Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Informações das últimas horas das cidades no Vale do Itajaí

21 de setembro de 2013 0

Itajaí

A maré alta em Itajaí atingiu picos de 1m33cm na tarde deste sábado, por volta de 15h, superando a expectativa de 1m10cm da Defesa Civil municipal. Mesmo assim, a cidade não registrou nenhuma ocorrência de alagamento. Um novo pico de maré está previsto para 3h42min deste domingo, com o nível podendo chegar a 1m20cm. Por isso, o alerta para alagamentos se mantém.

Rio do Sul

Mais de mil pessoas de 218 famílias já deixaram suas casas em Rio do Sul por causa dos alagamentos provocados pela chuva no município. Entre elas, cerca de 400 estão alojadas em oito abrigos da prefeitura; as demais estão em casas de parentes.

Timbó

A Defesa Civil informou neste sábado que a situação é de normalidade. Os abrigos permanecem preparados para receber possíveis desabrigados.

Brusque

Brusque já está recebendo águas de Vidal Ramos e Botuverá. As duas cidades não registraram mais chuvas significativas desde o final da manhã de sábado, 21 de setembro. Em Vidal Ramos o rio já começou a baixar. Em Brusque o Rio Itajaí-Mirim sobe gradativamente, e atingiu a marca de 4m93cm.

Blumenau

O Rio Itajaí-Açu atingiu às 18h o nível de 6 metros. Desde às 9h deste sábado, quando atingiu a marca de 6m18cm, o nível está baixando. Com esta medida, segundo o Ceops, Blumenau sai do estado de alerta e entra em atenção. Mesmo assim, a Defesa Civil continua em alerta já que existe previsão de chuva.

Deve voltar a chover em todas as regiões do Estado no fim deste sábado. Na última atualização, estavam previstos entre 30 e 40 milímetros de chuva acumulada e em pontos isolados pode chegar a 80 milímetros. A previsão aponta para índices menores do que se projetava na tarde de sexta-feira, quando chegou a se falar em até 350 milímetros de chuva para todo o fim de semana.

Foto: Crisitano Estrela/ Agência RBS

rio do sul

Educação: escolas que são atingidas por enchentes menores já tiveram seus móveis levantados ou removidos. Os Jogos da Primavera prosseguem normalmente hoje, no Sesi, mas as competições de amanhã e segunda estão suspensas. Nova data será marcada. Se a enchente não acontecer, o calendário escolar prossegue normalmente na segunda-feira.

Saúde: além dos quatro ambulatórios gerais que estarão abertos a partir de amanhã das 7h às 24h nos bairros Garcia, Velha, Escola Agrícola e Itoupavas, foi confirmado em reunião que o Ambulatório do Hospital Universitário, na região Norte da cidade, também estará funcionando neste esquema emergencial preventivo.

Orientações da defesa civil

- Quem mora em áreas alagáveis deve acompanhar os alertas da Defesa Civil sobre o nível dos rios. Em caso de enchente, procure os abrigos municipais

- Quem mora em regiões costeiras deve estar atento porque há risco de alagamentos no período de maré alta

- Moradores de áreas de risco e próximo a morros e encostas precisa prestar atenção à formação de rachaduras ou indícios de escorregamento. Ao primeiro sinal, as pessoas devem sair de casa e procurar abrigo

- Para quem vai viajar, a orientação é não pegar a estrada à noite.

Foto: Artur Moser/Agência RBS

blumenau

Quantidade de chuva 

Rio do Sul — 128,6 milímetros

Florianópolis — 93,8 milímetros

Camboriú — 93,2 milímetros

Brusque — 73 milímetros

Blumenau — 61 milímetros

Fontes: Jornal de Santa Catarina e Prefeitura de Blumenau.

Envie seu Comentário