Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

FDRH divulga gabarito do concurso do magistério

21 de abril de 2012 63

Três dias depois do previsto, a FDRH divulgou o gabarito das 68 provas do concurso do magistério estadual, realizado no último domingo.

CLIQUE AQUI PARA VER OS GABARITOS

Comentários (63)

  • Ivonete Friess diz: 21 de abril de 2012

    Em relação a questão 28 ( modalidade ou etapa), podemos considerar educação infantil e ensino médio como etapa e ensino fundamental como modalidade? Quem souber me responda por favor!

  • Décio Luís diz: 21 de abril de 2012

    A questão 28 vale recurso. A correta é a C e não a A como esta no gabarito, procurei na LDB e o gabarito esta errado!!!

  • Daiane Bohnenberger diz: 21 de abril de 2012

    Acredito que ouve um equívoco nesta questão, acabo de consultar a lei e ensino fundamental é uma etapa, e não modalidade conforme o gabarito. Já EJA é modalidade e não etapa como está no gabarito, questão duvidosa e polêmica.

  • Ana Clara diz: 21 de abril de 2012

    Entrarei com recurso para revisão dessa questão, pois acredito que a resposta certa seja a opção C.

  • Lisiane diz: 21 de abril de 2012

    Estou com algumas dúvias quanto ao gabarito das questões da habilitação do professor na prova de Língua Portuguesa e Literatura ,gostaria de mais comentários dos professores de Língua portuguesa para que se possível entrarmos com recurso.Abraços.

  • Maria Alice diz: 21 de abril de 2012

    É uma pouca vergonha!! tanto suspense para divulgaçao de um gabarito, coisa normalmente feita logo apos o termino das provas e ainda com suspeita de erro,sinceramente isso cheira erro proposital para beneficio de alguem.

  • Marcio Augusto Paulo da Silva diz: 21 de abril de 2012

    Palhaçada esse concurso, garanto que nossos governantes e também os (i)responsáveis pela elaboração das provas e divulgação dos gabaritos devem estar lendo esses nossos comentários e rindo juntos de toda a classe dos professores, ah! se indignação matasse… Só tenho uma palavra certa neste momento: VERGONHA!
    Vergonha, não de ser professor mas sim de nossos governantes.

  • antonio sidney dinzi franco diz: 21 de abril de 2012

    Estou admirado, com esses numeros de reclações em relação a organizadora do concurso FDRH, saiu de são paulo para fazer a prova 2.1 licenciatura de matematica, por uma questão de português fui desclassificado, acertei 80% da prova, porém por um quetsão de lingua portuguesa estou fora, que absurdo esse critério de avaliação.
    Indignado!

  • Quéli diz: 21 de abril de 2012

    Oi Ivonete! A resposta para sua questão é a seguinte:

    ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
    A Educação Básica organiza-se em três etapas:
    ■ Educação Infantil – 1ª etapa
    ■ Ensino Fundamental – 2ª etapa
    ■ Ensino Médio – 3ª etapa
    MODALIDADES DE ENSINO
    São modalidades de ensino:
    Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    Educação Profissional e Tecnologica
    Educação Especial
    Educação a distância
    Educação Indígena

  • Monica augusta Marson diz: 21 de abril de 2012

    Em relação a questão 29, lll – Aproveitamento da formação e de experiências anteriores em instituições de ensino e em outras atividades. Ficou meio vago e sem sentido ” e em outras atividades”. Que tipo de atividades? Quem souber me responda por favor!

  • Luísa Vieira diz: 21 de abril de 2012

    Tb acho que esta questão está errada, pelo que procurei na lei…desejo interpor recurso dela, afinal com ela eu me classifico…

  • Mario diz: 21 de abril de 2012

    Com certeza a questão 28 devará ser anulada. Basta ler a LDB.

  • CLAUDIO DA SILVA PEREIRA diz: 21 de abril de 2012

    Colega, a resposta do gabarito esta incorreta, Educaçao infantil,fundamental e médio são etapas, as outras sao modalidades

  • CLAUDIO DA SILVA PEREIRA diz: 21 de abril de 2012

    Colegas da Ed.Fisica , as questoes 58 e 60 sao passiveis de recurso, na 58 nao consta no edital e conforme Dr.Abdallan Achour Junior se a pessoa for pouco flexivel deverá aumentar para 60 segundos o alongamento. Na questao 60, O artigo Esporte na Escola e esporte de rendimento de Valter Bracht diz que (tratar criticamente o esporte nas aulas de educação física é ser contra a técnica esportiva) no gabarito diz ser falsa esta afirmativa mas o autor cita no seu texto.

  • Dilma diz: 22 de abril de 2012

    A questão 28, que confusão é aquela????
    28 (A) com certeza não!! Estou de acordo com a (C)!!

    Acho um absurdo aceitarem recurso após o resultado, do que vai adiantar???!!

  • CLAUDIO DA SILVA PEREIRA diz: 22 de abril de 2012

    Professores, temos de reivindicar nossos direitos, esta prova foi tendenciosa,com questoes formuladas inadequadamente, provocando varias interpretações nas respostas, pagar R$ 121,00 por um concurso que provocou reclamações da grande maioria dos professores, o mínimo que devemos fazer e mostrar competencia e habilidade ja que faltou aos organizadores.

  • Lisiane Carvalho diz: 22 de abril de 2012

    Pessoal, concordo com vocês quando dizem que a questão 28 é C. Essa tem que ser anulada. É impressionante, pois uma banca elabora esse tipo de questão e faz a maior confusão.

  • Lisiane diz: 22 de abril de 2012

    A resposta do gabarito da questão 8 da prova de língua portuguesa me gerou dúvida.Não seria certa a resposta b?

  • CLAUDIO DA SILVA PEREIRA diz: 22 de abril de 2012

    Este é o segundo concurso que realizo, no primeiro fui aprovado em 4º lugar e continuo como contratado , preciso saber como ingressar com recurso , pois desta vez vou ate as ultimas consequencias contra o Estado, chega de reclamar e nao fazer nada.

  • Dariza Batista dos Santos diz: 22 de abril de 2012

    Realmente,estudei esta questão ainda na manhã que antecedia a prova. Tinha certeza que a resposta certa era a “C”. Me surpreedi ao ver a opção “A” como resposta no gabarito!!! Vou entrar com recurso.Pois esta questão me eliminou da classificação!Colegas, podem me orientar como devo proceder?
    Obrigada

  • Anelise diz: 23 de abril de 2012

    A resposta dada pelo gabarito à questão 28 é incorreta. A resposta correta é a letra “c”. Temos que enviar recurso pedindo sua anulação.

  • Adriana diz: 23 de abril de 2012

    olá, vou entrar com recurso com as questões da lingua portuguesa 9 e 10 que na verdade é de legislação e acabei me confundindo,e errei as questões vou entrar com recurso para ser anulada principalmente a 9 , se mais alguém errou me ajudem, pois por causa dela reprovei no concurso mesmo tendo mais de 80% de acerto é um absurdo!!!!

  • fernanda diz: 23 de abril de 2012

    Que absurdo o texto 2 de lingua portuguesa o que é aquilo? Vê se tem cabimento aquelas questões 9 e 10, não entendi nada, será que posso entrar com recurso? porque na 9 não pode ser a letra e ????????????????????????????

  • fernanda diz: 23 de abril de 2012

    Algum professor de português me ajude!Preciso saber se alguma questão do texto 1 e do texto 2 de portugues de séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, comum a todas as áreas, é possivel de recurso.passei em todas as outras partes menos em português.Me ajudem.

  • Dane de Freitas Martins diz: 23 de abril de 2012

    Quanto a questão 28 não vejo necessidade de anulação e sim de mudança no gabarito, pois, existe uma resposta correta – a resposta “C”- deveria ser anulada se não houvesse resposta, mas como tem, não é o caso de anulação e sim trocar para a opção “C”. Seria injusto com quem estudou e acertou essa questão perder esse ponto precioso.

  • Paulo diz: 23 de abril de 2012

    Sinceramente o critério de avaliação do concurso do magistério é injusto, pois no final do potugues até habilitação do professor foi pré requisito para a aprovação, e porque 60% para ser aprovado? Todos os concursos que acompanho é preciso 50% para ser aprovado, por duas questões em habilidade do professor ficarei de fora.

  • Paulo diz: 23 de abril de 2012

    É mesmo a questão 28 estava impossível de responder, muito confusa mesmo.

  • Geni dos Santos Maria diz: 23 de abril de 2012

    Também fiquei pendurada na legislação, fiz só 50% desta prova e 80% das demais. VAMOS PEDIR TODOS JUNTOS ANULAÇÃO DA QUESTÃO 28 E EU ENTRO.

  • Giovanna diz: 23 de abril de 2012

    Pessoal, vamos entrar com recurso! Ja estou elaborando o meu.. Isso é realmente um absurdo.

  • marcelo diz: 23 de abril de 2012

    8.das provas. 8.1 DUAS provas objetivas + titulos. 8.1.1(35 e 25 questoes). Discussão sobre a Avaliação: no meu entendimento, a partir da leitura do item 8.5 é de que 60% de 35 e 25 são 21 e 15 acertos, pois descreve claramente que são DUAS provas objetivas em 8.1. Porém, no mesmo item 8.5, fala “conforme anexo 8″. Para mim esse anexo está ERRADO pois descreve cada disciplina, que compõe as DUAS provas, separadamente. Inclusive tem apenas DOIS asteriscos marcados na tabela. Será que é possível tal interpretação?

  • marcelo diz: 23 de abril de 2012

    um anexo tem errata?

  • Giovanna diz: 23 de abril de 2012

    Marcelo, estava hoje a tarde analisando a mesma questão que acabaste de levantar.. Complicado, é preciso clareza no edital.

  • Liege diz: 23 de abril de 2012

    Concordo com o colega Marcelo sobre a dificuldade de interpretação do edital e as contradições de seus anexos, estou tentando entender o que leva uma instituição cometer tantos erros, isso tudo é inadmissível, revoltante, angustiante, pra não dizer palavras de baixo calão…

  • Uilian Lopes diz: 24 de abril de 2012

    Concordo com vocês. Houve um equívoco na questão 28. Desde a liberação do gabarito estou discutindo esta questão com meus colegas, e é unânime… Não é a “A”. Mas, precisamos interpor pedido de revisão para que a questão seja anulada.

  • Andiara Nunes diz: 24 de abril de 2012

    No concurso de educação especial e séries iniciais (prova de conhecimentos pedagógicos), as questões 14 e 17 são idéias do pensador Paulo Freire, no entanto na questão não tinha nenhuma referencia que desse base para a resposta. Para mim estás duas questões foram mal elaboradas sendo que uma vez não colocado segundo que autor , a questão assume um caráter interpretativo. Afinal na questão 14 as palavras expressas no enunciado da questão NÃO foram escritas pela FDRH, ou foi??? Claro que não! Assim como na questão 17 “Em relação à autoridade-liberdade em sala de aula é correto afirmar que” -muito bem- e agora respondo segundo quem? Ou devo usar minha própria interpretação?

  • sandra diz: 24 de abril de 2012

    Olha gente, a organizadora é tão séria que conseguiu errar até questão errada, a 28 é c e nem precisamos entrar com recurso, pq eles mesmos já encontraram o erro, leiam no site da. Parabéns FDRH!!! Mais um “impasse previsto” no concurso.

  • sandra diz: 24 de abril de 2012

    Agora eu fiquei com tanto nojo que acabei errando tb…retificando o comentário anterior…Olha gente, a organizadora é tão séria que conseguiu “publicar”até questão errada, a 28 é c e nem precisamos entrar com recurso, pq eles mesmos já encontraram o erro, leiam no site da FDRH. Parabéns FDRH!!! Mais um “impasse previsto” no concurso.

  • Maria Cristina diz: 24 de abril de 2012

    Oi Andiara! Tenho as mesmas dúvidas que tu. Achei que estas questões não estavam claras. Como devemos proceder para entrar com recurso? Se alguém souber ou estiver na mesma situação por favor entre em contato comigo. Precisamos fazer alguma coisa, pois se o edital não é claro, já estão alterando o gabarito na questão 28 é sinal que podem haver mais falhas. Precisamos estar atentos e buscar nossos direitos. Abraços.

  • Adriane diz: 24 de abril de 2012

    Fiz a prova 2.1 – Matemática, acertei 70 % do geral da prova e fiquei desclassificada por uma questão em habilidades do professor.É muito rigoroso esse critério de avaliação.Se alguém souber de algum recurso nas questões de matemática, por favor avise, estou com dúvidas na 59 e 60.

  • Kuck diz: 24 de abril de 2012

    É possível alguma anulação na prova de português?

  • Fabrício diz: 24 de abril de 2012

    Na prova de conhecimento da área a pontuação mínima é 8,25, pelo edital. Com 8 eu passo? Eu posso tirar 8 ou 9. Por que o 8,25?

  • Dilma diz: 24 de abril de 2012

    CONCORDO COM O MARCELO, QUE EDITAL CONFUSO!! PRIMEIRO FALA QUE SÃO DUAS PROVAS E TEM Q FAZER 60% DE CADA UMA. DEPOIS DIZ CONFORME ANEXO QUE AVALIA PROVA POR PROVA, AÍ FICA DIFÍL SER APROVADO MESMO!!! ACHO Q ISSO DEVERIAM EXPLICAR MELHOR!! 120 REAIS FORA!!!!

  • Sophia diz: 24 de abril de 2012

    Que trite isso tudo, provas com problemas, gabarito errado, edital confuso (60% de cada prova, das duas como inicia o edital falando ou 60% como diz o anexo 8???).

    Onde eles querem chegar com isso tudo?? Desmorlizar ainda mais a educação, os pofessores?? É uma pena!!!

  • Marcia diz: 24 de abril de 2012

    ainda não entendi por que separar a prova em duas partes se no tal anexo 8 divide prova por prova??? Alguem me explica o correto, se for prova por prova reprovei então!!!!!!!! ai não acredito q confusão isso!!!!!!!!!!!!

  • Andrei L Schirmer diz: 24 de abril de 2012

    Colegas professores de Educação Física, quero dizer que na questão 58 cabe recurso sim, mas para anulação da questão. É necessario especificar o tipo de alongamento antes para se saber a resposta, visto que, existem três (balístico, estático ou por PNF). Outro motivo pra se anular a questão é por não ter uma reposta que seje considerada certa, a resposta que consta no gabarito menciona que pode haver uma contração… mas todos sabemos que em todo alongamento existe uma contraçao(agonista e antagonista), e conforme a bibliografia menciona um alongamento exagerado pode acarretar uma lesão e não contrair os músculos

  • Andrei L Schirmer diz: 24 de abril de 2012

    outra questão onde deve haver recurso é na 54, onde pode-se considerar a letra b e c como certa, visto que, não citam o autor da afirmação nem o contexto onde ela esta inserida…

  • Roseni diz: 24 de abril de 2012

    prova 5.2 Educação especial

    Pessoal passei em todas as provas menos em Português, faltou apenas 1 questão. tive dúvidas nas questões 8 e 9…
    nas de conhecimento específico também tive algumas dúvidas… a 17 tbm.

    Alguém vai entrar com recurso no Português? é o mesmo das série iniciais.
    Como devemos proceder??? Amanhã é o ultimo dia???
    Aguardo contato

  • Roseni diz: 24 de abril de 2012

    Maria Cristina e Andiara

    A minha prova foi a mesma de vcs! Sabem de alguma coisa de português? Faltou apenas 1 questão para mim… Nas outras consegui passar!!!

    abraços

  • CLAUDIO DA SILVA PEREIRA diz: 24 de abril de 2012

    Pessoal da Ed. Fisica, preciso de mais bibliografia , tenho artigo do Dr. Abdallan Achour Junior que fala em 60 segundos o tempo minimo para uma pessoa com pouca flexibidade para executar um alongamento correto, portanto a questao 58 pode ser anulada.

  • Ivonete Friess diz: 25 de abril de 2012

    A todos que responderam sobre minha duvida sobre a questão 28 muito obrigada que Deus abençoe a todos.
    (eu dependia somente dela para passar no concurso.)

  • GELSON FREIRE diz: 25 de abril de 2012

    e sobre a questão 50 conhecimento de área da prova de história por acaso alguem encontro a tal autora citada na bibliografia pedida?

  • Andiara Nunes diz: 26 de abril de 2012

    Olá, Maria Cristina e colegas que fizeram prova (5.1 anos iniciais e 5.2 educação especial)!
    Estou elaborando meu recurso nas questões 14 e 17, pois as duas questões foram elaboradas a partir do livro “Pedagogia da Autonomia ” de Paulo Freire, no então na questão não havia referencia bibliografica para a resposta. Principalmente na questão 14 no enuncido da questão tem uma citação indireta retirada do livro mas sem as devidas referencias. Ao ler a questão parece que quem escreveu foi quem elaborou a questão. (Isto para mim se chama plágio). Nesta mesma questão /o espaço pedagógico é um local … para mim poderia ser resposta certa letras A, D, E e a propria citação do autor que era letra B. Concordam ??
    Assim como na questão 17 /autoridade- liberdade é correto afirmar… novamente não determina um autor para determinar a resposta correta!
    Estou fazendo pesquisas para argumentar em relação a “elaboração” da questão pricipalmente por ser uma prova de conhecimentos pedagógicos todas as questões devem ter referencia de onde foi retirada. Vários autores escrevem sobre um mesmo assunto, e suas idéias e opiniões são muitas vezes diferentes. Vamos entrar com recurso!

  • marcelo diz: 26 de abril de 2012

    Quando sairá a lista de aprovados e reprovados?

    RESPOSTA: A previsão da FDRH é que saia até a metade de maio.
    Abraço,
    Deni

  • Claudia Maurmann diz: 26 de abril de 2012

    Achei a prova bem elaborada, mas muito cansativa. Fiquei por uma em português
    e vou recorrer para tentar anular a questão número 8.
    Os sistemas não podem ser complexos convencionais. Esse termo não existe. São duas palavras, complexos e convencionais?
    Os sistemas são complexos, porém, os signos ( sonoros, gráficos, gestuais) são convencionais.
    Não havendo resposta correta, essa questão deve ser anulada.

  • MARILENE sCAPIN diz: 26 de abril de 2012

    colegas da História a questão nº 60 é uma cópia do último paragráfo, onde algumas palavras foram suprimidas, da página 203 do livro Leandro Karnal (2010), fala sobre a seleção de conteúdos e não do ensino da História. Leem, por favor!
    Olhem também a questão nº 52, com relação ao item III, leiam o que foi publicado no correio do povo no dia 20 de abril de 2010Hoje, todos os indígenas brasileiros estão na escola; são 2.836 unidades de ensino, e 200 mil estudantes da Educação Básica, segundo dados do censo escolar de 2010
    Para o coordenador de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação (MEC), Gersem Baniwa, os indígenas nascem, hoje, com expectativa de futuro e com direitos de identidade e cidadania reconhecidos…. Hoje, todos os indígenas brasileiros estão na escola. São 2.836 unidades de Ensino, e 200 mil estudantes da Educação Básica, segundo dados do censo escolar de 2010. Dos 12 mil professores indígenas, 5 mil já têm curso Superior ou fazem graduação…Além disso, o declínio demográfico dos anos 1970 foi invertido. Hoje, a população indígena cresce, em média, 3,6% ao ano, enquanto a população brasileira, como um todo, cresce 1,6%.
    DADOS NO PAÍS
    O Censo Escolar 2010 indica que há 2.836 unidades de Ensino indígenas; e 200 mil estudantes índios na Educação Básica. Dos 12 mil professores indígenas, 5 mil têm curso Superior ou realizam cursos de graduação. A população indígena cresce hoje, em média, 3,6%. A população total do Brasil cresce 1,6%.” Fonte : Correio do Povo, 20 de abril de 2011.
    E, agora?
    Como o gabarito é alterado se ninguém entrou com recurso?

  • Rosiane diz: 26 de abril de 2012

    olá colegas alguém de língua inglesa sabe de alguma questão que cabe recurso?
    a questão 56 de inglês estou em dúvida? alguém tem alguma informação que possa esclarecer.

  • Mari diz: 26 de abril de 2012

    A anulação da questão 28 inicialmente publicada com resposta A e posteriormente C é possível?.

    Pois segundo a LDB consultada no dia 24 de abril de 2012 no site http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf e no http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm, o capitulo II que dispões da Educação Básica não deixa claro se o EJA, o Ensino Fundamental e a Educação no Campo são Modalidade ou Etapa, nem mesmo é encontrada a resposta na seção V que se referem ao EJA, e, também não é encontrada a informação na seção III referente ao Ensino Fundamental.

    Essas informações só são claras nos PCNs e a questão fala claramente que a 28 e 29 deveria ser respondidas pela LDB logo ambas as respostas A e C pode estar corretas pois a LDB da margem a 2 interpretações.

  • Cristiane Ninaus diz: 26 de abril de 2012

    Olá pessoal dos anos iniciais 5.1, alguem achou alguma questão da area e habilitação do professor que cabe recurso? Vamos pensar juntos, por favor!

  • cleni diz: 28 de abril de 2012

    ola!!! concordo com o comentario do Marcelo e tbem com o da Dilma, tbem entendi que deveria ser 60% de duas provas objetivas, sendo então a metade de 25 e 35 questões, pelo menos era o que dizia no edital, e agora será que isso vai valer?????

  • Dariza Batista dos Santos diz: 28 de abril de 2012

    A questão 19 tem 2 respostas corretas: a C e a E. Temos que entara com recurso pedindo anulação!

  • Prof. Massotti diz: 2 de maio de 2012

    Concordo com você professora Dariza Batista dos Santos a questão 19 tem 2 respostas corretas: a C e a E. Temos que entrar com recurso pedindo anulação .

  • Rayara Rodrigues diz: 19 de maio de 2012

    Olá pessoal, gostaria de saber a opinião de vocês.
    Fiz a prova da modalidade 5.1 séries iniciais
    Fui reprovada por apenas uma questão de legislação.
    Queria saber se ninguém vai entrar com recurso pra anular alguma questão de legislação?
    Desde já agradeço!

  • andreia rodrigues diz: 21 de maio de 2012

    olá, Andiara e Maria Cristina!!!Fiz recursos sobre as mesmas questões , 14 e 17 da área 5 educação especial.Sou leiga e a primeira vez que faço recursos, espero que vocês façam também e torço pra que anulem pois, argumentei bem , porém sabem como é?temos que justificar pela falta de referência na introdução da questão para responder e não alegar de quem é o texto.Pois, todas as outras questões tem referência, não é?também fiquei por 1 questão, e anulando qualquer uma das duas entro e bem.Boa sorte para nós.

Envie seu Comentário