Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ospa apresenta "Requiem" de Mozart com entrada franca

30 de maio de 2016 0
FormatFactoryCoro Ospa_Credito_Antonieta Pinheiro

Foto: Coro Ospa – Credito Antonieta Pinheiro

vicente

 

 

Este será o segundo concerto da Série Igrejas que a Ospa apresenta este ano. Cantores e solistas convidados irão apresentar o Requiem, famosa obra sacra de Wolfgang Amadeus Mozart, compositor austríaco nascido em 1756. A regência será do maestro Manfredo Schmiedt, na Igreja da Ressureição, com entrada franca. Orquestra e coro sinfônico se unem para revisitarem a obra de Mozart, com participações especiais dos solistas Luciana Bueno (mezzosoprano), Elisa Machado (soprano), Pablo Pollitzer (tenor) e Daniel Germano (barítono).

Manfredo Schmiedt - Credito Ricardo Jaeger

Foto: Manfredo Schmiedt – Credito Ricardo Jaeger

“Esta é, sem duvida, uma das mais belas obras da literatura musical”, comenta o maestro Manfredo. “Como pode uma composição como esta, deixada incompleta pelo autor, ter uma energia tão transcendental? Cada momento do Requiem é mais incrível do que o outro, e a cada virada de página ouvimos a voz deste gênio nos presenteando com o que há de mais belo e mais perfeito”, complementa.

mozartttttt

Sobre a obra

Nenhum trabalho de Mozart adquiriu a aura de lenda como o “Requiem”. O compositor recém havia falecido quando se começou a especular sobre a coincidência de ele escrever a partitura de uma “missa pro defunctis” justo nos seus últimos momentos de vida. Para além das circunstâncias misteriosas em que foi encomendado e do fascínio do público com a morte de Mozart durante a sua elaboração, o “Requiem” é um trabalho magistral cuja mensagem combina o medo da morte com a esperança da graça de Deus. Ele não foi concluído por Mozart – a partir das anotações deixadas, seu discípulo Franz Xaver Süssmayr finalizou as partes que faltavam após o falecimento do compositor.

Manfredo Schmiedt é regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e regente do Coro Sinfônico da Ospa. Mestre em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA), recebeu as condecorações Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Director’s Excellence Award.

Solistas

Elisa Machado (soprano): graduada pela UFRGS e vencedora do 1º Prêmio no 12º Concurso de Canto Maria Callas, Elisa tem atuado na preparação de coros paralelamente à carreira de cantora. Foi aprovada no mais recente concurso da Ospa.

FormatFactoryElisaMachado_Credito_CláudioEtges

Foto: ElisaMachado – Credito Cláudio Etges

Luciana Bueno (mezzosoprano): vencedora do tradicional concurso Jovens Solistas da OSESP e do Concurso Maria Callas, Luciana vem se destacando em teatros como o Amazonas, o Palácio das Artes, Theatro São Pedro e o Theatro Municipal de São Paulo, e Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

FormatFactoryLuciana-Bueno_Credito_Gabriel-Lehto

Foto: Luciana Bueno – Credito Gabriel Lehto

Pablo Pollitzer (tenor): professor na Universidad Nacional de Artes e no Conservatorio Manuel de Falla, da Argentina, o tenor vem vem conquistando o público e a crítica em apresentações de música lírica do Teatro Colón e em salas de concerto da Europa e de toda a América Latina.

FormatFactoryPablo-Pollitzer-2013

Foto: Pablo Pollitzer – Divulgação Ospa

Daniel Germano (barítono): especializado em performance em Adria (Itália), Daniel tem em seu currículo papéis em óperas canônicas e performances como solista das principais obras para concerto. Passou por palcos de Bolonha e Parma, e, no Brasil, pelo tradicional Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

FormatFactoryDaniel-Germano_Credito_Jorge-Scherer
Concerto da Ospa | Série Igrejas

Quando: 31 de maio de 2016, terça-feira, às 20h30
Onde: Igreja da Ressurreição (Av. Nilo Peçanha, 1521, Porto Alegre, Brasil – Colégio Anchieta/Porto Alegre)

ENTRADA FRANCA

Envie seu Comentário