Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

As aves e bichos do bairro São Marcos, em Joinville

12 de abril de 2013 0

No bairro São Marcos, na zona Oeste de Joinville, a apenas 5 km do Centro, é comum moradores encontrarem esquilos e uma infinidade de passarinhos que vem até às casas em busca de alimentos.

A existência dessas aves e animais, por causa dos verde dos morros ao redor, virou motivo a mais para um grupo de pessoas do bairro querer conscientizar a população por meio da educação ambiental e a querer criar uma área ecológica na região, como mostra reportagem de A Notícia.

O engenheiro florestal Fabio Solter, um dos ativista pela preservação, fez alguns “flagrantes” dos bichos que vêm até os fundos de sua casa, na rua das Hortências. A maioria dos joinvilenses, dos mais jovens aos mais idosos, devem identificar fácil os passarinhos.

Veja as fotos.

Esquilo é comum de ser visto no bairro São Marcos, em Joinville

Beija-flor cinza é uma das aves da Mata Atlântica vista no São Marcos

Esta saíra-de-sete-cores foi flagrada durante o vôo por Fabio Solter

Saí azul chama atenção em meio ao verde da mata

Beija-flor rajado é outro pequenino da Mata Atlântica visto no São Marcos

Como outros beija-flores, o de fronte violeta consegue ficar parado no ar durante o voo

Ave de rapina, gavião carijó se alimenta de pássaros e animais menores

Gaturamo se destaca na mata pelo amarelo intenso na cabeça e no peito

Se você tem fotos de pássaros e bichos que fez em sua casa, de preferência na cidade de Joinville, mande para o blog do AN Verde. Avaliaremos e podemos publicá-las. Até a próxima!

Desafio do fornecimento de água em Joinville é tema do AN Verde de março

26 de março de 2013 0

A gente não dá muita bola para a água que sai da torneira até que ela pare de chegar na nossa casa, não é? Aí é aquele transtorno, não tem como tomar banho, lavar louça ou roupa.

A edição do caderno “AN Verde” para o Dia Mundial da Água de 2013, publicado em 22 de março, fala justamente sobre as reservas de água que Joinville tem à disposição e a opinião de governo, empresas e outras pessoas do ramo sobre o futuro deste bem tão precioso.

O caderno pode ser conferido na íntegra clicando-se em sua capa, abaixo. Boa leitura!

Capa do caderno AN Verde do dia 22 de março de 2013

Confira o caderno AN Verde

21 de setembro de 2012 0

Cliquei na imagem e veja o caderno AN Verde.

Whirlpool reduz em 18% as emissões de gases de efeito estufa

29 de agosto de 2012 0

A Whirlpool deve divulgar nos próximos dias o seu mais recente relatório de sustentabilidade. Uma das novidades é que a empresa, que é dona das marcas Brastemp, Consul e Kitchen Aid, reduziu em 18% a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.

As principais iniciativas para o alcance deste resultado aconteceram na unidade de Joinville. A empresa trocou os gases HFCs (usados no circuito de refrigeração dos refrigeradores  e os HCFCs (usados na expansão da espuma de poliuretano no papel de isolante térmico dos refrigeradores) pelos hidrocarbonetos isobutano e cicloisopentano.

Estes gases além de não agredirem a camada de ozônio, possuem baixo potencial de aquecimento global.

Aprovado relatório sobre o Código Florestal

29 de agosto de 2012 0


A Comissão Parlamentar Mista aprovou por unanimidade o novo relatório do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) sobre o Código Florestal. Como Projeto de Conversão, o texto será encaminhado para votação nos plenários da Câmara, na próxima semana, e do Senado, na segunda semana de setembro.  O senador disse ontem que ainda não é o ideal, mas se mostrou satisfeito. “Conseguimos um texto de consenso que, aprovado nos plenários das duas casas, dará ao Brasil a lei ambiental mais avançada do mundo.”
Para eliminar o principal ponto de divergência sobre as Áreas Consolidadas em Áreas de Preservação Permanente (APPS) e chegar ao amplo acordo, Luiz Henrique acatou uma emenda de entendimento, de última hora, que reduz de 20 metros para 15 metros a regeneração vegetal obrigatória nas margens dos rios para imóveis até 15 módulos fiscais. Acima disso, o mínimo será de 20 metros e o máximo de 100 metros.


Sua rua é arborizada? Mande fotos ou vídeos para o blog AN Verde

28 de agosto de 2012 0


Rua Conselheiro Arp, em Joinville

Você já prestou atenção nas árvores que estão plantadas na rua onde você mora? Elas florescem? Os vizinhos ajudam a cuidar?

Se você tem orgulho da arborização da sua rua, mande fotos e vídeos para o blog AN Verde. As imgens serão publicadas no AN.com.br e podem virar tema de reportagem da versão impressa de A Notícia.

Para enviar, basta clicar neste link! Não deixe de participar.

Comissão mista vota nesta terça as emenadas do Código Florestal

27 de agosto de 2012 0


Está marcada para esta terça, dia 28, às 14 horas, a reunião da Comissão Parlamentar Mista para continuar votando as 28 emendas restantes ao novo Código Florestal. Dos 37 destaques apresentados ao relatório do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), aprovado pela maioria dia 12 de julho, cinco foram votados e quatro retirados na última reunião.
Por placar apertado, na ultima reunião foi aprovada emenda acabando com a proteção dos rios temporários (que secam durante parte do ano) e podem desaparecer caso suas margens não sejam preservadas. As 28 emendas são polêmicas.
Dia 8 de outubro perde a validade a Medida Provisória 571/12 recompondo o projeto da nova legislação ambiental. Se isso acontecer, prevalecerá o projeto sancionado pela presidente Dilma Rousseff com os 34 vetos.


Confira as fotos da seletiva do Concurso Teatral Água para Sempre, em Joinville

27 de agosto de 2012 0

Dá só uma olhada nas imagens do Concurso Teatral Água para Sempre, que reuniu mais de 40 escolas da cidade.

As dez premiadas farão um show especial, no próximo sábado, dia 1º de setembro.

Dez grupos de escolas de Joinville fazem show especial sobre meio ambiente

27 de agosto de 2012 0

Dez grupos de escolas de Joinville farão uma apresentação especial no Teatro Juarez Machado, uma tarde de gala para os vencedores do Concurso Teatral Água para Sempre. A apresentação será no dia 1º de setembro, às 16h.

Os grupos serão oficialmente premiadas e vão mostrar todo o talento e consciência ambiental no palco do teatro. Este ano, o concurso teve como tema “Esgotamento sanitário – transformando a cidade”.

O número de inscritos foi recorde: 45 grupos participaram, divididos em três categorias. As escolas campeãs receberão como premiação datashow, notebook e câmera digital. Os coordenadores receberão uma diária em hotel fazenda e os alunos, uma tarde em casa de festa infantil (categoria A) e passeio ao Beto Carrero World (categorias B e C).

O Concurso Teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural e patrocínio da Caixa Econômica Federal e Tigre.

Confira a lista das escolas vencedoras:

CATEGORIA  A (crianças de 0 a 5 anos)

1º lugar: CEI Jardim Sofia

2º lugar: CEI Jorge Luiz Vanderwegen

3º lugar: CEI Branca de Neve

CATEGORIA B (1º ao 5º ano)

1º lugar (houve empate): Escola Municipal Anita Garibaldi e Escola Municipal João Costa

2º lugar : Escola Municipal Eugênio Klug

3º lugar: Escola Municipal Francisco Rieper

CATEGORIA C (6º ao 9º ano)

1º lugar: Escola Municipal Saul Santana

2º lugar: Escola Municipal Prof. Orestes Guimarães

3º lugar: Escola Municipal Ada Santana

Carlito apresenta a cidade para chefes de Estado e encerra a participação de Joinville na Rio+20

22 de junho de 2012 0

O prefeito Carlito Merss concluiu há pouco sua apresentação no Rio de Janeiro. Durante pouco mais de cinco minutos, ele apresentou a cidade aos representantes de pelo menos 90 países que estavam presentes na conferência principal da Rio+20. Os investimentos em saneamento ganharam destaque na apresentação. Leia reportagem completa na edição impressa de AN, neste sábado.



Ana Paula Keller, divulgação

Apresentação de Joinville na Rio+20.