia estar melhor. Mas no geral, o feriadão bombou”, brincou o vendedor.

Vai um picolé aí? Foto: Diorgenes Pandini

Projeto "Esporte e Lazer para todos" de Barra Velha continuará durante o ano

15 de fevereiro de 2012 0

Uma boa notícia para os esportistas de Barra Velha. O “Projeto Esporte e Lazer para todos” continuará durante o ano e não ficará restrito ao verão.

O projeto que esta sendo realizado no Ginásio de Esportes da Escola Básica Municipal Antônia Gasino de Freitas, no bairro São Cristóvão, desde dezembro de 2011, realiza dez atividades esportivas e de recreação, como xadrez, trilha, ludo, dominó, futsal, futebol de areia, vôlei de areia, vôlei de quadra, handebol e basquetebol.

Durante as atividades dois Professores de Educação Física estarão à disposição para orientar e atender a comunidade. Os horários serão divididos de acordo com a faixa etária.

Os interessados poderão obter mais detalhes no Ginásio de Esportes que fica na rua João Pedro de Oliveira, no bairro São Cristóvão, ou ainda pelos telefone (47) 3446-7730.

Regata da Lagoa de Barra Velha reúne 45 velejadores

13 de fevereiro de 2012 0

Em um dia típico de verão, muito sol e vento nordeste, 45 embarcações enfeitaram a Lagoa de Barra Velha. A 8ª Regata Lagoa de Barra Velha ocorreu no último sábado, dia 11.

Velejadores de Joinville, Blumenau, Florianópolis e de outras cidades participaram da 2ª etapa que compõe o Ranking Norte Catarinense de Veleiros Monotipos. São 10 regatas durante o ano em praias da região norte e em Joinville.

Confira o resultado do campeonato Beach Soccer de Barra Velha

13 de fevereiro de 2012 0

O time Abel Automóveis foi o grande campeão do Campeonato Beach Soccer Barra Velha 50 anos – Taça Vice Prefeito Artur Fagundes na Categoria Veterano.

Cerca de 500 pessoas compareceram na Arena montada para a competição na avenida Beira Mar, próximo ao Porto dos Pescadores. A grande final ocorreu na última sexta-feira pela noite.

No jogo mais aguardado, entre o Redalwo/Dutra Água e o Abel Automóveis, a bola demorou para entrar no gol, mas no final do último tempo o Abel Automóveis marcou dois. Redalwo/Dutra Água tentou uma virada, mas encalhou no primeiro gol.

A equipe Supermercado Provesi garantiu o terceiro lugar e Ana Paula Farmácia ficou em quarto.

Confira os resultados na tabela:

Confira o resultado do Circuito Barravelhense de Surf Amador "Contra o Câncer de Pele"

13 de fevereiro de 2012 0

Praia do Costão lotou de surfistas. Foto: Divulgação

O surfista de Florianópolis Cyro Sanches conquistou no domingo (12), a primeira etapa do Circuito Barravelhense de Surf Amador _ Contra o Câncer de Pele _ da categoria Open, disputada na Praia do Costão. O atleta venceu na final com uma somatória de 10.74 em ondas de meio metro de altura. A galera do surf acompanhou as baterias e lotou a praia. O evento organizado pela Associação de Surf Costão dos Náufragos (ASCN).

Uma das finais mais disputadas aconteceu na categoria Master, entre Atair Michereff, o Chero, e André Carneiro, que por 0.34 pontos não conseguiu arrancar o pódio do surfista local. Chero marcou 7.03 pontos contra 6.73 de Carneiro.

A categoria Feminino foi disputada pela surfista local Mayara Gomes, com a participação de Aloha Maciel e Sara Ferreira. Numa disputa muito acirrada entre Aloha e Sara, a avaliação dos juízes considerou a Aloha a melhor mulher da etapa com uma somatória de 5.57 pontos. Já a vice-campeão, Sara Ferreira, fez 5. 43 pontos para garantir o segundo lugar, entanto Mayara Gomes, de Barra Velha, ficou com o terceiro lugar.

Aloha Maciel venceu na categoria Feminino. Foto: Divulgação

O Circuito terá mais duas etapas que serão disputadas em Barra Velha. Os campeões vão ganhar quatro passagens aéreas ao Peru.

Resultados:

Open
1- Cyro Sanches
2- Atair Michereff
3- Samuca da Barra
5 _ Samuca da Barra.

Junior
1 _ Fernando Paulino
2 _ Geaovane Alves
3 _ Yuri Schoenau
4 _ Alan Barbosa.

Master
1 _ Atair Michereff
2 _ André Carneiro
3 _ Alexandre Herdy
4 _ Fabio Mamo.

Estreantes
1- Bruno Pastega
2 _ Lucas André
3 _ Juninho Tookas
4 _ Nayan Moreli.

Iniciantes
1 _ Matheus Herdy
2 _ Natan dos Santos
3 _ Uriel Kindermann
4 _ Marlon Billing.

Feminino
1 _ Aloha Maciel
2 _ Sara Ferreira
3 _ Mayara Gomes.

Refúgios de tranquilidade no Litoral Norte

11 de fevereiro de 2012 0

Som alto, faixa de areia lotada, bolas quicando e vendedores ambulantes. Em meio a tanto movimento na praia, quem nunca se imaginou em um oásis? Um lindo lugar, com areia fininha, mar azul e de uma tranquilidade absoluta. Se você cansou da muvuca nas praias no verão, tire um tempinho e vá conhecer alguns dos pequenos refúgios do Litoral Norte. São praias tranquilas e pouco frequentadas, que garantem um passeio para lá de relaxante e revigorante.

Os balneários da região oferecem cantinhos escondidos e deliciosos. De Itapoá, passando por Araquari, até chegar em Penha, são praias próprias para surfe, para levar crianças ou somente para ficar numa boa, deitado na areia. Bons locais para esquecer do dia a dia e aproveitar o verão.
..

Fotos: Claudia Baartsch
..

Araquari
Araquari reserva um lugar lindo, na beira do rio e do ladinho da areia e do mar. Estamos falando da Barra do Itapocu, uma vila de pescadores aconchegante que tem várias casas de veraneio para alugar. O acesso é a estrada geral do Itapocu, uma rua de barro e com muitos buracos.

As crianças fazem a festa nas águas tranquilas do rio Itapocu. É possível atravessá-lo a pé. Cuide apenas em dias de chuvas mais fortes. Do outro lado do rio está a praia da Barrinha, já na cidade de Barra Velha. A areia é fininha, mas o mar naquela região é revolto. Arrisque-se a entrar no mar apenas se for surfista ou se souber nadar. Senão, vale a pena pelo menos conhecer o lugar.

O aposentado Domiciano Rodrigues Domingues, 65, mora há nove meses na vila. Ele veio do Paraná à procura de um lugar tranquilo. E encontrou na região. “Gosto de caminhar pela beira do rio, sentar e sossegar”, revela.
..

..

Barra Velha
A praia menos badalada de Barra Velha é parada obrigatória para os surfistas da região. A praia do Sol, na terrinha do pirão, possui areia pesada e ondas grandes. Mas é uma boa pedida para quem quer contemplar o mar. O local é uma das praias do bairro Itajuba.
..

..

Balneário Piçarras
Em Balneário Piçarras, a dica é a Ponta do Jaques. A faixa de areia é grande, e para quem quer garantir um bronzeado, espaço na praia é o que não vai faltar. A Ponta do Jaques fica na região do Hotel Candeias e do Bali Hai.
..

..

Itapoá
Itapoá tem uma faixa litorânea com 32 quilômetros de extensão. Em uma pequena parte dela, está localizada a Figueira do Pontal, nas margens da baía da Babitonga e de frente para a Vila da Glória, em São Francisco do Sul.

Na baixa temporada, apenas os pescadores vivem no local. Por se tratar de uma baía, o mar não tem ondas. Vários sombreiros na orla da praia garantem um esconderijo nos dias de sol forte.

A comerciante Leda Pereira, 43 anos, nasceu na Figueira e vive até hoje na praia. “Muita gente vai para a praia do Saí na temporada. Mas eu prefiro a Figueira”, opina. O pescador Márcio José Silveira, 35 anos, também vive na praia, mas acredita que ela poderia ser mais bem cuidada. “Poderiam olhar com mais carinho para praia e limpar sempre a orla”, observa.
..

.
Balneário Barra do Sul

Nesta época, a restinga está florida. O que embeleza ainda mais a paisagem de praia deserta de Salinas, em Balneário Barra do Sul. Ela tem vários admiradores, mas ainda é pouco explorada pelos turistas. Um trapiche chama a atenção. As ondas do mar não são fortes, mas é preciso cuidado com crianças. O ideal seria ficar brincando de castelinho de areia ou optar por uma caminhada.

Quem aproveita mesmo a imensidão de areia são os pescadores de “fim de semana”, os adeptos da pesca de arremesso marítima. O aposentado de Joinville Manuel Valentino, 60 anos, procura o local para relaxar e curtir uma pescaria, mesmo quando, na opinião dele, “só dá peixinho.”
.

.

Penha
A ponta Sul de Penha é onde estão localizadas as praias mais bonitas.

A começar pela praia do Trapiche, que tem águas calmas e é mais frequentada por famílias e por pescadores. Barcos pesqueiros ficam atracados na pequena baía – o que garante uma bela paisagem. Já a praia Grande é destino certo para surfistas. A água, segundo análises de balneabilidade da Fatma, é uma das mais limpas da região. “Nasci em Santos, mas não troco este lugar por nada. A água é muito mais limpinha”, conta o aposentado Orivaldo de Moraes, 69, que há dez anos mora em Penha. No lado esquerdo, é possível avistar o morro da Ponta da Vigia, o pico mais alto de Penha.

Mas a prainha mais simpática e tranquila da cidade é o Poá. Para chegar até o local é preciso botar o pé na areia. A praia é fechada por casas particulares e o acesso principal é pela praia Grande. O local tem águas calmas.
.


..
São Francisco do Sul

A praia do Forte, em São Francisco do Sul é um exemplo de tranquilidade. Como o nome diz, ela abriga o Forte Marechal Luz, uma área reservada aos militares no pé do morro João Dias.

O destino turístico ainda é pouco explorado, até porque fica longe do Centro de São Chico – cerca de 17 quilômetros. Mas o trajeto vale a pena. Para quem vem de fora da cidade, o acesso é feito pela SC-301. Vira-se à esquerda para pegar a estrada geral do Forte, ao Norte da ilha.

A visão, logo no início, é maravilhosa. A restinga recorta a orla da praia. Para chegar à areia – que é fina e clara – é preciso caminhar cerca de 100 metros. E não estranhe se você der de cara com uma lagoa de água salgada antes de chegar ao mar.

No canto direito do balneário, o mar tem ondas calmas, próprias para crianças. Mas do lado esquerdo, em uma área praticamente paradisíaca e com uma faixa de areia menor, na região conhecida como Sumidouro, as ondas fortes são recomendadas para a prática do surfe.

Sábado tem 8ª Regata Lagoa de Barra Velha

10 de fevereiro de 2012 0

Neste sábado, 11 de fevereiro, a emoção será garantida em Barra Velha. A cidade recebe a 8ª Regata da Lagoa, que começa a partir das 13 horas. A largada será na Marina Barra Jet, no lado esquerdo da lagoa.

Antes, às 11 horas, os velejadores vão se reunir para debater todos os detalhes da prova. Para mais informações é só ligar no (47) 3457-0642 (Fundação Municipal de Esporte).

O verão pode ir embora. O bronzeado, não

10 de fevereiro de 2012 0


Confira dicas para manter a cor dourada por mais tempo na pele. Foto: Charles Guerra

Falta pouco mais de um mês para o verão acabar e aos poucos o bronzeado também vai se despedindo. Ingerindo os alimentos certos e cuidando da pele da forma adequada, a corzinha dourada pode até durar mais tempo. Todo cuidado é pouco quando o assunto é exposição ao sol. As queimaduras solares aceleram o envelhecimento da pele e ainda aumentam os riscos de câncer. O ideal é evitar pegar sol a ponto de deixar a pele vermelha. Protetor solar ainda é a melhor maneira de garantir um bronzeado saudável.

“O bronzeado significa que a pele está reagindo aos efeitos nocivos do sol (raios UVB), que causam aquele avermelhamento. A radiação provoca a formação de radicais livres que agridem todas as estruturas da pele: células, vasos e fibras“, explica a médica dermatologista Carla Botasso. “A radiação solar ativa a melanina, que é uma proteína que confere pigmentação à pele e aos cabelos”, complementa a nutricionista Rafaela da Silva.

Se a exposição ao sol for inevitável, os antioxidantes, como cápsulas da planta Polipodium Leucotomus, betacaroteno e licopeno, são bons aliados do protetor solar. “Há estudos que comprovam que a ingestão destes produtos ajudam a proteger a pele contra os danos nocivos do sol e reforçam as defesas cutâneas”, revela a dermatologista.

A alimentação é outra garantia de que a pele estará bem cuidada. O recomendado é beber entre 1,5 e 2 litros de água por dia. Inserir no cardápio alimentos ricos em betacaroteno e vitamina C também contribuem para manter o bronzeado, auxiliam na formação da melanina e combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele. Mas, não exagere nas doses. “Há risco de surgir um tom amarelado artificial. Para saber se você está ingerindo grandes quantidades de betacaroteno, observe a palma das mãos. Se ficar amarelada, é sinal de acúmulo da substância”, orienta Rafaela. Hidratação é fundamental, pois a exposição prolongada ao sol resseca a pele. Portanto, não economize no creme hidratante.

Cuidados também com o bronzeado artificial

Especialistas vivem dizendo que bronzeado saudável de verdade só o artificial. Mas, se você não cuidar da pele, o dinheiro é mal empregado e a cor ainda pode ficar disforme. “É preciso ter cuidado com bronzeamento artificial feito com máquina e lâmpadas. Por trazerem malefícios à saúde e aumentarem os riscos de câncer de pele, muitos equipamentos não são aprovados pela Anvisa”, afirma Janaina Fantoni, dona de uma clínica de estética em Joinville. 

A vantagem de fazer bronzeamento artificial é que o produto aplicado traz na fórmula diversas substâncias que ajudam o rejuvenescimento e a hidratação da pele. A esfoliação antes da sessão de bronzeamento é fundamental. “A esfoliação remove a camada de células mortas, proporcionando a ação do produto, que dura entre uma semana e dez dias”, explica Janaina. A hidratação intensa por meio de sabonetes e cremes não é recomendada no caso no bronzeamento artificial. Estes produtos fazem com que a cor desbote mais rápido.

Dicas valiosas

- Adotar um cardápio rico em carotenóide e vitamina C (acerola, kiwi, limão e laranja)
- Beber de 1,5 a 2 litros de água por dia
- Hidratar a pele
- Evitar banhos muito quentes
- Ingerir cápsulas de antioxidantes

Onde encontrar betacaroteno

- Cenoura
- Mamão
- Abóbora
- Damasco
- Manga
- Batata doce
- Couve
- Repolho
- Espinafre
- Agrião
- Brócolis

Para curtir o bom e velho rock n´roll

09 de fevereiro de 2012 0

Casas especializadas no Litoral Norte fazem a festa dos amantes do gênero

Challenge Rock Cafe, em Balneário Piçarras, tem decoração temática e programação exclusivamente roqueira. Foto: Leo Munhoz

O Carnaval está chegando e, ao que tudo indica, o axé, samba, pagode e o sertanejo universitário vão dominar as rádios e os aparelhos de som da galera. Para aqueles que não suportam os ritmos dançantes, há uma luz no fim de túnel. Barra Velha e Balneário Piçarras oferecem espaços apenas para o bom e velho rock n´roll e para seus parceiros, como o blues e o jazz.

Os quadros dos ídolos do rock chamam a atenção nas paredes. Os ambientes são fechados, com mesas para grupos de amigos, cardápio com petiscos e bebidas das mais variadas e, claro, aquele espaço garantido para a banda tocar. O Challenge Rock Cafe, de Balneário Piçarras, e o Válvula Rock Pub, de Barra Velha, são bares específicos para quem quer curtir tranquilamente um sonzinho.

O Challenge possui um cardápio com drinks e lanches criados especialmente para a casa. O bar já tem dois anos e funciona o ano inteiro nos fins de semana, mas abre todos os dias durante a temporada. A banda geralmente composta por guitarrista, vocalista, baixista e baterista garante a noitada.

No Válvula o som é acústico, com voz e violão. O bar abriu pela primeira vez nesta temporada e segue somente até o Carnaval, quando ocorre o festival Grito Rock, com bandas independentes. Neste fim de semana, a casa ainda traz uma atração nacional. O vocalista do Blues Etílicos, Greg Wilson, apresenta-se ao lado do guitarrista catarinense Marzio Lenzi. O show é exclusivo para apenas 50 pessoas.

O que você vai ouvir por lá

Challenge Rock Cafe
Covers de ACDC, Led Zeppelin, Beatles, Pink Floyd e mais rock clássico. Titãs, Paralamas do Sucesso e Raul Seixas também não são esquecidos.

O quê: Challenge Rock Cafe
Onde: Emanuel Pinto, 312, Centro de Balneário Piçarras
Quando fica aberto: Durante todo ano. Na baixa temporada, a casa abre de quinta-feira a sábado, a partir das 19 horas. Na temporada de verão, as portas abrem todos os dias, às 20 horas
Quanto: Couvert artístico de R$ 7,50
Telefone: (47) 3347-0146
site: www.challengerockcafe.com.br

Válvula Rock Pub
Covers de voz e violão de bandas clássicas do rock e ainda muito blues e jazz. Além de apresentações de bandas locais com música própria.

O quê: Válvula Rock Pub
Onde: Avenida Santa Catarina, 1192, Centro de Barra Velha
Quando fica aberto: Neste fim de semana e no Carnaval, a partir das 20 horas
Quanto: couvert artístico de R$ 5 nesta sexta-feira e ingresso a R$ 15 no sábado. Ingressos podem ser comprados no próprio bar ou na pizzaria Forno à Lenha
Telefone: (47) 9609-2180 ou (47) 9919-9219
site: www.valvularockpub.com.br

Agende-se: confira as atrações das praias do Litoral Norte de SC

09 de fevereiro de 2012 0


Michel Teló é a atração principal da 17ª Festa do Marisco, em Penha. Foto: Lauro Alves

Quinta

Penha
17º Festa do Marisco – Show com Michel Teló
Avenida Nereu Ramos, centro – ao lado da Sociedade Amigos de Penha.
(47) 3345-3428.

Sexta

São Francisco do Sul
Surf Bar – Micareta Sertaneja – Sexta da Explosão
Av. Brasília, s/n – Prainha
(47) 3449- 0802

Barra Velha
Válvula Rock Pub – Felíca Oliveira e Digo, voz e violão.
Av. Santa Catarina, 1192 – Centro
(47) 9609-2180

Penha
House Beach Bar – Sexta do Pagode
Av. Nereu Ramos, 315 – Centro
(47) 3345-0001

17º Festa Nacional do Marisco – Show com Hugo Pena

Sábado

São Francisco do Sul
Nomad´s – Vibe da L3 com a banda Sublime cover Gunabera, DJ Canan.
Avenida Brasília, s/n, Prainha.
(47) 3444- 5987

Clube Náutico Cruzeiro do Sul – Funk Liberty com DJ Sandrinho, MC Soneca eDJ Edy Black
Praça da Bandeira, 58, Centro
(47) 9187-6137

Surf Bar – Funknejo com Nicolas e Matheus

Barra Velha
Válvula Rock Pub – Show nacional do Greg Wilson, vocalista do Blues Etílicos

Praça Lauro Loyola – Pagode com Destak do Samba
Ao lado da lagoa, no Centro

Itapoá
Muvee Music Box – Sertanejo universitário com Dany e Rafa
Rua 1.020, Balneário Paese
(47) 9919-7873.

Balneário Barra do Sul
Califórnia Club – Sertanejo universitário com Cleyton e Fernando
Av. Amandio Cabral, na região da Boca da Barra.
(47) 9921-8691.

Associação dos Servidores Público de Balneário Barra do Sul – Festa Beats (música eletrônica)
Rua Maria e Albano Ferreira, s/nº, Centro
(47) 3448-2228.

Penha
17ª Festa do Marisco – Show com João Bosco e Vinícius

Domingo

São Francisco do Sul
Surf Bar – Festa particular do site Sai na foto

Penha
17º Festa do Marisco – Tchê Garotos