Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Barra de cereal, a missão

17 de maio de 2013 11

Bem-vindos ao Barra de Cereal.

Neste espaço, pretendo compartilhar dicas sobre o universo da vida saudável: alimentação, corrida, musculação, suplementação, roupas, acessórios.

Reservei o primeiro post para explicar os prós e os contras da barra de cereal na dieta. Para isso, convoquei a nutricionista Danielle Milhão.

Leia mais:
Dez alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo
Cinco benefícios do óleo de coco

Famosa no mundo da dieta, a barrinha pode ser uma aliada no controle da alimentação. Além de ser muito prática e fácil de ser consumida, demora para ser absorvida pelo organismo, proporcionando sensação de saciedade por um período de até duas horas. O ideal é consumi-la nos intervalos, entre as principais refeições.

ATENÇÃO AO RÓTULO

Quanto mais detalhado for o rótulo, mais fácil será descobrir do que, de fato, a barra de cereal é feita.

Primeiramente, olhe onde diz “ingredientes”, para ver quais e quantos tipos de cereais a barra possui. O primeiro ingrediente descrito na lista é o que possui em maior quantidade. Se estiver de acordo com o que você procura, o segundo passo é observar a tabela nutricional:

O que observar

Calorias — Não importa. A composição é muito mais importante e nos diz mais sobre a qualidade do alimento do que apenas as calorias. Vale mais um alimento com mais calorias, muita fibra e proteína e pouco açúcar, gordura saturada e sódio, do que o contrário disso.

Carboidrato — É importante analisar a relação entre açúcar e fibra. É melhor que uma barrinha tenha maior quantidade de carboidrato, com uma grande quantidade de fibra, do que menos carboidrato e muito mais açúcar. Em geral, as barras de cereal possuem até 20g de carboidrato.

Proteína — As barrinhas têm pouca quantidade, em média duas gramas. Quanto mais, melhor.

Gorduras — Nem toda gordura é ruim, ainda mais se a barra tiver sementes oleaginosas (castanhas, nozes, etc..), que possuem uma gordura de excelente qualidade. O que você deve observar aqui é a quantidade de gorduras saturada e trans. O ideal é menos de 2g.

Sódio — Quanto menos dele melhor, a maioria possui menos de 90mg.


CINCO BARRAS AMIGAS DA DIETA

— TAEQ (banana ou morango com cookies e soja) — Por conter soja, é uma barra que tem bastante proteína, comparada às outras. Também contém gorduras boas e pouco carboidrato e sódio.


NATURE VALLEY (amêndoas tostadas) — Possui alta quantidade de gorduras de excelente qualidade, proveniente das amêndoas, carboidrato e proteína em uma boa quantidade.


— BIO2
(qualquer sabor): Ricas em vitaminas e minerais, sem conservantes e ótima em qualidade e quantidade de todos os nutrientes.


— LEVITTÁ
(sementes gergelim e chia) — Possui gorduras boas e é rica em fibra, porém, o ideal é consumir cerca de 5 unidades por vez, já que é uma barra extremamente pequena, e não satisfaz com 1umunidade apenas.


— FITFIBRAS
(qualquer sabor) — Quase não parece barra de cereal. É ótima para quem tem aquela vontade de comer um chocolate fora de hora. É composta de chocolate 50% cacau, rica em fibras, farinha integral, fibra de beterraba e aveia em flocos. O sabor é realmente muito bom.

Comentários (11)

  • Yaskara diz: 18 de maio de 2013

    Adorei a proposta do blog!! Voltei a academia recentemente, então esse blog entrará certo na minha lista de leituras diárias!! :)

  • Barra de Cereal » Arquivo » Organização é o segredo de uma dieta diz: 20 de maio de 2013

    [...] Aliás, um segredinho é sempre tem uma barrinha de cereal ou de proteína à disposição para as horas de emergência. Confira algumas barras amigas da dieta aqui. [...]

  • Carolina Niedersberg diz: 21 de maio de 2013

    Acho que tinha que constar na lista a Barra de cereais da Dolgener. É uma das melhores, tem um pouco mais de calorias, mas a composição dela é excelente.
    Adoro o blog! É mais uma motivação pra mim, que cada vez mais estou buscando viver de forma saudável! Beijos!

  • Ana diz: 22 de maio de 2013

    E essas barrinhas da Ritter, Nutry qual o parecer das nutricionistas?

  • Rose diz: 24 de maio de 2013

    Adorei o blog. Vai fazer parte da minha leitura diária obrigatória.Tb gostaria de saber sobre as barrinhas da Ritter. São auxiliares da dieta?

  • Barra de Cereal » Arquivo » Aprenda a fazer pão integral diz: 26 de maio de 2013

    [...] Aprenda a fazer um suco verde Organização é o segredo de uma dieta Confira as cinco barras de cereal amigas da dieta [...]

  • Pamela diz: 28 de maio de 2013

    Adorei a dica! Eu carrego sempre na bolsa a barrinha de proteína RVL da MonaVie que mata a vontade de comer chocolate (pq parece chocolate branco apesar de ser iogurte na verdade!) e satisfaz demaaais pq dá muita sede e ai com um copo d água dá uma belíssima estufadinha no estômago sabe! como ela no pós treino tb pra ganhar massa magra :D

  • Barra de Cereal » Arquivo » Confira 10 dicas para ter sucesso em uma dieta diz: 6 de junho de 2013

    [...] o dia inteiro na rua? Leve lanchinhos na bolsa. Existem ótimas opções de barrinhas de cereal (confira aqui cinco marcas amigas da dieta). Eu adoro levar na bolsa um sanduíche com pão integral feito em casa, recheado com queijo tipo [...]

  • Anderson diz: 7 de junho de 2013

    Barras de cereal da Harts Natural (http://www.harts.com.br/index.html) são ótima pedida. Sem qualquer tipo de corante e conservante.

Envie seu Comentário